Edmilson França Fonseca, Gestor da Unidade de Atendimento de Serra Talhada-PE foi entrevistado por Assis Ramalho
A obrigatoriedade está no artigo 218 da Resolução Normativa 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Postes e a fiação da rede elétrica continuam sob a responsabilidade das concessionárias de energia elétrica, no estado a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).
Assis Ramalho entrevistou Edmilson França Fonseca, Gestor da Unidade de Atendimento de Serra Talhada, para obter mais informações as novas responsabilidades dos municípios a partir do próximo ano.
Edmilson, gostaria que o senhor explicasse para a população sobre as responsabilidades dos municípios com a iluminação pública, a partir de 1º de janeiro de 2014.
Edmilson Fonseca: Na verdade, 65% dos municípios já são responsáveis pela manutenção da iluminação pública, mas é bom deixar bem claro que a rede (postes e fiação) continuará de responsabilidade da Celpe. Agora, os itens como luminária, lâmpadas, reator, passa a ser de responsabilidade de manutenção dos municípios, que vão montar estruturas para atender os clientes através de uma linha de telefone. Então, os municípios é que farão toda essa manutenção a partir do dia 1º de janeiro.
Edmilson Fonseca: O papel principal da Celpe é fornecer energia. Iluminação pública não será mais com a Celpe, e sim com os municípios. Agora, por força de lei, nós estamos sendo responsáveis até o dia 31 de dezembro, e a partir daí os pontos de energia não mais serão de responsabilidade da Celpe, ou seja, uma lâmpada apagou, o cliente não mais vai ligar para a Celpe para que ela vá ao local trocar a lâmpada, porque a responsabilidade vai passar a ser do município. Agora, no entanto, todos os demais serviços continuarão a ser executados pela Celpe, no que se refere aos fornecimento de energia, problemas de redes, tudo isso continuará sendo responsabilidade da Celpe. Portanto, não será uma mudança radical. As mudanças serão apenas nesses itens que eu relatei a você.
Se a responsabilidade de manutenção da iluminação pública é da Celpe, por enquanto, por que tanta escuridão na cidade de Petrolândia? Se o senhor não sabe, aqui em Petrolândia os moradores vivem reclamando a toda hora e as providências não são tomadas.
Edmilson Fonseca: Veja bem, qualquer cliente que identifique, por exemplo, um ponto com uma lâmpada apagada, ele pode usar os nossos canais de atendimentos e solicitar a reposição da lâmpada, é só ligar para os nossos telefones que ele será atendido.
Edmilson Fonseca: É só ligar para o 0800-081-0120.
Edmilson Fonseca: A ligação é atendida na Central, em Recife, e de lá eles entram em contato com a gente aqui (em Serra Talhada, neste caso).
O senhor está dizendo isso, mas os clientes sempre dizem que não são atendidos. Por quê?
Edmilson Fonseca: É que muitas vezes o cliente procura outros caminhos, como por exemplo a imprensa, outros meios, e pra nós é ruim, porque se eles não nos procuraram, a gente muitas vezes não toma conhecimento do problema, e se não for registrado o problema na Celpe, a gente não vai ter como resolver. Outra coisa que o cliente tem que saber é que, quando ele for fazer a ligação pra Celpe, ele deve ter todas as informações para passar pra gente, como por exemplo, o nome correto da rua, do bairro, e se o problema for em um poste, procurar saber qual a numeração dele (cada poste tem um número de identificação), porque se não for assim, a gente não vai ter como resolver o problema.
Só para finalizar, eu gostaria que o senhor explicasse se esse número de telefone vai continuar, ou se vai mudar a partir de janeiro de 2015.
Edmilson Fonseca: Bem, esses serviços a partir do dia 31 de janeiro passam a ser dos municípios. Cada município vai ter que colocar uma linha de telefone que fique a disposição do cliente, e o número 0800-081-0120 vai continuar, mas para que sejam resolvidos outros problemas, como por exemplo um problema na rede, e não mais os problemas de iluminação pública.
Telefones Úteis da Celpe
Emergencial 0800 081 0196
Comercial 0800 081 0120
Fora da Área de Concessão (81) 3320 8251
Deficiente auditivo ou de fala 0800 281 0142
Ouvidoria 0800 282 5599
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Foto: Assis Ramalho
Redação do Blog de Assis Ramalho