segunda-feira, abril 07, 2025

Médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, tem encontro com João Campos e Carlos Siqueira


Folha das Cidades


O médico e pré-candidato a deputado estadual Bruno Marques, filho do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques(Republicanos), segue construindo sua pré-candidatura para a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). No último final de semana manteve encontro com o prefeito do Recife, João Campos (PSB), cotado para disputar o Governo do Estado contra Raquel Lyra (PSD) em 2026, e o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.

Bruno Marques destacou João Campos como “a liderança mais jovem e mais destacada do estado”, ressaltando a importância da parceria para a construção de um "novo Pernambuco" e da sintonia ente o prefeito do Recife e o presidente Carlos Siqueira, a quem vai substituir agora em maio. "Fiquei feliz com o reconhecimento dele ao meu trabalho e meu espírito de luta para ajudar o meu povo nas batalhas atuais e nas que virão. Pude sentir a liderança de João ao lado do presidente do PSB nacional, Carlos Siqueira. João terá um novo desafio a partir de maio e conta com nosso apoio", afirmou o pré-candidato.

João Campos já elogiou Bruno Marques recentemente, reconhecendo sua atuação e compromisso com o desenvolvimento do Sertão. "Uma jovem liderança que muito já faz pelo Sertão e por Pernambuco inteiro, que vai poder apresentar seu trabalho e defender nosso projeto em diversas cidades. Eu conheço ele, sei da responsabilidade que ele tem ao lado de Fabiano, que faz um grande trabalho como prefeito. Conte comigo nessa caminhada", declarou o prefeito do Recife.

Desde 2024, Bruno Marques tem se movimentado ativamente pelo estado, construindo alianças estratégicas com prefeitos, vereadores e lideranças políticas, do Sertão pernambucano ao litoral. Sua filiação ao Republicanos foi articulada com o apoio do Ministro dos Transportes, Silvio Costa Filho, fortalecendo ainda mais sua base eleitoral.

Além disso, sua trajetória política tem uma herança significativa, sendo um dos principais nomes da nova geração que busca representar o Sertão de Itaparica na Alepe. Bruno já é visto como uma das apostas para ampliar a representatividade da região no cenário estadual.

Com uma atuação focada em saúde, desenvolvimento regional e fortalecimento da política sertaneja, Bruno Marques segue consolidando sua pré-campanha. O alinhamento político com o prefeito do Recife pode ser um diferencial para seu projeto em 2026, garantindo uma conexão direta entre as pautas do interior e a capital pernambucana.

Pé-de-Meia: alunos nascidos em novembro e dezembro recebem nesta segunda (07) primeira parcela


Agência Brasil

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) paga nesta segunda-feira (7) valor do Pé-de-Meia aos beneficiários que nasceram em novembro e dezembro. O valor de R$ 200 corresponde ao incentivo-matrícula, a primeira parcela do ano do programa na edição 2025.

Este é o sexto e último dia de depósitos escalonados, conforme o mês de nascimento dos estudantes do ensino médio da rede pública.

O programa tem o objetivo de incentivar o estudante de baixa renda da rede pública a permanecer na escola e concluir o ensino médio.

A Caixa Econômica Federal confirma que, neste mês, serão disponibilizadas cerca de 3,9 milhões de parcelas, sendo 1,3 milhão para novos estudantes, ou seja, que ingressaram no primeiro ano do ensino médio público em 2025.

Neste mês, ainda serão pagas também parcelas remanescentes de 2024 dos incentivos conclusão e de participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), bem como do incentivo-frequência para os estudantes que tinham pendências.

A parcela única anual no valor de R$ 200 já poderá ser sacada, se o estudante quiser. Não é necessário esperar a formatura no ensino médio para usufruir dos recursos financeiros.

A instituição avisa que não é preciso ir à agência bancária para abrir a conta. O dinheiro do incentivo do Pé-de-Meia cai direto na conta bancária aberta pelo banco público em nome do beneficiário.

Outras informações relativas ao dia de pagamento do benefício podem ser consultadas também no app Caixa Tem.

Quem pode participar

Petrolândia: Tributo a LÚCIA BARROS e sua significativa trajetória de ensino e aprendizado em Libras e Braile foi realizado com sucesso no Centro Cultural; equipe foi entrevistada por Assis Ramalho (VÍDEO)

 

No mês de abril, é comemorados o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. A professora Iza Lira, do Centro de Formação Profissional Luiza - Ceforprol, sediado em Petrolândia, lembrou a importância da saudosa educadora Lúcia Barros para a difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), na região.

Como forma de homeneagem, Iza Lira realizou tributo a LÚCIA BARROS e sua significativa trajetória de ensino e aprendizado em Libras e Braile, em evento realizado no último sábado (05/04/2025) no Centro Cultural de Petrolândia.

 Em entrevista ao blogueiro e radialista Assis Ramalho, Íza Lira - e equipe de educadoras, falaram sobre a importândia, e o legado deixado por Lúcia Barros no município de Petrolândia e região. VEJA VÍDEO DA ENTREVISTA

O que se sabe sobre aluno do curso de formação de bombeiros que morreu na piscina do Náutico durante treinamento de apneia

Jovem morre na piscina do Náutico durante treinamento de apneia — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por g1 Pernambuco

Um jovem de 27 anos morreu neste domingo (6), na piscina de saltos do parque aquático do Clube Náutico Capibaribe, nos Aflitos, Zona Norte do Recife.

Luiz França Ferreira Neto era aluno do curso de formação do Corpo de Bombeiros e fazia por conta própria um treinamento de apneia, que é um conjunto de técnicas para melhorar a capacidade de segurar o ar debaixo d'água.

Eleições: quatro cidades elegeram novos prefeitos neste domingo (05); veja quais


Eleitores de quatro cidades votaram hoje
Imagem: Reprodução: TSE

UOL, São Paulo

Eleitores de quatro municípios brasileiros foram às urnas para elegerem novos prefeitos neste domingo (5)

O que aconteceu

* Foram eleitos novos gestores nas cidades de Ruy Barbosa (BA), Eldorado e Neves Paulista (SP) e Paranhos (MS). Os novos pleitos foram autorizados pela Justiça Eleitoral, que cassou os registros dos candidatos a prefeito e vice-prefeito eleitos em 2024 por irregularidades. As informações são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

* Em Paranhos (MS), o candidato eleito foi Hélio Acosta (PSDB). O tucano recebeu 69,41% dos votos válidos e derrotou a chapa petista encabeçada por Ricardo Laurício (PT), que obteve 30,59% dos votos.

* Na cidade de Eldorado (SP), os eleitores elegeram o professor Noel Castelo (Solidariedade) como novo gestor. Castelo recebeu 41,87% dos votos e derrotou os candidatos Doutor Galindo (PSD) e Dra. Débora (PT), que ficaram em segundo e em terceiro lugar, respectivamente, com 37,85% e 20,27% dos votos.

* Em Neves Paulista (SP), Kiko Rossali (PL) foi eleito com 79,24% dos votos. Rossali derrotou o candidato Betinho Milani (PSD), que recebeu 20,76% dos votos.

* Os eleitores de Ruy Barbosa (BA) elegeram Eridan de Bonifácio (MDB) como nova prefeita da cidade. Eridan recebeu 51,51% dos votos válidos ante 48,49% do Dr. George (PSD). A candidata eleita é mulher do prefeito cassado, Bonifácio (MDB), que havia vencido o pleito em 2024.

* Eleições foram realizadas das 8h às 17h no horário de Brasília. Ainda segundo o TSE, nenhuma intercorrência foi registrada.