sábado, abril 26, 2025

Petrolândia: Assis Ramalho entrevista Marcler, ganhadora de prêmio inédito na cidade; ela ganhou 6 carros e 5 motos

Fotos e vídeos: Assis Ramalho
O Blogueiro e radialista Assis Ramalho entrevistou Marcler, ganhadora de prêmio inédito em Petrolândia. Ela ganhou seis carros e cinco motos. De acordo com informações da sortuda, a emoção foi tamanha que a pressão arteria baixou e foi preciso ser socorrida para o Hospital Municipal. Assista o vídeo da entrevista que aconteceu nesta sexta-feira ( 25/04/2025) em frente a sua residência, na Avenida Prefeito José Gomes de Avelar, no centro de Petrolândia. 

 



 Por Redação do Blog de Assis Ramalho
 Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Petrolândia: Confira agenda da semana da Clínica MAIS SAÚDE, de 28 de abril a 02 de maio de 2025

 

Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda da semana, de 28 de abril e 02 de maio de 2025.

Confira nos quadros disponibilizados.e agende sua consulta

ATENÇÃO! À Clínica Mais Saúde Petrolândia e Floresta-PE, agora está com Laboratório de Análises Clínicas Próprio.

Não esqueça de agendar seus exames com a credibilidade e confiança Mais Saúde que você já conhece!

Crise hídrica atinge mais de 90 municípios em Pernambuco e acende alerta no Agreste e Sertão


Foto: Compesa

Por: Larissa Aguiar - Diário de Pernambuco

Com 18 reservatórios em situação de colapso, com volumes médios abaixo de 10% da capacidade total de armazenamento, a crise hídrica já afeta também o cotidiano de municípios do Agreste e do Sertão - regiões mais afetadas pelo problema. O mais símbolo dessa crise é o reservatório de Jucazinho, no Agreste, que opera hoje com apenas 3,47%, afetando diretamente o abastecimento de cidades como Caruaru, Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Surubim e Bezerros.

De acordo com a Apac, os mananciais em colapso representam 19,35% da capacidade hídrica do estado. Outros 11,83% estão em situação crítica, com volumes entre 10% e 30%. “Quando o reservatório atinge menos de 10%, dizemos que ele está tecnicamente em colapso. Nesse estágio, a água disponível já não atende às demandas básicas da população, da agricultura e da pecuária”, explica Kássio Kramer, gerente de Monitoramento de Recursos Hídricos da Apac.

Em Bezerros, a rotina de Vitória Aguiar, moradora da zona urbana, gira em torno da chegada da água. “A água chega a cada 15 dias, o que é muito ruim. Precisamos armazenar, porque demora muito para chegar novamente e não sabemos como vai ser. A gente vai se adaptando, mas me preocupa porque a barragem está seca e não há previsão de chuva”, diz. Segundo ela, é comum vizinhos compartilharem baldes, para garantir o mínimo possível. “Tem dia que a água não dá nem para lavar roupa"

Kássio Kramer reforça que, embora o Sertão concentre a maioria dos reservatórios em colapso, outras regiões também enfrentam riscos. “Temos cinco reservatórios nas regiões da Mata e Agreste que estão em situação crítica. Não é mais um problema apenas do Sertão. É uma crise hídrica estadual”, alerta. Um exemplo é o reservatório de Coité, em Paudalho, que opera com apenas 5,85% de sua capacidade.

A escassez de chuvas agrava o cenário. Até o dia 28 de março, 95 municípios pernambucanos tiveram situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Esse reconhecimento permite que as prefeituras solicitem apoio financeiro emergencial para ações como abastecimento por carros-pipa, recuperação de reservatórios, distribuição de cestas básicas e assistência humanitária.

“Esse apoio federal é fundamental para mitigar os efeitos da estiagem, mas ele depende de planejamento. Os municípios precisam apresentar planos de trabalho detalhados, com informações sobre áreas afetadas, danos provocados e ações já realizadas”, ressalta Kramer. A liberação dos recursos ocorre após análise da Defesa Civil Nacional e publicação de portaria no Diário Oficial da União.

Sobre a infraestrutura dos reservatórios, Kramer explica que cada caso precisa ser avaliado individualmente. “Alguns açudes foram construídos há décadas, com materiais e técnicas menos avançadas, e hoje apresentam desgaste estrutural. Outros, mais recentes, como o de Serra Azul, têm maior resiliência. Existe uma política nacional de segurança de barragens que prevê inspeções regulares e intervenções emergenciais, se necessário.”

Em relação à possibilidade de alívio pelas chuvas, Kramer é cauteloso. “O trimestre de maio a julho costuma trazer as maiores precipitações para as regiões Metropolitana, da Mata e do Agreste. A tendência é de alguma recarga, mas de forma muito irregular e localizada. A previsão climática aponta para chuvas dentro ou abaixo da média. Não teremos um inverno forte. E no Sertão, a estação chuvosa já se encerrou em janeiro, o que nos deixa sem expectativa de recarga por lá.”

