terça-feira, janeiro 12, 2021

Chegou em Petrolândia a Odonto Primus, a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil

Odonto Primus, nova parceria de anúncio do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio AO LADO DE VAVÁ DO OURO - AGENDA PARA CONSULTAS 87 - 9.9968-3998. 

Alô Petrolandia , chegou na cidade a maior rede de clínicas odontológicas do Brasil a Odonto Primus . A Odonto está em 9 estados do Brasil oferecendo o que tem de melhor na odontologia nos serviços de restauração , tratamento de canal , estética , implantes , limpeza , extração dentaria , lentes de contato , harmonização facial , clareamento dentário. 

A Odonto Primus está ocalizada na rua São Francisco ,07 - próximo a loja de Vavá do Ouro

Contato (87)9.9968.3998





Redação do Blog de Assis Ramalho



Petrolândia: Confira o cardápio diário do Restaurante Ket's

 

Todos os dias o Ket's, situado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente ao consultório de Dr. Eudes, serve um buffet diferenciado, repleto de sabores de diversas regiões, em culinária contemporânea, com muita variedade no almoço self-service.

O Ket's, organização da empresária Ket, está situado na Av. Pref. José Gomes de Avelar, em frente à Clínica de Dr. Eudes (Odontomedic) e loja Bekas.

Blog de Assis Ramalho

MEC abre inscrições para seleção de bolsistas do ProUni


Interessados em participar da primeira seleção de bolsistas do Programa Universidade Para Todos (ProUni) podem se inscrever a partir de hoje (12), até a próxima sexta-feira (15).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as instituições particulares de ensino superior que participam do programa oferecerão 162.022 bolsas de estudo, sendo 76.855 integrais e 85.167 parciais, com 50% de desconto sobre o valor do curso.

A relação das instituições e dos cursos disponíveis pode ser consultada na página do programa na internet. Também é possível pesquisar as opções ofertadas por cidades e por tipo de bolsa (integral e parcial), modalidade (presencial e a distância).

De acordo com o MEC, os estados com os maiores números de bolsas ofertadas são São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

Veja abaixo a tabela de oferta de vagas por estado:

EstadoBolsas integraisBolsas parciaistotal
SP24.56416.77341.337
MG7.05611.19018.246
PR5.8228.84514.667
RS5.2725.25310.525
BA3.9935.9299.922
RJ3.0904.9798.069
GO2.2215.0727.293
SC3.7932.1385.931
MA1.3204.6085.931
PE2.2983.0135.311
PA2.9711.3404.311
ES1.9172.6694.162
CE1.9172.1864.103
DF1.4982.4803.978
PB1.1801.3172.497
RO9591.3482.307
MT1.3329652.297
PI7371.0921.829
MS9298531.782
AC5547921.346
RN7294631.192
AM1.0081471.155
SE2977031.000
AL513462975
TO566298864
AP378132510
RR365120485
TOTAL76.85585.167162.022

Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar que sua renda familiar bruta mensal não excede 1,5 salário mínimo (R$ 1.650) por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 3.300). O candidato também precisa ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não ter tirado nota zero na redação.

Além disso, o interessado deve ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada, desde que na condição de bolsista integral da respectiva instituição. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa – e, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

Como o resultado do Enem de 2020 só será divulgado após o término do processo seletivo, neste semestre, excepcionalmente, os interessados serão selecionados de acordo com as notas do Enem de 2019. O Enem 2020 será aplicado na versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro e, na versão digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Algumas entidades, no entanto, entre elas a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tentam obter, na Justiça, o adiamento das provas em virtude dos reflexos da pandemia de covid-19.

O resultado da primeira chamada será divulgado neste mês, no dia 19. O ProUni oferece mais duas oportunidades para os candidatos concorrerem às bolsas de estudo, que são a segunda chamada e a lista de espera. O cronograma completo também pode ser consultado na página do programa.

* Com informações da assessoria de imprensa do MEC

Veja calendário de pagamento do IPVA em cada estado e no DF


Após as festividades de Ano Novo, chega o mês de janeiro e com ele, o pagamento de taxas e impostos, entre eles o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A cobrança do imposto, realizada anualmente, tem calendários diferentes de vencimentos, definidos em cada estado.

