domingo, abril 06, 2025

Ao menos 25 veículos pegam fogo após carreta com etanol tombar e explodir na BR-101 em SC

Carreta tomba, pega fogo e interdita BR-101 em Palhoça — Foto: PRF/Divulgação

Por Joana Caldas, Clarìssa Batìstela, g1 SC


Ao menos 24 carros e três carretas foram atingidos pelas chamas causadas pela explosão após o tombamento do caminhão carregado com etanol na BR-101 em Palhoça, na Grande Florianópolis. O acidente aconteceu às 13h37 deste domingo (6) e cinco pessoas ficaram feridas, informou o Corpo de Bombeiros Militar.

Após o acidente, os dois sentidos da rodovia foram interditados. A retirada dos veículos já havia sido iniciada no final da tarde domingo, mas não há previsão de liberação, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Clube Náutico lamenta morte de jovem por afogamento em piscina olímpica


Foto: Reprodução das redes sociais

Por: Malu Mendes/Diário de Pernambuco

Após a morte de um jovem por afogamento na piscina olímpica do clube, o Náutico se pronunciou publicamente neste domingo (6), lamentando o ocorrido e prestando solidariedade à família da vítima.

A vítima era aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco. Ele morreu no início da tarde deste domingo (6), na sede do clube, localizada no bairro dos Aflitos, Zona Norte do Recife.

Através de nota publicada nas redes sociais, o Náutico expressou pesar e detalhou o atendimento prestado no momento do acidente:

“O Clube Náutico Capibaribe vem a público se solidarizar com a família e amigos de Luiz França Ferreira Neto, de 27 anos, aluno do Curso de Formação e Habilitação de Praças (CFHP) do Corpo de Bombeiros Militar que veio a falecer, neste domingo (6), vítima de afogamento na piscina de saltos do parque aquático alvirrubro.

Apesar dos esforços realizados pela equipe de profissionais do clube e posteriormente pelo SAMU, infelizmente, o jovem não resistiu.

A vítima veio a óbito enquanto praticava apneia, técnica usada para suspender a respiração durante um período prolongado.”

Como aconteceu

Ato com Bolsonaro na Avenida Paulista pede anistia para condenados do 8 de janeiro

Bolsonaro e Michelle Bolsonaro em ato na Paulista a favor da anistia — Foto: Reprodução/Redes sociais

Por Redação TV Globo e g1 SP

Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) participam de um ato na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, na tarde deste domingo (6), convocado pelo ex-presidente. A manifestação pede a anistia aos envolvidos nos ataques de 8 de janeiro em Brasília, o maior ataque às instituições da República desde que o Brasil voltou a ser uma democracia.

Além de Bolsonaro, estão presentes na manifestação o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o do Paraná, Ratinho Junior; o do Amazonas, Wilson Lima; o de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); o de Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil); e o de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL).

49% enxergam participação de Jair Bolsonaro em trama golpista, e 35% não, diz Genial/Quaest

25.mar.2025 - Jair Bolsonaro (PL) assiste a julgamento da denúncia contra ele por tentativa de golpe de Estado Imagem: Antonio Augusto/STF

Do Portal Terra

Quase metade dos brasileiros enxerga participação do ex-presidente Jair Bolsonaro nos planos da tentativa de golpe contra o governo Lula em 2022. Segundo pesquisa da Genial/Quaest, 49% veem envolvimento, e 35% não. Outros 15% não souberam ou não quiseram responder.

Em relação ao levantamento feito em dezembro de 2025, houve alta de 1 ponto porcentual em ambas as respostas. À época,48% acreditavam que Bolsonaro teve participação nos planos, enquanto 34% apontavam que não.

Mais da metade dos entrevistados (52%) considera justa a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de tornar Bolsonaro réu. Já 36% acha a decisão injusta, enquanto 12% não sabem ou não responderam.

A Genial/Quaest perguntou também a opinião sobre uma possível prisão de Bolsonaro. São 46% os que acham que o ex-presidente será preso - 43% acreditam que não.

Para o levantamento, a Quaest ouviu 2.004 pessoas entre os dias 27 e 31 de março. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Maioria dos brasileiros é contra anistia para envolvidos nos atos golpistas de 8/1, aponta Quaest

 

Jair Bolsonaro diante de mensagem 'Sem Anistia' no Rio: pauta se repetirá hoje em São Paulo, enquanto ex-presidente defende perdão na contramão do que pensam os brasileiros, segundo a Quaest — Foto: Alexandre Cassiano

Geisa Marques - Brasil de Fato

Uma pesquisa divulgada neste domingo (6) pelo instituto Quaest mostra que a maioria dos brasileiros se opõe à ideia de conceder anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2022, quando extremistas de direita invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. De acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados são contra a anistia, enquanto 34% se mostram favoráveis à soltura dos réus. O estudo, encomendado pela Genial Investimentos, também revela uma divisão de opiniões conforme o eleitorado, com forte disparidade entre eleitores do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL).

