quarta-feira, abril 23, 2025

Filipe Martins, Silvinei Vasques e mais 4: quem são os novos réus acusados pelo STF de integrar 'núcleo operacional' de tentativa de golpe

 

Segundo grupo de acusados de tentativa de golpe de Estado (Arte: Metrópoles )

Por: Mariana Schreiber
Role,Da BBC News Brasil em Brasília

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tornou réus mais seis ex-integrantes do governo de Jair Bolsonaro, acusados de participar de um plano para tentar manter o ex-presidente no poder.

Agora, eles serão processados criminalmente por cinco crimes: golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, organização criminosa armada, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

A decisão da Primeira Turma — formada pelos ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux — foi unânime, em julgamento realizado nesta terça-feira (22/4).

Os novos réus são acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de integrar o núcleo 2 de uma organização criminosa que teria buscado interferir ilegalmente na eleição de 2022 e, depois, tentado impedir a posse do então presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo a acusação, esse núcleo faria o "gerenciamento das ações" ordenadas pelo núcleo crucial, de onde teriam partido as principais decisões para a tentativa de golpe.

Os oito denunciados no núcleo crucial já viraram réus em março, por decisão unânime da Primeira Turma, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro, seu ex-ministro da Justiça Anderson Torres e três generais do Exército que integravam seu governo — Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa) e Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil).

Para a PGR, os integrantes do núcleo 2 teriam direcionado a atuação de órgãos policiais, coordenado o monitoramento de autoridades, mantido contato com manifestantes acampados em frente ao Quartel General do Exército ou elaborado minutas golpistas. Ainda segundo a denúncia, sua ações teriam colaborado para o 8 de janeiro de 2023, quando bolsonaristas radicais invadiram as sedes dos Três Poderes.

Os seis novos réus negam qualquer ilegalidade. Eles responderão às seguintes acusações:

Petrolândia é um dos destaques do Bom Dia PE na comemoração dos 60 anos da TV Globo; Reportagem vai ao ar nesta quarta (23)




As gravações do repórter Bruno Fontes e equipe foram realizadas em Petrolândia no início de janeiro passado. Membro fundadora e secretária do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Lúcia Xavier Ramalho, do Blog de Assis Ramalho, foi uma das entrevistadas. Fotos: Assis Ramalho



No ano em que celebra 100 anos de história, a TV Globo comemora o 60º aniversário de fundação no dia 26 de abril e uma vasta programação foi anunciada. Em Pernambuco, o Bom Dia Pernambuco vai apresentar reportagens especiais contando um pouco da história de algumas cidades do Estado. As reportagens são em alusão a um quadro que existia no início no lançamento do noticiário, criado em 22 de maio de 1989. Uma das cidades escolhidas é Petrolândia, situada no Sertão de Itaparica.

Inicialmente anunciada para hoje (22), a reportagem foi anunciada no Bom Dia PE desta terça para exibição amanhã, dia 23. O Bom Dia Pernambuco é apresentado às 6 horas da manhã, de segunda a sexta.

As gravações do repórter Bruno Fontes e equipe foram realizadas em Petrolândia no início de janeiro passado. Membro fundadora e secretária do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Lúcia Xavier Ramalho, do Blog de Assis Ramalho, foi uma das entrevistadas. Também foi entrevistado o mergulhador Samyr Oliveira que conduziu a equipe para mergulho e gravações nas ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

O Bom Dia Pernambuco traz, logo cedo, os fatos mais importantes da madrugada, para a região metropolitana do Recife. As pautas são divididas em seis grupos principais: saúde, economia, emprego, política, prestação de serviço e programação cultural. A movimentação do trânsito é mostrada ao longo do telejornal, com a participação de repórteres ao vivo nas ruas ou no estúdio.

O Bom Dia Pernambuco também exibe gols e principais lances das partidas disputadas por times de futebol do estado.

Criado em 22 de maio de 1989, a exemplo dos telejornais similares lançados no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Distrito Federal, o Bom Dia Pernambuco tinha como proposta realizar uma cobertura mais detalhada dos acontecimentos locais, com um jornalismo dinâmico, prestação de serviços, entrevistas e entradas ao vivo. Seu primeiro apresentador foi João José do Amaral, mais conhecido como Duda Amaral, então chefe de redação da Globo Nordeste. O jornal ia ao ar de segunda à sexta, às 7h30.