O pagamento do IPVA é obrigatório e a alíquota apresenta variação conforme o modelo e o ano de fabricação do veículo e também o estado em que o contribuinte mora.

Em alguns estados, o IPVA pode ser pago com desconto, por quem optar pela chamada cota única. Quem não optar pela parcela única, pode pagar o imposto em parcelas que variam de estado para estado.

Confira abaixo o calendário para o pagamento do imposto em cada um dos estados e no Distrito Federal.

(Clique abaixo nos estados para ver o conteúdo)

Anúncio de saída da Ford do Brasil surpreende, preocupa mercado e terá forte impacto sobre a economia nordestina

Legenda: Contando os empregos indiretos e os fornecedores, o impacto econômico será bem maior que 5 mil demissões

O anúncio da Ford de fechar as fábricas no Brasil pegou o mercado, governo e trabalhadores de surpresa, gerando preocupação de todos os lados. A decisão afeta a única montadora no Estado – a unidade da Troller, em Horizonte, que emprega cerca de 470 cearenses – e fábricas em Camaçari (Bahia) e Taubaté (São Paulo).

A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) lamentou o anúncio, destacando empregos e renda que serão perdidos, bem como o corte de investimento em tecnologia. “A Fiec tomará conhecimento de todos os detalhes da operação e irá acompanhar o caso, trabalhando para o melhor desfecho possível”, informou em nota assinada pelo presidente da entidade, Ricardo Cavalcante.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará, Maia Júnior, também lamentou a decisão. “Vamos tentar trabalhar para evitar isso e encontrar uma solução para manter a fábrica de alguma forma no Ceará”, disse. A unidade em Horizonte deverá continuar funcionando até o quarto trimestre deste ano, segundo comunicado oficial da Ford.

O governo da Bahia emitiu comunicado em que diz já trabalhar em busca de “alternativas" para assumir a fábrica da Ford em Camaçari, onde 4,06 mil trabalhadores estão envolvidos na produção dos modelos EcoSport e Ka e motores, além de áreas administrativas. Uma das tentativas seria atrair um investidor chinês.

De acordo com o texto, o governador Rui Costa (PT) entrou em contato com a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) para discutir a criação de um grupo de trabalho onde serão avaliadas as possibilidades. O governo estadual, segue a nota, também entrou em contato com a embaixada chinesa para sondar possíveis investidores com interesse em assumir o negócio.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), foi mais um a lamentar publicamente o encerramento da produção de veículos da Ford no Brasil. Sem citar demissões na fábrica de Taubaté (SP), onde a montadora emprega cerca de 830 funcionários, o tucano afirmou que a empresa manterá 700 trabalhadores em atividades no município de Tatuí (SP) e na capital do Estado. Ao todo, a decisão da montadora de encerrar a produção no País afeta diretamente 5,3 mil pessoas empregadas pela montadora nas três fábricas que serão desativadas.

Os números são de trabalhadores empregados diretamente pela Ford e não incluem, portanto, os empregados de fornecedores de peças da montadora, que também são afetados pela medida. Segundo sindicatos, contando os indiretos e os fornecedores, o impacto econômico do fim das atividades produtivas será bem maior.

A Ford informou que vai “imediatamente” trabalhar num plano “justo e equilibrado” com os sindicatos para minimizar impactos do fechamento das fábricas.

O impacto financeiro da decisão é de cerca de US$ 4,1 bilhões em despesas não recorrentes, conforme a montadora. Do total, cerca de US$ 2,5 bilhões terão impacto direto no caixa do grupo americano, sendo, em sua maioria, relacionados a compensações, rescisões, acordos e outros pagamentos. Outros US$ 1,6 bilhão decorrem de impacto contábil atribuído à baixa de créditos fiscais, depreciação acelerada e amortização de ativos fixos.
Custo Brasil

A Anfavea, entidade que representa as montadoras instaladas no País, atribuiu à ausência de medidas capazes de aliviar o custo de produção no Brasil a decisão da Ford. “A Anfavea não vai se manifestar sobre o tema. Trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando, há mais de um ano, sobre a ociosidade da indústria (local e global) e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil”, diz a entidade na nota.

