Programa contribui para reestruturar a rede de educação infantil pública e garantir o acesso à escola desde a primeira infância
Garantir o direito à educação de qualidade e cuidados básicos desde a primeira infância. Este é o principal objetivo do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que já investiu mais de R$ 10 bilhões de reais na construção de creches e pré-escolas em todo o País.
Criado em 2007 pelo Ministério da Educação (MEC), como parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), a iniciativa contribui para reestruturar a rede de educação infantil pública, que antes era responsabilidade, apenas, dos municípios e do Distrito Federal.
O Programa funciona a partir de uma rede articulada com as prefeituras. Durante todo o processo, são realizadas avaliações diagnósticas a fim de verificar as necessidades básicas do município, em seguida são firmados convênios e o repasse dos recursos é destinado à construção e compra de móveis e equipamentos.
Pedagogia escolar
As creches são consideradas ambientes escolares de apoio pedagógico que contribuem para o desenvolvimento escolar das crianças. A partir do primeiro contato com os colegas de classes e os professores, o aluno aprende a se sociabilizar e a compartilhar brincadeiras.