Quase um quarto da população brasileira assume ter o hábito de gastar mais do que realmente pode com produtos e cuidados estéticos*. Em primeiro no ranking das intenções dos consumidores estão os cosméticos (50,7%). Cuidados com cabelo, unha, barba e pelos chegam a 42,3% *.
O setor de beleza vem demonstrando boas expectativas para os negócios durante a 17ª edição da HAIR BRASIL - Feira Internacional de Beleza, Cabelos e Estética, que acontece entre 14 e 17 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Um dos conceitos que podem justificar esse aquecimento tem base no indicador conhecido como Índice do Batom, criado em 2001 pelo presidente da Estée Lauder, Leonard Lauder, que se baseia na estatística de que as vendas de cosméticos sobem em razão proporcional à queda do poder de compra dos consumidores.
Em janeiro e fevereiro deste ano, o setor obteve um superávit comercial de US$ 9,6 milhões e espera para 2018 superar o crescimento de 2,75% registrado no ano passado, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Para a retomada do segmento, que até 2015 registrava crescimento acima do PIB e dos demais setores da indústria, as empresas participantes da HAIR BRASIL apostam no potencial de seus lançamentos e nas oportunidades de negócios que a feira proporciona.