sexta-feira, abril 11, 2025

Ex-PM é condenado por obrigar mulher a fazer sexo oral durante blitz no Recife


Ex-soldado trabalhava no 1º Batalhão de Trânsito. (Foto: Reprodução/Google Street View)

Por: Jorge Cosme/Diário de Pernambuco


A Vara da Justiça Militar de Pernambuco condenou, na semana passada, um ex-policial militar por atentado violento ao pudor durante uma blitz na alça que liga a Avenida Recife à Avenida Mascarenhas de Moraes, no bairro do Ipsep, Zona Sul do Recife. O ex-soldado, identificado no processo pelas iniciais E.D.O.D., é acusado de apontar uma arma para uma motorista e obrigá-la fazer sexo oral nele.

O ex-PM foi condenado a 5 anos e 4 meses de reclusão em regime inicial semiaberto. Entretanto, ele responderá em liberdade.

O caso ocorreu em junho de 2012 e ele foi expulso da corporação no decorrer do processo. Segundo o inquérito, dois policiais militares do 1º Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) pararam o carro da vítima durante abordagens a veículos no local. Um dos policiais teria entrado no carro com a justificativa de que precisaria verificar o extintor.

Com a arma de fogo em punho, ele teria obrigado a mulher a praticar sexo oral nele. Em seguida, ele teria dito à mulher que sabia a universidade em que ela estudava, para ameaçá-la a não denunciar o caso, de acordo com o inquérito.

Após o ocorrido, ela foi ao local de trabalho e começou a chorar desesperadamente. Em interrogatório, afirmou que esteve em quatro delegacias para conseguir registrar o boletim de ocorrência e também não conseguiu ser atendida na Delegacia da Mulher e nem fazer exame de corpo delito, sob justificativa de que o Instituto de Medicina Legal (IML) estava fechado.

Um casal de amigos dela prestou depoimento como testemunhas. Apesar de não terem presenciado o ocorrido, eles falaram sobre o auxílio que prestaram à vítima após o ocorrido.

Bolsonaro faz foto e cita complicações no intestino no hospital

Bolsonaro postou foto internado no Rio Grande do Norte — Foto: Divulgação

Por g1 — Brasília

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou nas redes sociais nesta sexta-feira (11) uma foto em que aparece internado no Hospital Rio Grande, em Natal (RN), e afirmou que precisou ser hospitalizado após sentir fortes dores abdominais durante compromissos no interior do estado.

Segundo ele, os médicos diagnosticaram uma complicação no intestino delgado como causa do mal-estar.

“Consequência das múltiplas cirurgias que precisei realizar após o atentado sofrido em 2018”, escreveu, em referência à facada que sofreu durante a campanha eleitoral daquele ano.

Bolsonaro informou que seu quadro está estável, que não há febre e que, até o momento, não será necessária nova cirurgia.

O ex-presidente agradeceu à equipe médica, à Polícia Militar do Rio Grande do Norte, que fez o transporte de Santa Cruz até Natal, e às orações e mensagens de apoio que recebeu.

“Momentos assim nos lembram da fragilidade da carne e da fortaleza que vem da fé, da família e daqueles que permanecem ao nosso lado, mesmo à distância”, disse Bolsonaro.

Ex-presidente passou mal

Petrolândia: Devido aos feriados, Clínica Climagem informa que não irá funcionar nos dias 17, 18 e 21 de abril/2025

 

Divulgação/Clínica Climagem

Bolsonaro tem quadro de saúde estável e passa por exames complementares, diz boletim médico

 

Bolsonaro chega de ambulância a hospital de Natal — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem quadro de saúde estável e passa por exames complementares, segundo boletim médico divulgado no início da tarde desta sexta-feira (11) pela esposa dele, Michelle Bolsonaro.

De acordo com o boletim do Hospital Rio Grande, para onde o ex-presidente foi levado em Natal, "o paciente apresentou-se com quadro de distensão abdominal e dor". Ainda de acordo com a nota, Bolsonaro está com parâmetros vitais estáveis recebendo hidratação e profilaxia antibacteriana.

