Quem ainda não deu entrada no pedido do auxílio emergencial poderá fazer a solicitação até o dia 02 de julho. Segundo a Caixa, todas as pessoas que tiverem direito receberão as três parcelas. Ainda é possível que alguns pagamentos sejam feitos acumuladamente, isto é, alguns beneficiários poderão receber em uma mesma data duas parcelas.
Para realização do cadastro, os trabalhadores deverão acessar o site auxilio.caixa.gov.br ou o app CAIXA | Auxílio Emergencial. Se estiverem dentro dos pré-requisitos para fazer a solicitação, deverão informar nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, é preciso informar o número de seu celular e a operadora para receber um código de confirmação por SMS. Esse número, enviado em até 10 minutos, deverá ser digitado no aplicativo no prazo de quatro horas.
Depois, basta informar em que atividade trabalhava; quanto ganhava por mês, em média; e o lugar onde mora (cidade e estado). Também é necessário dizer a quantidade de pessoas de sua família, seja marido, filho, enteado. Para cada uma delas, é preciso preencher o grau de parentesco, a data de nascimento e o CPF.
O próximo passo é definir como deseja receber o auxílio: em uma conta já existente na Caixa ou em outro banco, que deverá ser do mesmo titular; ou solicitar a abertura de uma poupança digital, se não tiver conta bancária. Depois de confirmar, é possível acompanhar a solicitação pelo próprio aplicativo.
Após aprovado, é possível movimentar o dinheiro pelo aplicativo Caixa Tem, transferindo para outro banco ou realizando o pagamento de boletos. Mas, se quiser sacar, o beneficiário deverá atualizar o app, fazer login, selecionar a opção “saque sem cartão” e informar o valor a ser retirado. Assim, será gerado um código autorizador para saque, com validade de duas horas, que deve ser utilizado nos caixas eletrônicos, nas unidades lotéricas ou nos correspondentes Caixa Aqui. Caso o token expire, não há motivo para preocupação, já que o código pode ser gerado quantas vezes for necessário.
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