Texto intitulado de “Por que o Brasil já ganhou” foi publicado neste domingo - Reprodução

A Copa do Mundo do Brasil é a melhor dos últimos tempos. E o país-sede e os brasileiros tem parcela significativa de crédito pelo sucesso do Mundial. A atual edição do evento teria se notabilizado, inclusive, como “uma Copa do Mundo onde não há medo”. Esta foi a avaliação feita pelo Financial Times em coluna publicada neste domingo no jornal inglês.
O texto entitulado de “Por que o Brasil já ganhou”, assinado por Simon Kuper, tece elogios ao Brasil e ao povo, a ponto de o jornalista parafrasear declaração do treinador nigeriado Stephen Keshi após a eliminação da equipe, dizendo que 'até agora foi tudo maravilhoso', e que, por isso, teria-se a tarefa de 'determinar exatamente por que, para que possamos engarrafar o sentimento brasileiro e reutilizá-lo na Rússia em 2018 e no Qatar em 2022'.
Kuper, que acompanhou sete copas do mundo, diz que um dos elementos para o sucesso do Mundial, além do futebol ofensivo apresentado pelas seleções, é o Brasil. O sol quente e as praias seriam fatores determinantes para o êxito da competição - 'quando você passa sua primeira tarde de folga em 20 dias caminhando por Copacabana, percebe que uma praia de primeira linha deveria ser elemento compulsório em todas as futuras Copas do Mundo, da mesma forma que estádios de primeira linha', afirma ele.