No mesmo tom, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou que o fechamento das fábricas da Ford no Brasil seria, na sua visão, uma demonstração da “falta de credibilidade” do Governo Federal. Ele também considera que o anúncio da montadora evidencia a ausência de regras claras, de segurança jurídica e de um sistema tributário racional.

O Ministério da Economia lamentou, em nota, a decisão da montadora, mas buscou descaracterizar qualquer influência de políticas do atual governo na ação da montadora. No comunicado, a decisão é retratada como “global e estratégica” da empresa. Além disso, a Economia afirmou que a medida “destoa da forte recuperação observada na maioria dos setores da indústria no País, muitos já registrando resultados superiores ao período pré-crise”.

Mais cedo, o vice-presidente Hamilton Mourão se surpreso com a decisão da Ford de fechar suas fábricas no Brasil e disse que a empresa “ganhou bastante dinheiro” no País e que ela poderia ter retardado a saída. “Uma empresa que está no Brasil há praticamente100 anos. Acho que ela poderia ter retardado isso aí e aguardado, até porque o nosso mercado consumidor é muito maior do que outros”, declarou.

A empresa começou o ano de 2020 com 8 mil funcionários no Brasil. De lá para cá, a companhia foi realizando desligamentos. Hoje, conta com 6.171 contratados, dos quais 5 mil serão demitidos. O grupo remanescente vai manter algumas operações locais. A sede da montadora na América do Sul continuará sendo no Brasil, e o campo de provas de Tatuí, bem como o centro de desenvolvimento da Bahia continuam operando.
Reformulação no mercado

Embora tenha sido um choque para quase todo mundo, quem acompanha mais de perto esse mercado, porém, não se surpreendeu tanto assim. Os analistas dizem que a indústria automobilística vem tentando se reinventar no mundo todo, e uma das alternativas é focar nos veículos elétricos e híbridos. A corrida para chegar a produtos viáveis está deixando para trás empresas e países que entraram tarde, ou ainda nem participam da disputa, avalia Cássio Pagliarini, da Bright Consulting.

Esse processo exige elevados investimentos e, no caso da Ford, tudo indica que a matriz não quis ter esse gasto no Brasil. O movimento anunciado ontem é similar ao da Mercedes-Benz, que em dezembro fechou sua fábrica de automóveis em Iracemápolis (SP).

No Brasil, a situação do setor automotivo já vem em ritmo lento desde a crise de 2014, e foi intensificada pela queda drástica no mercado provocada pela pandemia da covid-19. Não bastasse a situação global, o governo brasileiro não tem demonstrado interesse em definir uma política industrial que indique se o caminho aqui será o de carros elétricos, híbridos ou híbridos a etanol.

“Está faltando uma orquestração política no setor”, diz Pagliarini, que foi funcionário da Ford por 25 anos. Em sua opinião, “há um perigo muito grande” de outras montadoras seguirem a decisão da Ford. “Temos muita capacidade instalada e não cabem tantas fábricas, aqui e no mundo”.

A visão é reforçada pelo economista Alcântara Macêdo, para quem o fechamento das fábricas não tem a ver com o mercado cearense nem brasileiro, mas com uma reformulação geral do mercado automobilístico. Ele compara a mudança com a ascensão do trabalho remoto durante o isolamento social, que segue como tendência para o pós-pandemia.

“Nós estamos tendo várias mudanças nos negócios, uma delas é o home office, que tem crescimento exponencialmente nos Estados Unidos e em São Paulo, no Brasil. Essa modificação levou as grandes empresas a fazer uma reflexão de posição estratégica de negócios. E não é só com a Ford. A Mercedes-Benz também está fechando no Brasil”, destaca.

