Quando o assunto são fábricas de automóveis, o Brasil viveu tempos sombrios nos últimos anos. Em um intervalo de meses, o país deu adeus a plantas importantes, como as da Ford, em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e São Bernardo do Campo (SP); da Toyota, também em São Bernardo do Campo, e da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), perdendo milhares de postos de trabalho. Agora, no entanto, o jogo virou. Também em poucos meses, quatro montadoras anunciaram quase R$ 21 bilhões de investimentos no mercado brasileiro. Afinal, o que está por trás da investida?
O maior investimento foi anunciado pela Volkswagen nesta quinta-feira (01). A montadora alemã vai investir R$ 9 bilhões no país entre 2026 e 2028, além dos R$ 7 bilhões já anunciados para aporte entre 2022 e 2026. Em um primeiro momento, a quantia contempla o desenvolvimento e a produção de quatro novos carros, previstos para 2024. Entre as novidades, a marca já confirmou que lançará uma picape - que deve concorrer com Fiat Toro e Chevrolet Montana -, um novo motor e uma nova plataforma, os dois últimos serão utilizados em veículos híbridos. Até 2028, serão 16 novos veículos
Na semana anterior, foi a Chevrolet que anunciou seu novo ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões até 2028 - o que inclui a atualização de suas plantas, o lançamento de seis veículos ainda em 2024 e a renovação de todo o portfólio até o fim do ciclo. A marca também afirmou que modelos eletrificados, sem cravar se híbrido ou elétrico, fazem parte dos planos.
Em novembro do ano passado, foi a fez na Nissan anunciar um investimento adicional de R$ 1,5 bilhão. No total, serão R$ 2,8 bilhões aportados em sua planta em Resende (RJ) entre 2023 e 2025. A Renault também direcionou R$ 2 bilhões para o Brasil.
Oportunidade X Necessidade