“Estamos falando de uma crise que vai além da água na torneira. A falta de água paralisa plantações, compromete a criação de animais e impacta o comércio, especialmente nos pequenos municípios. É uma cadeia de prejuízos que afeta todos os setores”, conclui Kramer.

A fala da moradora Vitória resume bem o sentimento de milhares de pernambucanos afetados: “A gente se adapta, mas vive com medo. O medo de não ter água amanhã.”

Corpo de papa Francisco é sepultado na basílica Santa Maria Maggiore

Papa Francisco é sepultado dentro da basílica Santa Maria Maggiore, em Roma — Foto: Vatican Media/Divulgação

Por Redação g1

O corpo do papa Francisco foi sepultado na basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, neste sábado (26).

De acordo com o Vaticano, o rito de sepultamento teve início às 13h no horário local (9h em Brasília) e foi concluída cerca de 30 minutos depois. A cerimônia foi presidida pelo cardeal camerlengo, Kevin Farrell.

Não houve transmissão do sepultamento, e apenas sacerdotes e familiares de Francisco estiveram presentes.

O caixão com os restos mortais do pontífice foi levado em cortejo pelas ruas de Roma após a celebração da missa funeral, ou Missa das Exéquias, conduzida na basílica de São Pedro pelo cardeal italiano Giovanni Battista Re, decano do Colégio dos Cardeais.

No papamóvel, o caixão passou por pontos simbólicos da capital italiana, como o Coliseu, o Fórum romano e a Igreja Il Gesù, sede da ordem dos jesuítas, da qual Francisco fazia parte.

Ao entrar na Santa Maria Maggiore, os carregadores do caixão fizeram uma pausa de alguns minutos em frente ao ícone de Maria onde o pontífice costumava orar. Crianças também levaram flores brancas ao altar.

Francisco morreu na segunda-feira (21), aos 88 anos, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e de um quadro de insuficiência cardíaca.

A celebração marca o primeiro dia do Novendiali (novenário), os nove dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.

Cerca de 50 chefes de Estado acompanharam a missa, incluindo o presidente Lula, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o argentino Javier Milei.

Basílica



A Basílica papal de Santa Maria Maggiore é uma imponente igreja do século V localizada no centro de Roma, onde sete pontífices já foram sepultados. Francisco declarou no final de 2023 que queria ser enterrado neste local, e não na cripta da Basílica de São Pedro, como acontece há mais de três séculos.

Francisco tinha uma relação forte com o lugar onde escolheu ser sepultado. Ele passava para orar no local antes e depois de cada viagem, bem como após acada uma de suas internações.

Sete papas já foram enterrados nesta basílica, o último deles Clemente IX, em 1669, além de outras personalidades, como o arquiteto e escultor Bernini, autor da colunata da Praça de São Pedro.

Francisco é o primeiro papa a ser sepultado fora dos muros do Vaticano desde Leão XIII, em 1903.

A cerimônia conta com um forte esquema de segurança, com drones de vigilância, atiradores de elite, especialistas em desarmamento de bombas e outros especialistas. O espaço aéreo de Roma também deve ser temporariamente fechado.

Guardas Civis Municipais de Petrolândia - PE atuam contra tentativa de homicídio no mercado público; dois imputados foram conduzidos a delegacia


Mercado Público de Petrolândia (Foto: Lúcia Xavier Ramalho/arquivo Blog AR

Na manhã desta sexta-feira - 25/04/25 no mercado público municipal de Petrolândia - PE, às 10h, a guarnição (VT1), composta pelos GCMs Gil Afonso, Menezes, Cruz, e a patrulha a pé, composta por: Tavares, Terto e João André, receberam informações de que estava acontecendo uma via de fato no endereço mencionado, entre dois indivíduos.

A guarnição deslocou-se até o local repassado, onde foi confirmado o fato, em ato continuo, de imediato a equipe fez abordagem nos elementos em uma revista pessoal, e um deles, estava portando uma arma branca (tipo peixeira) a qual, foi usada para a tentativa de homicídio no momento da briga. Os mesmos foram algemados, pois estavam alterados.

Diante do ocorrido, a guarnição da GCM conduziu ambos, juntamente com a arma, para a delegacia de polícia local, para as medidas cabíveis.

por Secretaria Municipal de Segurança Cidadã
Redação do BLOG OXENTE NEWS, 25/4/25

Petrolândia: F F Locações tem mesas, cadeiras, freezers e caixa termica para alugar; entre em contato com Fabiano Souza e faça sua festa

 

Aluguel de cadeiras, mesas, freezers e caixa termica de 360 litros você encontra na FF locações na quadra 02 em Petrolândia.

