Dra Cristiane Jaques (Psiquiatria/Médica do Trabalho/Clínica Geral) atende nesta segunda-feira (14/04/2025) na Clínica e Laboratório Jaques de Tacaratu; confira abaixo os demais atendementos da semana de 14 a 16 de abril de 2025.
AGENDA NA CLINICA JAQUES TACARATU 14/04 SEGUNDA-FEIRA:
O último adeus a Adelmo Rodrigues de Sá, popularmente conhecido como Adelmo do Espetinho, foi marcado por comoção de familiares e amigos no Cemitério São Francisco, em Petrolândia, na tarde deste domingo, 13 de abril de 2025.
Morte súbita teria sido a causaAdelmo foi encontrado morto, na manhã de sábado (12), em sua residência, localizada no Assentamento Abreu e Lima, na zona rural do município de Tacaratu-PE.
Após o velório realizado no espaço de velório do PAM, o cortejo fúnebre - acompanhado por familiares e amigos - dirigiu-se ao Cemitério de Petrolândia por volta das 16h:10.
Em momento de emoção, o corpo foi aplaudido na chegada ao cemitério São Francisco.
A emoção tomou conta de todos na hora do sepultamento, no último adeus a Adelmo que deixou um grande legado de amizade e de bons exemplos de vida durante sua trajetória de vida
VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS DO ÚLTIMO ADEUS A ADELMO DO ESPETINHO
Em concelebração no Domingo de Ramos, fiéis lotam Igreja Matriz de Petrolândia/PE - Foto e vídeo: Assis Ramalho
A Celebração do Domingo de Ramos, também conhecido de “Domingo da Paixão”, dá início à Semana Santa, a mais importante para a fé católica. Neste dia os fiéis recordam a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi recebido por uma multidão que o saudou com ramos de palmeiras, e a liturgia apresenta o relato da Paixão do Senhor.
“Antigamente os ramos eram usados para saudar o rei que vinha vitorioso de uma batalha, as pessoas saiam às ruas com ramos de oliveira e panos (esses colocados nas ruas por onde passaria o rei)”, explicou o padre Geraldino Rodrigues, da Paróquia de São Francisco de Assis de Petrolândia, durante Santa Missa do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, realizada na Igreja Matriz na manhã de hoje (13/04/2025)
Uma tradição popular desta celebração é o costume dos fiéis levarem para casa os ramos abençoados e usados na procissão. Não há nenhum impedimento neste costume, contudo o pároco destaca que é necessário que o real significado desta celebração seja compreendido.
“O que realmente importa é a participação na procissão e não apenas a obtenção da palma ou do ramo de oliveira; estes não devem ser guardados como amuleto, ou apenas para fins terapêuticos ou apotropaicos, ou seja, para afastar maus espíritos ou desviar os danos que causam nas casas e nos campos, o que poderia ser uma forma de superstição. Os ramos devem ser preservados “acima de tudo como testemunho de fé em Cristo, o rei messiânico, e em sua vitória pascal” .
Padre Geraldino explicou que os ramos abençoados que são deixados na Igreja, após a celebração, são guardados e, posteriormente, quando estiverem secos serão queimados, e suas cinzas usadas na Quarta-feira de Cinzas.
Confita abaixo
Em concelebração no Domingo de Ramos, fiéis lotam Igreja Matriz de Petrolândia/PE
Chegou à cidade de Petrolândia, por volta das 5h:00 da manhã de hoje (13), o corpo de Adelmo Rodrigues de Sá, popularmente conhecido como Adelmo do Espetinho.
O seu corpo está sendo velado no espaço de velório do PAM, na Avenida 01, na estrada de acesso ao Projeto Apolônio Sales. O sepultamento será neste domingo (13/04/2025) às 16 horas no cemitério São Francisco de Petrolândia.
Morte súbita teria sido a causa
Adelmo foi encontrado morto, na manhã de ontem (12), em sua residência, localizada no Assentamento Abreu e Lima, na zona rural do município de Tacaratu-PE.
O corpo foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina.
Blog de Assis Ramalho Informação: Família
Lembrança do amigo Adelmo. Conheça um pouco de sua história Por: Assis Ramalho
Na foto acima, lembranças do 'campinho' do Bairro São José, na nossa inesquecível 'velha' Petrolândia - hoje submersas nas águas do rio São Francisco.
Em pé: Bafa, Assis Ramalho, João Siqueira, Ailton e Evilásio
Agachados: Gildo Xavier (In Memorian ), Adelmo do espetinho, Ednaldo Buzú e Edson Madera
UM POUCO DE SUA HISTÓRIA Amigo dos tempos Áureos de adolescência e juventude deste blogueiro e radialista (Assis Ramalho), Adelmo nasceu em Tacaratu, logo na sua infância com 6 anos de idade mudou-se com a família para Barreiras velha. Em 1966 iniciou seus estudos na Escola São Francisco. Em 1972 mudou-se para antiga Petrolândia, com 12 anos quando deu início aos seus primeiros trabalhos pra ajudar sua mãe. vendeu picolé, pão, cocada, pegou frete na feira com carrinho de mão e outros tantos trabalhos pra ganhar seu dinheiro honestamente
Com 16 anos começou a trabalhar com seu tio em uma lanchonete (João da lanchonete), vizinho ao açougue público. Mesmo com toda dificuldade não deixou de estudar, estudou a noite e com muito esforço conseguiu terminar o seu primeiro curso de técnico em contabilidade.