"Está programada a realização de exames de imagem com contraste para melhor avaliação do quadro clínico", diz o texto.

Ainda de acordo com a nota, Bolsonaro está orientado e sem dor após receber medicação. A depender do resultado dos exames, os médicos deverão discutir com a família se ele deverá ser removido para outro centro de saúde.

Em entrevista coletiva após a divulgação do boletim, por volta das 13h, o cirurgião Hélio Barreto e o diretor geral da unidade Luiz Roberto Fonseca, informaram que Bolsonaro teria condições de ser transferido em UTI aérea.

STF abre ação penal contra Bolsonaro e mais 7 réus por trama golpista

© Valter Campanato/Agência Brasil

André Richter - Repórter da Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal (STF) abriu nesta sexta-feira (11) a ação penal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete acusados da trama golpista, que fazem parte do núcleo 1 do inquérito. A ação vai tramitar com o número 2.668.

A medida é uma formalidade para cumprir a decisão da Primeira Turma da Corte, que aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Bolsonaro, o general Braga Netto e outros acusados em réus.

Com a abertura do processo criminal, os acusados passam a responder pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

A ação penal também marca o início da instrução processual, fase na qual os advogados poderão indicar testemunhas e pedir a produção de novas provas para comprovar as teses de defesa. Os acusados também serão interrogados ao final dessa fase. Os trabalhos serão conduzidos pelo gabinete do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso.

Atividade econômica brasileira cresceu 0,4% em fevereiro pelo segundo mês seguido


Fábrica de chassis de ônibus elétricos e de painéis solares da BYD em Campinas: Fundo Monetário Internacional vê expansão maior do PIB brasileiro em 2024 — Foto: Jonne Roriz/Bloomberg

Andreia Verdélio - Repórter da Agência Brasil

Pelo segundo mês seguido, a atividade econômica brasileira cresceu em fevereiro deste ano, de acordo com informações divulgadas nesta sexta-feira (11) pelo Banco Central (BC). O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou alta de 0,4% em fevereiro em relação ao mês anterior, considerando os dados dessazonalizados (ajustados para o período).

No mês, o IBC-Br atingiu 108,8 pontos. Na comparação com fevereiro de 2024, houve crescimento de 4,1% (sem ajuste para o período, já que a comparação é entre meses iguais). No acumulado em 12 meses, o indicador também ficou positivo em 3,8%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país. Em 2024, a economia brasileira cresceu 3,4%..

Petrolândia realiza sua 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no dia 14 de abril


Folha das Cidades

Na próxima segunda-feira (14), às 08h, a Câmara Municipal de Petrolândia será palco da 1ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. O evento representa um importante momento de escuta, diálogo e construção coletiva em torno de políticas públicas que assegurem condições dignas de saúde para aqueles e aquelas que diariamente movimentam e constroem a cidade.

Para o prefeito Fabiano Marques, a realização da conferência é um passo essencial na valorização de quem movimenta a cidade com seu trabalho diário:

“A saúde do trabalhador precisa ser tratada como prioridade. Esta conferência é um espaço democrático onde vamos ouvir, refletir e propor soluções que melhorem a qualidade de vida da nossa gente. Cuidar de quem trabalha é cuidar do futuro de Petrolândia”, destacou o prefeito.

Com o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”, a conferência pretende reunir profissionais de saúde, trabalhadores de diversos setores, gestores públicos e representantes da sociedade civil para debater os principais desafios e propostas para a área. A programação será estruturada em três eixos temáticos:

Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora
As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora
Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o controle social

Além das discussões, o encontro também será marcado pela eleição dos delegados e delegadas que representarão o município de Petrolândia na Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora.

A Prefeitura está convidando toda a população a participar deste espaço democrático e essencial para a construção de um futuro com mais saúde, dignidade e respeito ao trabalhador e à trabalhadora.

Bolsonaro passa mal e é atendido em hospital no Rio Grande do Norte


O ex-presidente Jair Bolsonaro discursa em ato na Avenida Paulista — Foto: Edilson Dantas/Agência O Globo

Por Bela Megale - O GLOBO

Jair Bolsonaro deu entrada em um hospital na cidade de Santa Cruz, no Rio Grande do Norte. Ele sentiu fortes dores em decorrência do atentado a facada que sofreu em 2018 e procurou atendimento médico no Hospital Municipal Aluízio Bezerra. O ex-presidente está sendo transferido de helicóptero para Natal.