O levantamento aponta que, enquanto a maioria rejeita a anistia, ainda há uma parcela do público defende a liberação dos envolvidos, seja porque acreditam que a prisão nunca deveria ter ocorrido ou que o tempo de detenção já foi suficiente.

A pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março de 2025, com uma amostra de 2.004 pessoas. O nível de confiabilidade é de 95%, e a margem de erro de 2 pontos percentuais.

Os dados por perfil eleitoral revelam que os eleitores de Lula são maioria na defesa da punição aos responsáveis pelos ataques. Entre os que votaram no petista no segundo turno das eleições de 2022, 77% defendem que os envolvidos devem continuar presos e cumprir suas penas. Por outro lado, apenas 32% dos eleitores de Bolsonaro compartilham dessa opinião. Já entre os eleitores que não votaram em nenhum dos dois candidatos ou que votaram branco/nulo, 53% se posicionam contra a anistia, enquanto 31% são favoráveis.

Petrolândia: Novo comandante da 4ª CIPM, Ten Cel Fradiki Lopes visita a sede da AVEPE, é entrevistado por Assis Ramalho e manda recado para criminosos (VÍDEO)

Petrolândia: Novo comandante da 4ª CIPM, Ten Cel Fradiki Lopes visita  a sede da AVEPE e é entrevistado por Assis Ramalho


Petrolândia: Novo comandante da 4ª CIPM, Ten Cel Fradiki Lopes visita  a sede da AVEPE

Neste domingo, 06 de abril de 2025, a Avepe (Associação dos Veteranos Desportistas de Petrolândia) realizou a sua tradicional pelada.  Por motivo do fechamento do Estádio "O GALEGÃO" para reforma do gramado, o local do evento foi o Estádio "O Ferreirão'', popularmente conhecido por campo do Silvano, localizado na Vila Dr. Francisco Simões (Vila dos Pescadores), na Quadra 05. 

O tradicional encontro futebolistico do domingo foi marcado pela visita do novo comandante da 4ª CIPM, Ten Cel Fradiki Lopes. Na oportunidade, o mandatário concedeu entrevista ao radialista e blogueiro Assis Ramalho. (ASSISTA O VÍDEO ABAIXO) E CONHEÇA O HISTÓRICO DA CARREIRA MILITAR DO TE. CEL. FRADIKI LOPES.


HISTÓRICO NA CARREIRA MILITAR

Petrolândia: Confira agenda da semana da Clínica MAIS SAÚDE, de 07 a 11 de abril de 2025

 


Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda da semana, de 07 a 11 de abril de 2025.

Confira no quadro disponibilizado.e agende sua consulta

ATENÇÃO! À Clínica Mais Saúde Petrolândia e Floresta-PE, agora está com Laboratório de Análises Clínicas Próprio.

Não esqueça de agendar seus exames com a credibilidade e confiança Mais Saúde que você já conhece!

Futebol: Confira os jogos de hoje, horários e onde assistir ao vivo (domingo, 6 de abril de 2025)

Arte/Lúcia Xavier Ramalho

Confira os jogos de hoje, horários e onde assistir ao vivo (domingo, 6 de abril de 2025)

Brasileirão

* Atlético-MG x São Paulo – 16h – Globo e Premiere

* Fluminense x RB Bragantino – 16h – Globo e Premiere

* Sport x Palmeiras – 18h30 – Record, CazéTV e Premiere

* Internacional x Cruzeiro – 18h30 – Premiere

* Vitória x Flamengo – 18h30 – Premiere

* Mirassol x Fortaleza – 18h30 – Premiere

* Santos x Bahia – 20h30 – Sportv e Premiere

>>> Confira jogos e classificação do Brasileirão 2025 Série A

Brasileirão Série B

* Ferroviária x Remo – 19h – RedeTV!, Desimpedidos e Disney+

* Volta Redonda x Cuiabá – 19h – Disney+

* Avaí x Novorizontino – 20h – ESPN 4 e Disney+

Datafolha: 67% dizem que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura


Bolsonaro dá entrevista coletiva nesta quarta-feira (26) após virar réu por tentativa de golpe de Estado. — Foto: Adriano Machado/Reuters

Por Redação g1

Pesquisa Datafolha divulgada pelo jornal "Folha de S.Paulo" no sábado (5) aponta que 67% dos entrevistados acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria desistir de uma candidatura nas eleições de 2026.

