Mensagem de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, 21 de fevereiro de 2015. Educação inclusiva com e por meio da língua materna – a língua materna é importante.
O ano de 2015 marca o 15º aniversário do Dia Internacional da Língua Materna – este também é um ano divisor de águas para a comunidade internacional, tendo em vista o fim do prazo para os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, quando os países definirão uma nova agenda global de desenvolvimento sustentável.
A agenda pós-2015 deve ter como foco a prioridade de promover a educação de qualidade para todos – ampliando o acesso, garantindo a igualdade e a inclusão, bem como promovendo a educação para a cidadania global e o desenvolvimento sustentável. A educação em língua materna é essencial para que esses objetivos sejam atingidos – para facilitar a aprendizagem e reforçar as habilidades de leitura, escrita e matemática. Promover esse objetivo requer maior foco em capacitação de professores, revisões de programas acadêmicos e criação de ambientes de aprendizagem adequados.
A UNESCO promove esses objetivos em todo o mundo. Na América Latina, com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), a UNESCO está promovendo a educação inclusiva por meio de abordagens interculturais bilíngues, a fim de incluir tanto as culturas nativas quanto as não nativas. Pelas mesmas razões, o Escritório Regional da UNESCO de Educação para a Ásia e o Pacífico, com sede em Bangkok, na Tailândia, está trabalhando para aprofundar entendimentos sobre educação multilíngue, baseados na língua materna, em toda a região e ainda mais longe. A educação em língua materna é uma força para a aprendizagem de qualidade – é também essencial para reforçar o multilinguismo e o respeito pela diversidade linguística e cultural nas sociedades que estão em processo de rápida transformação.