A primeira ferrovia inglesa no Brasil – The Recife-São Francisco Railway, de Josemir Camilo de Melo, será lançado às 15h do próximo dia 16, no Museu do Trem
“Essa missão francesa seria gradativamente destronada a partir dos anos 1850, com a construção da Recife-São Francisco Railway, quando os engenheiros ingleses começaram a substituir a influência francesa”. Como neste trecho do primeiro capítulo, “O Recife de antes (diante?) da modernização”, o livro A primeira ferrovia inglesa no Brasil – The Recife-São Francisco Railway, de Josemir Camilo de Melo, é rico em informações históricas, inserindo num amplo contexto o início da evolução tecnológica dos meios de transporte no Brasil.
No caso acima, a obra mostra um momento importante da história brasileira e, principalmente, da pernambucana: aquele em que a influência inglesa começou a ficar mais forte que a francesa. Isso, devido a, entre outros motivos, o fato de a primeira ferrovia do Estado ter sido construída por uma empresa da Inglaterra, a The Recife and San Francisco Pernambuco Railway Company (RSFR), criada especificamente para a construção de ferrovias no país e que trouxe com ela grande número de profissionais de engenharia. A “missão francesa” acima citada era liderada por Louis-Léger Vauthier, que, a convite do Conde da Boa Vista, realizou obras que ainda hoje figuram entre as mais importantes do patrimônio arquitetônico pernambucano, como o Teatro de Santa Isabel e o casarão que hoje abriga a Academia Pernambucana de Letras.