quarta-feira, abril 30, 2025

Desemprego sobe a 7%, mas é a menor taxa para o 1º trimestre desde 2012, diz IBGE


Carteira de trabalho — Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Por Júlia Nunes, g1

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 7% no 1º trimestre de 2025, aponta a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Houve um aumento de 0,8 ponto percentual (p.p.) frente ao trimestre anterior (6,2%), terminado em dezembro, mas uma queda de 0,9 p.p. em relação ao mesmo período em 2024 (7,9%).

Apesar da alta na comparação trimestral, esta foi a menor taxa de desocupação para um trimestre encerrado em março desde que o IBGE começou a calcular o índice, em 2012.

Petrolândia: 4ª CIPM participa de reunião com a Rede Municipal de Ensino de Petrolândia-PE para a apresentação do PROERD


Na manhã desta terça-feira (29), a Polícia Militar de Pernambuco, por meio da 4ª CIPM, participou de uma reunião com professores da Rede Municipal de Ensino de Petrolândia para a apresentação do PROERD — Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência.

Durante o encontro, foram discutidas as diretrizes e tratativas para a execução do programa nas unidades escolares do município. O PROERD tem como finalidade promover a prevenção ao uso de drogas e à violência, fortalecendo os laços entre escola, família e comunidade, com foco na formação cidadã de crianças e adolescentes.

O programa consiste em uma série de lições semanais ministradas por policiais militares treinados, com metodologia lúdica e interativa, que aborda temas como autoestima, tomada de decisão, pressão dos colegas, prevenção ao uso de drogas e valorização da vida. As atividades são adaptadas para cada faixa etária e desenvolvidas em parceria com os professores, fortalecendo a aprendizagem e o vínculo com os alunos.

Participaram da reunião a Sargento Poliana Macedo, instrutora do PROERD, os orientadores pedagógicos Benedito Vieira Rodrigues (Ensino Rural e EJA), Izabel Cristina Sales Lima (Anos Finais) e Maria Gorete Lima (Educação Integral). A presença desses profissionais reforça o compromisso conjunto entre a Polícia Militar e a comunidade escolar na promoção de uma educação pautada na prevenção, no diálogo e na construção de um futuro mais seguro para nossas crianças e adolescentes.

Fonte: 4ª CIPM


PF acusa 3 diretores no INSS de embolsar milhões para manter fraudes iniciadas em 2019

PF acusa 3 diretores no INSS de embolsar milhões para manter fraudes iniciadas em 2019 — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução

Por Jornal Nacional

As investigações da Polícia Federal indicam que dois diretores e o procurador-geral do INSS receberam milhões de reais para manter as fraudes que vitimaram aposentados e pensionistas.

A Polícia Federal afirmou à Justiça que a cúpula do INSS, presidida por Alessandro Stefanutto, tomou medidas práticas para garantir a manutenção dos desvios e, em troca, segundo a PF, recebeu propina do esquema criminoso. Com base no relatório, Stefanutto e cinco servidores foram afastados na semana passada.

“Essas funções diretivas dos investigados se encontram diretamente vinculadas à cadeia decisória responsável por conferir guarida à perpetuação dos descontos associativos ilícitos praticados. É inaceitável que os investigados, descambando para a ilegalidade, valham-se das relevantes funções que o Estado lhes confiou para enriquecer ilicitamente, sobretudo quando verificado concretamente que o cargo público teria sido utilizado para viabilizar a empreitada criminosa”.

O relatório aponta que os descontos irregulares dos aposentados começaram em 2019. Segundo os investigadores, três dirigentes afastados estão envolvidos diretamente na aprovação dos descontos sem o consentimento dos aposentados: o então procurador-geral do INSS, Virgílio de Oliveira Filho; o ex-diretor de Benefícios, André Paulo Fidelis; e o ex-diretor de Governança, Alexandre Guimarães. Juntos, eles teriam recebido pelo menos R$ 17 milhões do esquema desde 2022 até 2024.

Petrolândia: Psicóloga Jamily Monakely atende na Climagem nesta quarta (30); agende já sua consulta

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem, informa que a Psicóloga Jamily Monakely atende nesta quarta-feira, 30 de abril de 2025.

As consultas podem ser agendadas no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM - Clínica Médica e Diagnóstico por Imagem, com responsabilidade técnica de Dr. Antonio Marcos de Souza, está situada na Av. Marquês de Olinda, 32, centro de Petrolândia, próximo à Pousada e Empório Atenize.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00.

Petrolândia: Após pausa para instalação de novos equipamentos, Programa 'Acordando com as Notícias'' volta a ser apresentado na Web Rádio Petrolândia

  

Aviso para os ouvintes que vinham reclamando, nos últimos dias, da ausência do Programa Acordando Com as Notícias. Após pausa para instalação de novos equipamentos, com o objetivo de levar melhor qualidade de som para todos os nossos ouvintes, o programa jornalistico já está no ar. Voltamos!
.
OUÇA O PROGRAMA ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS NA WEB RÁDIO PETROLÂNDIA 24 HORAS NO AR

O radialista Assis Ramalho [DRT 3544/PE] apresenta o Programa Acordando com as Notícias de segunda a sexta-feira das 07:00 às 08:30 da manhã na Web Rádio Petrolândia, 24 horas no ar.

O programa apresenta notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública, entrevistas, entretenimento e muito mais.

Durante o programa, o ouvinte pode participar por WhatsApp pelo número (87) 9.9955-1186.