Apesar das consequências negativas, como o desemprego, Macêdo acredita que a decisão irá trazer um novo modelo de rendimento. “Muita gente vai perder emprego. Alguns mais capacitados vão ser absorvidos e outros mercados vão se abrir. É semelhante ao que aconteceu com as fábricas de cartolas e bengalas, de máquinas de datilografar: encontraram outros negócios. Temos que enfrentar o momento com coragem, procurando novos modelos, aumentar produtividade e ter uma visão social constante”.
Histórico

A Ford foi a primeira montadora a se instalar no País, em 1919, mas vinha enfrentando fortes quedas nas vendas no Brasil, realidade que foi acentuada pela pandemia da covid-19. A empresa vinha perdendo espaço para concorrentes. No acumulado de 2020, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a fatia da montadora era de 7,14%, atrás de General Motors, Fiat, Volkswagen e Hyundai, considerando automóveis e comerciais leves. Há poucos anos, ela tinha 12% de participação nas vendas.

Em relação à unidade cearense, a fábrica da Troller foi inaugurada no fim do década de 1990 em Horizonte e foi vendida para a Ford em 2007 após um ano de negociações. Depois da aquisição, a produção da fábrica passou de 80 para 150 unidades por mês, crescendo 87% em quatro anos.

Por Diário do Nordeste

Prefeitura de Paulo Afonso-BA publicará novo decreto após taxa de ocupação da Upa Covid atingir 100% e aumento de casos


O aumento do número de casos de Covid-19 nos últimos dias em Paulo Afonso e a taxa de ocupação na UPA Covid chegar a 100% refletiu em outras medidas para os estabelecimentos do município. Nesta terça-feira (12), um novo decreto reforça as ações a serem adotadas pelo comércio, bares e restaurantes entre outras categorias, para evitar a proliferação.

As regras foram discutidas durante reunião realizada nesta segunda-feira (11), após o pico do domingo (10), demonstrando o acelerado crescimento dos infectados, bem como a taxa de ocupação da UTI Covid do HMPA, que chegou a 70%. O encontro reuniu o vice-prefeito Marcondes Francisco, secretários municipais, equipe da saúde e a comunicação.

Os números, de acordo com equipe, causam um grande alerta para a população e a administração pública. De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde, de 22 de dezembro a 10 de janeiro, os casos passaram de 1539 para 1816, o que chegou ao pico de 23,2 casos por dia. “Esse é um dado bastante preocupante e precisamos contar com a colaboração de todos para que não tenhamos que enfrentar o que aconteceu neste dia 10 de janeiro, onde tivemos 100% de ocupação dos leitos da Upa Covid, além de 70% da UTI do HMPA”, explica o secretário interino de Saúde, Adonel Júnior.

Ele ressalta que o apoio da população é fundamental, tomando as medidas preventivas e ajudando também a fiscalizar. “A pandemia é um problema coletivo, é uma questão de saúde pública e de responsabilidade de todos. Não adianta o poder público tomar medidas e ações e os munícipes não fazerem a lição de casa, então estaremos todos unidos para que possamos reduzir o número de casos e evitar a proliferação. Para tanto, vamos contar também com os diversos segmentos comerciais e econômicos para que não venhamos, a curto prazo, realizar outras medidas mais drásticas, como assistimos em outras cidades do país e até mesmo em países da Europa”, diz o secretário.



A superintendente da Vigilância em Saúde, Micheline Moreira, explica que dentre as ações a serem adotadas nos próximos dias, está o reforço na fiscalização dos estabelecimentos de forma geral, inclusive com o aumento do número de equipes. “A partir desta quarta-feira (13), estaremos com o aumento das equipes de fiscalização nos diversos segmentos para observar o cumprimento do que foi estabelecido no novo decreto, medidas essas que foram repassadas pelo município em diversos documentos oficiais, mas que não estão sendo cumpridas, e agora serão reforçadas e cobradas. É preciso que a população entenda que o que estamos querendo é a preservação da vida. Esse vírus não é brincadeira e tem causado muita tristeza nas famílias, com a morte de entes queridos”, fala Micheline.