No dia de estreia, foram exibidas diferentes reportagens: uma sobre o município de Alagoinha, no sertão de Pernambuco; outra rememorando a passagem do Zeppelin pelo Recife; e duas entrevistas, uma com o senador Marco Maciel, que disputava a indicação do PFL para concorrer às eleições presidenciais daquele ano, e outra com o deputado federal Roberto Freire, o preferido dos convencionais do PCB para disputar as eleições.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da TV Globo NE

Professores da rede estadual de ensino de Pernambuco são contemplados pelo Programa Ganhe o Mundo e farão intercâmbio no Chile, Inglaterra, Argentina e Canadá



Professores da rede estadual de ensino são contemplados pelo Programa Ganhe o Mundo e farão intercâmbio no Chile, Inglaterra, Argentina e Canadá

Pela primeira vez na história da educação pública de Pernambuco, o Governo do Estado está enviando professores da rede estadual para um intercâmbio internacional. Nesta ter

ça-feira (22), a governadora Raquel Lyra e a sua vice, Priscila Krause, entregaram kits de viagem aos 88 docentes de língua estrangeira selecionados pelo Programa Ganhe o Mundo Professor (PGM), que embarcam a partir dos próximos dias para o Canadá, Inglaterra, Chile e Argentina.


“Estamos muito felizes em, finalmente, cumprir um compromisso do nosso plano de governo. Todos os professores sonhavam em vivenciar a mesma oportunidade que oferecemos aos nossos alunos: a chance de ir para o exterior. Agora, esse sonho está se tornando realidade. Estamos oferecendo a esses profissionais a possibilidade de conhecer novas culturas, trocar experiências e aprender novas abordagens pedagógicas, que serão fundamentais para que se tornem ainda melhores em sala de aula”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Cada professor recebeu um kit composto por camisas alusivas ao programa, boné, gorro, casaco, porta-passaporte, mochila e mala. Além disso, o PGM garante aos intercambistas passaporte, visto, hospedagem, alimentação, além de três bolsas de ajuda de custo no valor de R$ 1.620 cada e um curso intensivo de seis semanas, com carga horária total de 180 horas.

Cearense Renata é a campeã do BBB 25, com 51,90% da média dos votos


Renata é campeã do BBB 25 — Foto: Globo

Por gshow — Rio de Janeiro

Quem ganhou o BBB foi Renata, com 51,90% da média dos votos para vencer, na grande Final do BBB 25. Na noite desta terça-feira (22), ela foi a 25ª campeã da história do reality.

Ela entrou na casa em dupla com Eva, antes de o jogo se tornar individual. A cearense disputava a preferência do público com Guilherme e João Pedro.

Confira, abaixo, todos os percentuais da votação do BBB 25:

Guilherme
Média: 43,38%
Voto Único: 51,40%
Voto Torcida: 35,37%

João Pedro
Média: 4,72%
Voto Único: 6,22%
Voto Torcida: 3,22%

Renata
Média: 51,90%
Voto Único: 42,38%
Voto Torcida: 61,41%

Quem é a campeã?

Renata é professora de dança e de ginástica rítmica e tem 33 anos. A sister é nascida e criada em um bairro periférico de Fortaleza, capital do Ceará. Renata se define como uma mulher forte, resiliente, proativa, enérgica e determinada.

A professora de dança enxergou na arte, ainda criança, a possibilidade de mudar seu destino. Aos 8 anos de idade, ingressou em um projeto social de dança, onde conheceu a amiga Eva, sua dupla ao entrar no BBB 25 – e, ao longo dos anos, foi percebendo que era ali que estava sua possibilidade de melhorar de vida.

Começou a trabalhar aos 16 anos e conseguiu cursar faculdade de Educação Física. Renata cresceu em uma família pequena: sempre foram apenas ela, a mãe e o irmão mais velho. Segundo a sister, a arte trouxe muitas habilidades a ela: fez aulas de dança, curso de inglês, de teatro e aprendeu a maquiar.

Trajetória de Renata no BBB 25

•De Fortaleza, no Ceará, Renata é bailarina e tem 33 anos;

•Renata entrou no BBB 25 com a amiga Eva, 13ª eliminada do reality;

•Dos finalistas, é a que enfrentou mais Paredões, seis vezes;

•Após votação envolvendo todos os participantes, foi escolhida para participar de uma dinâmica inédita no BBB, a Vitrine do Seu Fifi;

•Na reta final, viveu um romance com Maike, 17º eliminado;

•Foi Líder uma vez, conquistou o colar do Anjo uma vez e também por uma vez cumpriu o Castigo do Monstro.

Como foi a torcida em Fortaleza?

Durante a Final do BBB 25, Renata pôde ver a reação de sua torcida reunida em Fortaleza, no Ceará. Assista ao vídeo a seguir: