Objetivo é informar a população sobre possíveis ocorrências de desastres naturais, situação de emergência ou calamidade pública (Foto: Defesa Civil do RS)
Terá início em fevereiro o envio de mensagens por SMS da Defesa Civil com alertas e orientações sobre riscos de desastres naturais em municípios brasileiros. O projeto piloto atenderá inicialmente 20 municípios de Santa Catarina selecionados pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional. Após a fase de testes, que terá duração de quatro meses, o serviço vai beneficiar todas as cidades do país. Os alertas são gratuitos e serão disponibilizados para todos os usuários cadastrados pelas operadoras de telecomunicação. O recebimento das mensagens é opcional.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de defesas civis nos estados.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Ministério da Integração Nacional, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e os governos estaduais. Os alertas serão divulgados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), departamento da Sedec, e pelos órgãos de defesas civis nos estados.