A obra de implantação da ferrovia Transnordestina concluiu apenas 383 quilômetros de trilhos até o fim de 2013. O número representa singelos 22% do total de 1.728 quilômetros de malha ferroviária depois de mais de sete anos do início das atividades no projeto, em junho de 2006. Os dados são do balanço do Ministério dos Transportes, divulgado ontem. O número é ainda pior porque a obra está parada e pode virar promessa apenas para 2017.
O processo de remobilização das atividades tem outro entrave para a Transnordestina Logística S.A (TLSA), empresa responsável pela obra, além do atual marasmo de canteiros sem trabalhadores. O balanço da Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) considerava, em outubro de 2013, o prazo de 36 meses para a entrega de 100% da ferrovia. Isso levando em conta o reinício imediato da obra, com conclusão agendada, portanto, para setembro de 2016. De outubro para cá, as empresas que vão substituir a construtora Odebrecht na obra não foram anunciadas, o que leva teoricamente o prazo final para o primeiro semestre de 2017.