Contato: (87) 999419438

Fabiano Souza

Jogos de hoje na TV: veja onde assistir e horário das partidas de sábado (26)

 

Arte/Lúcia Xavier Ramalho

Por Daniel Fariasdaniel.farias@svm.com.br - Diário do Nordeste

Confira os jogos de futebol ao vivo deste sábado, dia 26 de abril de 2025

BRASILEIRÃO série a

  • 16h | Internacional x Juventude | Premiere
  • 18h30 | Ceará x São Paulo | Prime Video
  • 18h30 | Mirassol x Atlético-MG | Premiere
  • 20h | Sport x Fortaleza | Premiere
  • 21h | Botafogo x Fluminense | Sportv e Premiere

BRASILEIRÃO SÉRIE B

  • 16h | Coritiba x Operário-PR | RedeTV!, Desimpedidos e Disney+
  • 20h | Avaí x América-MG | ESPN e Disney+

BRASILEIRÃO SÉRIE C

  • 17h | Londrina x Maringá | Nosso Futebol+
  • 17h | Confiança x Ponte Preta | DAZN e Nosso Futebol (YouTube e PPV)
  • 19h30 | CSA x Náutico | DAZN e Nosso Futebol+
  • 19h30 | Retrô x Figueirense | DAZN e Nosso Futebol+

Petrolândia/PE: Ofício da Imaculada Conceição foi rezado pelo Grupo 'EXÉRCITO DA IMACULADA no Mirante da Serrota na manhã deste sábado (26/04/2025)

 
Petrolândia/Mirante da Serrota: Grupo do Exército da Imaculada que participou das orações do Ofício da Imaculada Conceição na manhã deste sábado, 26/04/2025


Na manhã deste sábado, 26 de abril de 2025, o EXÉRCITO DA IMACULADA , grupo de fiéis católoicos liderado por Jovelina (Netinha Lima), rezou o tradicional Ofício da Imaculada Conceição, no Mirante da Serrota, em Petrolândia - Sertão de Pernambuco..

Há mais de seis anos, o grupo se reúne semanalmente para rezar o Terço e o Ofício da Imaculada Conceição, tradições sagradas da Igreja Católica.

Os encontros acontecem aos sábados, a partir das 5h00 da manhã, e os participantes têm como destino o Mirante da Serrota, local com privilegiada visão da cidade e do rio São Francisco, situado a alguns minutos de caminhada do centro da cidade.

ROTEIRO
Antes de subir ao Mirante da Serrota, os participantes se reúnem em grupos nos pontos de encontro, em frente ao Centro Pastoral Padre Geraldo, na Quadra 08, e ao Clube Grêmio Lítero, na Quadra 05.

Após os momentos de oração e reflexão, os integrantes registram a participação em fotos e realizam o lanche comunitário, que levam para compartilhar.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado (26/04/2025) e faça seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste sábado (26/04/2025) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site. ↪️ LINK PARA PEDIDOS:


Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada


Morte do papa provoca onda de desinformação

 

Foto: Freepik

Da AFP 

A morte do papa Francisco provocou uma onda de condolências de internautas de todo o mundo, mas também uma onda de desinformação, um fenômeno contra o qual ele mesmo lutou.

Mensagens de conteúdo falso ou enganoso sobre o líder da Igreja Católica inundaram as redes sociais nos últimos dias.

Um vídeo bastante divulgado parecia mostrá-lo afastando a mão do presidente americano, Donald Trump, durante um encontro no Vaticano. Embora o pontífice fosse um crítico da política de deportação de imigrantes de Trump, o vídeo era falso e havia sido divulgado pela primeira vez como uma piada, em um programa de TV.

Boatos espalhados na internet foram comuns nos 12 anos de papado de Francisco. "A tragédia da desinformação é que ela desacredita os outros, apresentando-os como inimigos, a ponto de demonizá-los e promover o conflito", expressou em 2018, emnotbl mensagem pelo Dia Mundial das Comunicações.

Francisco comparou as notícias falsas modernas às "táticas da serpente" no Gênesis, primeiro livro da Bíblia, no qual esse animal simboliza a tentação e o pecado. "Não existe desinformação inofensiva. Mesmo uma distorção aparentemente leve da verdade pode ter efeitos perigosos."

Em 2016, Francisco tornou-se protagonista involuntário de uma das mentiras mais divulgadas da eleição presidencial americana, quando viralizou que ele havia apoiado Trump. O BuzzFeed News informou, na ocasião, que essa informação havia gerado mais engajamento no Facebook do que qualquer outra notícia eleitoral nos três meses anteriores à votação.

Causas