Por REDAÇÃO - PA4.COM.BR COM ASCOM/PMPA 

Petrolândia/Covid-19: Boletim de 11/01/2021 informa que o município tem 09 pacientes infectados, 14 óbitos e 45 suspeitos - veja os números completos


Centro da cidade de Petrolândia - Foto: Assis Ramalho/BlogAR


PETROLÂNDIA - COVID-19 - BOLETIM DIVULGADO NESTA SEGUNDA-FEIRA, 11 DE JANEIRO DE 2021

Com nove pacientes contaminados pelo novo coronavírus [5 em isolamento domiciliar e 4 em internamento], 14 óbitos e 45 suspeitos a Secretaria de Saúde de Petrolândia [sob nova administração] divulga o boletim informativo da Covid-19 (veja abaixo).




Confira abaixo dados ativos por localidades



Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Petrolândia

segunda-feira, janeiro 11, 2021

Petrolândia: Trailer de Gilberto, na prainha, reúne petrolandenses e turistas no 2º domingo do ano 2021


O ano de 2021 começou como terminou 2020, ou seja, com muito calor. O tempo abafado fez com que o rio São Francisco fosse uma das grandes opções de curtição no segundo domingão do ano 2021. Para conferir isso, nossa reportagem visitou neste domingo (10/01/2021) o principal ponto de banhos na Orla Fluvial de Petrolândia, a Prainha, onde estava o Trailer Rio Lindo, do amigo Gilberto.

A barraca atrai muitos turistas que visitam a cidade e aproveitam para se refrescar às margens do São Francisco. Por lá encontramos pessoas de outras cidades. Os visitantes, junto com os petrolandenses, se divertiam em clima de muita satisfação.

Trailer Rio Lindo

Além de peixe com baião-de-dois, o Trailer Rio Lindo serve carne de bode, assada na hora, tira-gostos e salgadinhos, e, claro, a tradicional cerveja gelada. O Trailer Rio Lindo do amigo Gilberto, funciona somente aos domingos e feriados.

Conheça Petrolândia, conheça o Trailer do Gilberto, localizado na Orla Fluvial da cidade.

Veja abaixo mais fotos registradas pela nossa reportagem no segundo domingo de 2021





Redação do Blog de Assis Ramalho

Governo divulga calendário de pagamentos do Bolsa Família em 2021; confira!


O Ministério da Cidadania divulgou nesta segunda-feira (11) o calendário anual de pagamentos dos benefícios do Programa Bolsa Família para 2021. As informações foram publicadas no Diário Oficial da União. Em janeiro, o pagamento será feito entre os dias 18 e 29. 

Programa com 14 milhões de famílias inscritas, o Bolsa Família paga os beneficiários conforme o dígito final do Número de Identificação Social. Os depósitos ocorrem sempre nos dez últimos dias úteis de cada mês. As datas já haviam sido divulgadas pela Caixa Econômica Federal, responsável por operar o Bolsa Família. Confira o calendário.

Migração

Em dezembro, a Caixa começou a migração dos beneficiários que ainda sacam o Bolsa Família exclusivamente com o Cartão Cidadão para a conta poupança social digital. Usada no pagamento do auxílio emergencial, a conta poupança permite o pagamento de boletos e de contas domésticas (como água, luz e gás).

Por Agência Brasil

Instituto emite nesta segunda alerta amarelo de chuvas intensas na região do São Francisco


Durante as próximas 48 horas, moradores do Sertão do São Francisco, devem ficar atentos com a possibilidade de chuvas acompanhada de raios e trovões. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), emitiu um alerta amarelo nesta segunda-feira (11) de chuvas intensas. A previsão indica que deve chover entre 20 e 50 milímetros.

Ainda de acordo com o INMET, os riscos de corte de energia elétrica, quedas de galhos, alagamentos e de descargas elétricas são baixos. A temperatura deve variar entre 25º e 36º.

Na noite de domingo (10), cerca de 13,6 milímetros de chuva foram registrados no município de Petrolina. Raios e relâmpagos assustaram moradores moradores da cidade.


Segundo o meteorologista, Flaviano Fernandes, esse fenômeno aconteceu devido a um sistema meteorológico de alto nível, conhecido como 'Cavado', uma região de baixa pressão. "As nuvens do tipo Cumulunimbus, favorecem esse tipo de ocorrência. Pancadas de chuva acompanhado com raios e trovões", diz Flaviano.

Por G1 Petrolina

Ford anuncia que vai encerrar produção de veículos no Brasil. Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no país


A Ford anunciou nesta segunda-feira (11) que encerrará a produção de veículos em suas fábricas no Brasil. No país desde 1919, a montadora mantinha fábricas em Camaçari (BA) e Taubaté (SP), para carros da Ford, e Horizonte (CE), para jipes da Troller.

A marca manterá apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, e o campo de provas e sua sede administrativa para a América do Sul, ambos em São Paulo.

Em comunicado, a marca diz que a decisão foi tomada "à medida em que a pandemia de Covid-19 amplia a persistente capacidade ociosa da indústria e a redução das vendas, resultando em anos de perdas significativas".

Questionada pelo G1, a Ford disse que aproximadamente 5 mil empregos serão afetados com a reestruturação no Brasil e na Argentina — o país vizinho sofrerá ajustes pelo encerramento da produção no Brasil.

Ao todo, a empresa possui 6.171 funcionários no Brasil. Em Taubaté, 830 funcionários serão demitidos. A fábrica de Horizonte emprega 470 pessoas.


Especialista comenta saída da Ford do Brasil

A fábrica de Camaçari, que produzia Ka e EcoSport, e Taubaté, onde eram feitos motores e transmissões, serão fechadas imediatamente, reduzindo a produção às peças para estoques de pós-venda. No último trimestre de 2021, será fechada também a planta da Troller, em Horizonte.

Com a decisão, os modelos nacionais terão suas vendas interrompidas assim que terminarem os estoques. A empresa garante, porém, que todos os clientes seguirão com assistência de manutenção e garantia.

A partir da decisão, a Ford diz que o país passará a ter modelos importados, principalmente das unidades de Argentina e Uruguai, além de outras regiões fora da América do Sul. Nos últimos meses, a montadora já havia confirmado os novos Transit, Ranger, Bronco e Mustang Mach1.

Reestruturação global

De acordo com a Ford, o fechamento das fábricas no Brasil é mais um passo de seu processo de reestruturação global.

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil, atendendo nossos consumidores com alguns dos produtos mais empolgantes do nosso portfólio global", completou.

No ano passado, a Ford vendeu 119.454 automóveis no Brasil, segundo dados da Anfavea. O resultado representou uma queda de 39,2% na comparação com 2019. A queda observada foi maior do que a registrada pelo segmento de automóveis. Em 2020, o tombo foi de 28,6%, para 1.615.942.

Encerramento em São Bernardo do Campo

No Brasil, o primeiro passo da reestruturação, em 2019, foi o encerramento da produção na fábrica de São Bernardo do Campo (SP), depois de 52 anos. Em outubro, foi concluída a venda da fábrica do ABC paulista para a Construtora São José e com a FRAM Capital.

Como consequência, a marca deixou de vender no Brasil o Fiesta, um de seus modelos de maior sucesso, e abandonou o mercado de caminhões na América do Sul. A fábrica da Ford empregava 2.350 funcionários e, desses, apenas mil, que são da área administrativa, foram mantidos.

Em nota, a companhia afirmou que, entre os potenciais compradores, priorizou durante a seleção os projetos que melhor atendessem às necessidades da região, comemorou a transação e agradeceu aos envolvidos no negócio.

Impactos no mundo

O plano de reorganização da empresa também afetou outros países nos últimos anos. Foram fechadas fábricas na Austrália, após 91 anos no país, e na França, em Blanquefort. Na Europa e Estados Unidos, a montadora anunciou demissões em 2019.

Repercussão

A associação das fabricantes, a Anfavea, disse que não vai se pronunciar sobre o encerramento das atividades.

"A Anfavea não vai falar sobre o tema, trata-se de uma decisão estratégica global de uma das nossas associadas. Respeitamos e lamentamos. Mas isso corrobora o que a entidade vem alertando há mais de um ano sobre a ociosidade local, global e a falta de medidas que reduzam o Custo Brasil", disse a associação em nota.

Por G1