Maria Bonita: trajetória revisitada pela pesquisadora Adriana Negreiros. (Foto: Acervo Benjamin Abrahão)
Risadas altas eram sinal de vulgaridade e, no código cruel do cangaço, mulher que traía podia ser apedrejada.
Maria Bonita era uma mulher transgressora. Naqueles anos 1920, mulheres não podiam votar nem se divorciar. Puladas de cerca por parte dos maridos eram naturais e esperadas, e contrair doenças venéreas costumava ser visto como símbolo de virilidade. Mas ai da mulher que resolvesse ter um amante. Risadas altas eram sinal de vulgaridade e, no código cruel do cangaço, mulher que traía podia ser apedrejada. No entanto, Maria da Déa (no sertão e por todo o Nordeste, era comum o pronome de posse atrelado ao nome da pessoa para indicar a quem "pertencia") não temia o marido, o sapateiro Zé de Neném.
Quando ele trampolinava, ela ficava zangada, se refugiava na casa dos pais e se divertia no forró. Insatisfeita com a vida sexual e com o casamento com Zé de Neném, Maria não hesitava em declarar o fascínio por Lampião, o fora da lei mais temido e procurado do Nordeste brasileiro. Fugiria com ele em um estalo, caso Virgulino Ferreira da Silva quisesse. E um dia, ele quis. Maria deixou então de ser da Déa para se tornar Bonita e virar símbolo de valentia no cangaço. Essa trajetória, a jornalista Adriana Negreiros conta com detalhes em Maria Bonita — Sexo, violência e mulheres no cangaço.
Quando começou a pesquisa para o livro, Adriana não imaginava a dificuldade em reunir informações. A história do cangaço sempre foi contada do ponto de vista masculino, com Lampião como protagonista. "Mas me deparei com uma grande lacuna de informação sobre essas mulheres", diz a autora.