Sempre trabalhou com honestidade, pois fui criado sem pai, mas teve sempre sua mãe como referência. Em 1987 mudou-se para Petrolândia nova, se casou em 1988, tendo quatro filhos, dois homens e duas mulheres. Trabalhou como pedreiro, depois resolveu ser feirante, e nessa atividades criou todos os seus quatro filhos, sempre procurando dar bons exemplos.
Em 2007 entrou para a Reforma Agrária, sendo líder de uma associação de trabalhadores rurais e foi alí, que seundo ele, começou a se indignar com todas as injustiças cometidas com as populações do campo, se engajei, e desde então procurou lutar pra representar e conseguir melhorias para os trabalhadores que representou. Junto com os amigos do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) conseguiu articular junto a CODEVASF um poço artesiano pra agrovila Boi Cajú do Assentamento Abreu e Lima da qual foi presidente.
O produtor cultural, Francis Rubens, lançou o primeiro episódio da série "Sarau Virtual: Ciências e belezas nos sertões do Nordeste", trazendo à tona um capítulo pouco conhecido da história nordestina. Baseado no livro escrito por Rodolpho von Ihering e sua filha Dora, publicado pelo DNOCS em 1983, o episódio destaca a expedição da Comissão de Piscicultura pelo sertão nordestino, com ênfase na passagem por Pernambuco.
No relato, Von Ihering narra aventuras vividas pela equipe de pesquisadores que, em meio à missão científica, acabou cruzando caminho com ninguém menos que o célebre cangaceiro Lampião. Um encontro inusitado entre ciência e história que revela os contrastes e encantos do sertão da época.
Na equipe de pesquisadores estava José Sales, que mais tarde casaria com Dona Laurinda e fixaria residência em Petrolândia dando origem à famíllia do professor Osmar Sales
O projeto propõe valorizar a memória e os saberes nordestinos, unindo ciência, arte e história. Novos episódios estão previstos e prometem revelar outras passagens marcantes da Comissão pelos sertões.
O episódio completo está disponível no YouTube, no canal Causos e Fatos. Vide link abaixo.
Blog de Assis Ramalho Por: Paula Rubens - escritora e memorialista
Mais um final de semana o Reservatório de Sobradinho apresenta queda no seu volume útil, segundo o último relatório divulgado pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf). Para sábado (12), a barragem ficou em 76,37% de sua capacidade. Já no domingo (13), cai mais um pouco, atingido 76,10%.
Em relação à defluência (vazão de água liberada), a Eletrobras Chesf está operando atualmente com 1.800 metros cúbicos por segundo (m³/s). No entanto, caso haja necessidade operacional ou razões naturais, esses valores poderão sofrer alterações não programadas.
Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda da semana, de 14 a 17 de abril de 2025.
Confira no quadro disponibilizado.e agende sua consulta
ATENÇÃO! À Clínica Mais Saúde Petrolândia e Floresta-PE, agora está com Laboratório de Análises Clínicas Próprio.
Não esqueça de agendar seus exames com a credibilidade e confiança Mais Saúde que você já conhece!
A florestana Eveline Menezes participou neste sábado (12) do seu primeiro campeonato de fisiculturismo e já garantiu premiação mesmo novata na área. Esse é o primeiro concurso que ela participa e mesmo assim já garantiu três troféus representando a "Terra dos Tamarindos". Eveline conquistou os troféus Top 1 Estreantes, Top 2 Novice e Top 2 Open.
O evento aconteceu na Arena Pernambuco no Recife e contou com a participação de grandes nomes do esporte. Em entrevista exclusiva para a reportagem do Blog do Elvis, ela contou que foram seis meses de preparação para participar do MuscleContest Nordeste.
"Sempre fui apaixonada pelo mundo fitness e o Halisson sempre me dizia que eu tinha muito potencial para o fisiculturismo. Em setembro de 2024, o desejo de competir começou a crescer no meu coração. Passei a gostar ainda mais do processo de treino e dieta, vendo minha evolução física e mental, e isso foi me puxando cada vez mais", explicou Eveline em entrevista ao jornalista Elvis Lima.
"Em outubro, sentei com o Halisson e decidi que queria competir. Foi aí que iniciamos a preparação. Fizemos um trabalho incrível junto com o Guga Galvão, meu coach, e hoje, com muita alegria e satisfação, entregamos tudo no palco da Musclecontest, em Recife", completou a esportista.