Bolsonaro estava em viagem no Nordeste para fortalecer a presença do seu partido, o PL, na região. O projeto lançado foi batizado de Rota 22 e consiste em uma série de visitas, oficinas e seminários pelo país, começando pelo Rio Grande do Norte.

O ex-presidente se encontrava na estrada para Tangará, quando sentiu indisposição. Segundo pessoas próxinas ao capitão reformado, ele vinha sofrendo de obstrução intestinal há alguns dias.

A viagem começou nesta sexta-feira. Bolsonaro tinha na agenda visitas a três cidades do interior potiguar.

Imagem do helicópeto segundos antes de decolar com Bolsonaro para Natal, após ex-presidente passar mal e precisar de atnddimento médico — Foto: Reprodução

Petrolândia: F F Locações tem mesas, cadeiras, freezers e caixa termica para alugar; entre em contato com Fabiano Souza e faça sua festa

 

Aluguel de cadeiras, mesas, freezers e caixa termica de 360 litros você encontra na FF locações na quadra 02 em Petrolândia.

Contato: (87) 999419438

Fabiano Souza

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta (11/04/2025) e faça seu pedido

 


Confira o cardápio completo de César da Feijoada nesta sexta-feira (11/04/2025) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site. ↪️ LINK PARA PEDIDOS:


Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada

Mais um caminhão baú capota na curva do Airi em Floresta, PE



Do Blog do Elvis

Um motorista capotou um caminhão baú na manhã dessa quinta-feira (10) na curva do Airi em Floresta, no Sertão de Pernambuco. O acidente aconteceu por volta das 11h na rodovia estadual PE-360.

De acordo com informações apuradas pela redação do Blog do Elvis, o motorista foi socorrido com vida por populares no local. Ele teve apenas escoriações leve e passa bem.

As causas do acidente ainda são desconhecidas.

Governo de Pernambuco abre seleção com 725 vagas para Educação; salários vão até R$ 4,5 mil - inscrições começam na segunda (14)


Arquivo/DP

Por: Diário de Pernambuco

O Governo de Pernambuco abriu uma seleção pública simplificada para contratar 725 pessoas para atuar na Secretaria Estadual de Educação. Segundo informações publicadas no Diário Oficial desta sexta (11), as vagas são para profissionais de níveis superior e médio.

As inscrições começam na segunda (14) e vão até 11 de maio, pela internet, no site da Iaupe. Há vagas para especialidades na Educação, em várias cidades.
Confira:

Professores de educação profissional;


* Tutor de educação profissional;

* Analista de produção de objetos de aprendizagem;

* Analista de monitoramento de polo presencial;

Os salários vão de R$ 2,229 até R$ 4,580

Essa seleção será válida por dois anos, prorrogável por igual período, a partir da data de homologação do seu resultado.

China reage a aumento de tarifas dos EUA e sobe taxas de 84% para 125%; anúncio aconteceu na manhã desta sexta (11)



O presidente da China, Xi Jinping, durante Congresso Nacional Popular, em 5 de março de 2025 — Foto: REUTERS/Tingshu Wang

Por Redação g1

A China anunciou na manhã desta sexta-feira (11), pelo horário de Brasília, que vai aumentar as tarifas de importação de produtos que chegam dos Estados Unidos de 84% para 125%, informou o Ministério das Finanças, de acordo com a agência de notícias Reuters.

A nova taxação do país asiático sobre produtos americanos é mais uma reposta às medidas impostas pelo presidente Donald Trump. Na quinta-feira (10), em mais um capítulo da guerra comercial, os EUA explicaram que as tarifas impostas ao país asiático somam 145%. (relembre o contexto mais abaixo)

"A imposição pelos EUA de tarifas anormalmente altas à China viola gravemente as regras do comércio internacional e econômico, as leis econômicas básicas e o bom senso, sendo um ato completamente unilateral de intimidação e coerção," disse o Ministério das Finanças da China, em comunicado.

Também nesta sexta, a missão da China junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) informou que apresentou uma queixa adicional ao órgão contra as tarifas impostas pelos EUA.

"Em 10 de abril, os EUA emitiram uma ordem executiva anunciando um novo aumento das chamadas 'tarifas recíprocas' sobre produtos chineses. A China apresentou uma queixa à OMC contra as mais recentes medidas tarifárias dos EUA," disse o comunicado da missão chinesa, citando um porta-voz do Ministério do Comércio.

Entenda a guerra tarifária entre China e EUA

Petrolândia: Dr. Marcos atende nesta sexta-feira (11/04/2025) na CLIMAGEM

 

A CLIMAGEM - Clínica de Atendimento Médico e Diagnóstico por Imagem - informa que o obstetra e ginecologista Dr. Antonio Marcos de Souza (Dr. Marcos) atenderá nesta sexta-feira 11 de abril de 2025.

As consultas podem ser agendadas - com antecedência - no local ou pelos telefones (87) 3851-1195 e (87) 99818-5164.

A CLIMAGEM está situada na Avenida Marquês de Olinda, Nº 32, no centro de Petrolândia - em frente a MouraLab - próximo à Pousada e Empório Atenize.

A CLIMAGEM Conta com atendimento especializado em Ginecologia e Obstetrícia e Mastologia além de exames em ultrassonografia geral, preventivo e colposcopia. Também tem nutricionista. Venha você também cuidar da sua saúde!

Voo com 102 brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza nesta sexta-feira (11)


Voo com 102 brasileiros deportados dos EUA chega a Fortaleza nesta sexta. — Foto: Davi Rocha/TV Verdes Mares

Por Redação g1 CE

Um novo voo de brasileiros deportados dos Estados Unidos chega a Fortaleza nesta sexta-feira (11). Com 102 passageiros, este é o sexto voo a desembarcar no Brasil desde que Donald Trump assumiu a presidência dos EUA e adotou políticas para deportados estrangeiros ilegais. A informação foi repassada pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania nesta quinta-feira (10).

A chegada a Fortaleza está prevista para as 8h, enquanto os repatriados que seguem para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), têm previsão de chegada às 15h, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Nesta operação, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disponibilizará 50 passagens para deslocamento interestadual dos repatriados, sendo 30 para aqueles que desembarcarem em Fortaleza e se destinam a estados do Norte e do Nordeste, e 20 para repatriados encaminhados a Confins para deslocamento para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

A operação de acolhimento é feita em parceria dos Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), da Saúde (MS), do Desenvolvimento e Assistência Social Família e Combate à Fome (MDS), das Relações Exteriores (MRE), da Defesa (MD) e da Justiça e Segurança Pública (MJSP), além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União, governos estaduais e as concessionárias aeroportuárias Fraport Brasil e BH Airport.

Em Fortaleza, o acolhimento será realizado no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Já em Confins, os repatriados serão recebidos em uma sala exclusiva e adaptada, com infraestrutura de apoio providenciada pelas concessionárias Fraport e BH Airport.

Serviços oferecidos aos repatriados:

Colo-Colo x Fortaleza na Libertadores é cancelado após invasão e mortes; do lado de fora do estádio, dois torcedores chilenos morreram. Do lado de dentro, torcedores invadiram o campo e partida parou

Veja toda a confusão na partida entre Colo-Colo e Fortaleza pela Libertadores

Por ge - Globo.com

PARTIDA CANCELADA

A partida entre Colo-Colo e Fortaleza foi cancelada após mais de uma hora de paralisação devido à invasão de torcedores dentro do gramado. O jogo válido pela segunda rodada da fase de grupos terminou sem gols com a bola rolando.

DUAS MORTES

Dois torcedores do Colo-Colo morreram atropelados por uma viatura da polícia fora do estádio, o que gerou revolta de parte da torcida. Eles teriam 18 e 13 anos. Segundo o periódico La Tercera, houve uma confusão na entrada e cerca de 10 torcedores foram presos. Feridos também foram levados para centros de saúde.

NOTA DA CONMEBOL

"A CONMEBOL lamenta profundamente o falecimento de dois torcedores nas imediações do Estádio Monumental antes do início da partida entre Colo Colo e Fortaleza Esporte Clube. Expressamos nossas mais sinceras condolências às suas famílias e seres queridos. Estamos juntos neste momento difícil."

E AGORA?

A Conmebol ainda irá avaliar o que acontecerá. Se a partida será remarcada para a disputa dos vinte minutos finais, ou se será cancelada de vez, sendo decidido o resultado final na esfera jurídica.



Por ge

Assinaturas de mais de 100 deputados da base de Lula pela anistia gera indignação no Palácio do Planalto

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann critica deputados da base de Lula que assinam urgência de anistia a envolvidos no 8 de Janeiro

Por Bela Megale - O GLOBO

Indignação. É essa a palavra usada por integrantes do Palácio do Planalto ao se referirem às assinaturas de mais de 100 deputados da base de Lula ao requerimento de urgência da anistia ao 8 de janeiro.

A crítica central é que é inconcebível que parlamentares de partidos que fazem parte do governo Lula apoiem uma anistia que livrará golpistas que tentaram derrubar este governo e ainda planejaram assinar o presidente da República.

Além disso, os membros do governo não acreditam que o projeto tenha como foco personagens como a cabeleireira Débora Rodrigues, que se tornou a figura mais explorada politicamente pelos bolsonaristas para defender a medida.

No Palácio do Planalto, a convicção é que a proposta da anistia busca livrar Jair Bolsonaro e também os militares de sua gestão, que já se tornaram réus por tentativa de golpe de Estado na ação que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

Anistia: PL atinge 257 assinaturas para urgência e Motta será pressionado a votar; veja a lista



Por Naira Trindade — Brasília

Quatro dias após reunir 45 mil pessoas numa manifestação pró-anistia na Avenida Paulista, a oposição atingiu as 257 assinaturas necessárias para acelerar a tramitação do PL da Anistia na Câmara. A partir de agora, com base no acordo do PL com Hugo Motta, o presidente da Câmara será pressionado a pautar a votação da urgência da proposta que perdoará as condenações aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.

A relação de signatários, coordenada por Sóstenes Cavalcante, traz deputados de partidos da base governista, como União, MDB, PSD e PP. Também endossam o requerimento o vice-líder do PSD de Gilberto Kassab, Reinhold Stephanes (PR); o deputado Moses Rodrigues (União-CE), que chegou a ser ventilado como opção para substituir Juscelino Filho no Ministério das Comunicações. O deputado que completou os 257 apoios foi Paulo Azi (União Brasil-BA), aliado de primeira hora de ACM Neto na Bahia.

Na quarta-feira, Hugo Motta (Republicanos-PB) conversou com Jair Bolsonaro em relação aos votos do Republicanos em relação à anistia. Havia um incômodo com a falta de adesão de partidos do Centrão com a proposta. Por exemplo, o Republicanos tinha até ontem à tarde, somente 53% dos 45 deputados assinando a proposta de urgência.

Na conversa, segundo Gabriel Sabóia, no GLOBO, Bolsonaro disse a Motta que esperava ter a totalidade dos votos do Republicanos para a matéria e lembrou que em São Paulo, reduto eleitoral de um dos seus principais aliados, o governador Tarcísio de Freitas, o Republicanos não entregou assinaturas valiosas à urgência da proposta, como a do deputado Celso Russomanno.

Embora seja do PL, Bolsonaro exerce influência sobre boa parte da bancada do Republicanos na Câmara e no Senado. Alguns dos principais nomes do partido, como os senadores Hamilton Mourão (RS) e Damares Alves (DF), além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, já se posicionaram pela anistia.

O presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, tem sido pressionado a trabalhar pelo número máximo de assinaturas, mas questiona se este seria o melhor momento para pautar a anistia. Por isso, Bolsonaro passou a recorrer a Motta.

A baixa adesão sde partidos do União Brasil (51%) , PSD (43%) e PP (58%) também incomodaram Bolsonaro, que chegou a criticar aliados do Centrão.