O levantamento ouviu 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios, de terça (1º) até quinta-feira (3). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Veja os números a seguir:

* Deveria abrir mão e apoiar outro candidato: 67%

* Deveria manter a candidatura à Presidência: 28%

* Não sabem: 5%


Atualmente, Bolsonaro está inelegível. Mesmo assim, ele afirma que irá se registrar como candidato nas eleições presidenciais do próximo ano.

O levantamento também perguntou aos entrevistados quem Bolsonaro deveria apoiar caso não seja candidato. Confira a seguir:

* Michelle Bolsonaro (PL): 23%

* Tarcísio de Freitas (Republicanos): 21%

* Eduardo Bolsonaro (PL): 14%

* Pablo Marçal (PRTB): 11%

* Ratinho Junior (PSD): 7%

* Ronaldo Caiado (União Brasil): 4%

* Romeu Zema (Novo): 4%

* Nenhum: 9%

* Não sabem: 7%

MEC divulga resultado da primeira chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas; A partir de segunda (7), será aberta a segunda chamada - Bolsa mensal de R$ 1.050 começa a ser paga em maio

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Daniella Almeida – Repórter da Agência Brasil

O resultado da primeira chamada do programa Pé-de-Meia Licenciaturas está disponível aos estudantes de cursos presenciais de licenciatura, que cumprem os requisitos do programa federal, que incentiva o ingresso na carreira docente.

A consulta pode ser feita no portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os candidatos que não foram aprovados nesta primeira chamada e discordarem do resultado podem entrar com recurso a partir deste sábado (5) até a próxima quarta-feira (9).

O resultado final dos contemplados será divulgado em 14 de abril. Os selecionados devem começar a receber a bolsa mensal de R$ 1.050 em maio.

A partir de segunda-feira (7), o Ministério da Educação (MEC) abrirá a segunda chamada do Pé-de-Meia Licenciaturas. Os estudantes devem fazer o cadastro de currículo e a pré-inscrição na Plataforma Freire.

Estudantes elegíveis

O estudante poderá se candidatar à bolsa do novo programa se tiver ingressado e estiver regularmente matriculado em curso de licenciatura presencial, reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) ou pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) Social.

Outro requisito para ser elegível é que o candidato tenha obtido alto desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, com nota igual ou superior a 650 pontos.

Para continuar a receber a bolsa mensal, o estudante deve cursar a quantidade de créditos obrigatórios de cada período e ser aprovado nas matérias em que está efetivamente matriculado.
A bolsa

O programa do Ministério da Educação (MEC) concede apoio financeiro de R$ 1.050 aos estudantes dos cursos de licenciatura que se cadastrarem para a bolsa e forem aprovados. O valor mensal é dividido em:bolsa mensal de R$ 700, disponível para saque a qualquer momento d o período regular do curso;
incentivo à docência de R$ 350, na modalidade de poupança, que poderá ser resgatado após a conclusão do curso, se ingressar na rede pública de educação básica, no prazo de até cinco anos após concluir o curso. 

As bolsas serão pagas pelo MEC, por meio da Capes, do início até o fim do curso. Os valores serão destinados diretamente aos estudantes, limitado a 48 parcelas.
Pé-de-Meia Licenciaturas

O Pé-de-Meia Licenciaturas, como é chamada a Bolsa de Atratividade e Formação para a Docência, é um dos eixos do programa Mais Professores para o Brasil que integra ações para valorizar o magistério e qualificar a educação básica no país.

O suporte financeiro do Pé-de-Meia Licenciaturas tem a finalidade de incentivar a docência, permitindo aos beneficiados que se dediquem integralmente às atividades acadêmicas e ao estágio supervisionado obrigatório do curso.

Adicionalmente, o pagamento do incentivo tem os objetivos de atrair estudantes com alto desempenho para as licenciaturas e para a carreira docente; reduzir a evasão nos cursos de licenciatura; e incentivar o ingresso de concluintes das licenciaturas nas redes públicas de ensino.

De acordo com dados de 2023 do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a taxa de desistência acumulada das licenciaturas variou de 53% nos cursos de pedagogia a 73% em física.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site do Pé-de-Meia Licenciaturas, o telefone da Central de Atendimento: 0800 616161 (opção 7); e o e-mail: faleconosco@capes.gov.br .

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (06/04/2025) e faça seu pedido

 

Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (06/04/2025) e faça seu pedido pelo (87) 9.9995-6667

Os pedidos também podem ser feitos através do site. ↪️ LINK PARA PEDIDOS:


Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada