segunda-feira, março 24, 2025

Florestano Kaio Maniçoba toma posse como secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco



O deputado estadual Kaio Maniçoba (PP) tomou posse nesta segunda-feira (24) como titular da Secretaria de Turismo e Lazer de Pernambuco. O agora secretário consolida a presença do Progressistas (PP), partido comandado pelo deputado federal Eduardo da Fonte, na gestão de Raquel Lyra (PSD).

Na cerimônia de posse, diversas lideranças do Estado estiveram presentes, como os deputados federais Eduardo da Fonte, Lula da Fonte (PP) e Pastor Eurico (PL); o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Ricardo Paes Barreto; além de secretários do governo e diversos parlamentares da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe).

O presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), esteve no Palácio do Campo das Princesas e acompanhou a governadora em exercício, Priscila Krause (PSDB), e o secretário Maniçoba até a sala onde a cerimônia ocorreu. No entanto, devido à agenda, Porto não permaneceu no evento.

Em seu discurso, Kaio Maniçoba agradeceu a oportunidade e destacou a satisfação em participar de um governo no qual acredita. A troca na secretaria, com a saída de Paulo Nery e a chegada de Maniçoba, é vista como um movimento estratégico de fortalecimento político do governo. O novo secretário afirmou não ter vergonha de fazer política.

“Antes de tudo, sou político. Tem gente que tem vergonha de fazer política, eu não. Tenho orgulho do que faço e do povo que represento. Sei da missão institucional que devo cumprir, mas, sem dúvida nenhuma, minha missão maior também é política. É buscar pessoas, buscar parceiros, fortalecer o governo Raquel Lyra, fortalecer nosso partido e fortalecer minha atuação como deputado. É um projeto conjunto”, afirmou.

Sobre eventuais mudanças na pasta, Maniçoba afirmou:

“É natural que quem chega a qualquer ambiente faça ajustes. Temos alguns nomes que sempre nos acompanham, pessoas de nossa confiança e que conhecem nossa forma de trabalhar. Mas ainda não paramos para definir no que vamos mexer.”

A governadora em exercício, Priscila Krause, prestou homenagem ao antigo secretário, Paulo Nery, e deu as boas-vindas ao novo titular da pasta.

“Kaio muda de posição em um time do qual ele já fazia parte. Antes como deputado, agora como secretário, emprestando seu tempo, seu comprometimento e sua competência para que as políticas de turismo de Pernambuco sejam cada vez mais alavancadas”, declarou.

Por Ricco Viana Do Blog da Folha

Petrolândia: Drª Bruna Bastos (Ginecologista, Obstetra e Ultrassonografista) atende nesta quarta e sexta-feira ( 26 e 28) na Clínica MAIS SAÚDE; confira os demais profissionais que também atendem na semana

 


Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa que Drª Bruna Bastos (Ginecologista, Obstetra e Ultrassonografista) atende nesta quarta e sexta-feira, 26 e 28 de março de 2025.

Agende já o seu exame!

Petrolândia: Confira abaixo agenda de profissionais que também na Clínica Mais Saúde nesta semana.

Julgamento de Bolsonaro no STF: saiba a hora e como será a sessão que pode tornar o ex-presidente réu


Serão analisadas as denúncias contra Bolsonaro e ex-ministros - Foto: Davi de Queiroz/Folha de Pernambuco

Começa nesta terça-feira a análise das denúncias contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete de seus aliados, acusados de participação na trama golpista, na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os magistrados definirão se o ex-mandatário e integrantes da cúpula militar denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR) se tornarão réus por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, feita após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

A sessão terá início a partir das 9h30 e será transmitida através dos canais da TV Justiça.

Serão analisadas as denúncias contra Bolsonaro e os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).

Estão também na lista o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos e o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, também deputado federal pelo PL-RJ.

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, também integra esse grupo.

Petrolândia: Vende-se uma casa na Agrovila 1 mandantes, bloco 4, próximo ao Rio são Francisco


Vende-se uma excelente casa, 3 quartos,3 banheiros, 2 Salas, 2 cozinhas, área de serviços, garagem, quintal. Com ponto de comércio.

Local: Agrovila 1 mandantes, bloco 4  Petrolândia. Próximo ao Rio são Francisco .

R$ 43.000 mil aceita oferta avista.

Contato: 87 - 9. 9607-8945

Cinco adolescentes morrem após afogamento na Bahia; quatro são da mesma família e morreram no Rio São Francisco

Adolescente morreu após se afogar em Angical — Foto: Corpo de Bombeiros Militar da Bahia

Cinco adolescentes morreram e um segue desaparecido nesta segunda-feira (24), após se afogarem no fim de semana, em duas cidades da Bahia. Quatro vítimas são da mesma família e morreram no Rio São Francisco.

As vítimas com idades entre 12 e 16 anos se afogaram no município de Barra, no domingo (23). Conforme detalhou a Polícia Militar (PM), uma das vítimas aprendia a nadar, quando precisou de socorro, e as outras três pularam na água para tentar ajudar, sem sucesso.

O resgate dos corpos foi feito por moradores da região. Todos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Bom Jesus da Lapa. Não há detalhes sobre os sepultamentos deles.

As vítimas foram identificadas como Ayxa Adrielle De Souza Da Silva, Davi Francisco Dos Santos Da Silva, Jardielle Alves da Silva e Kaua dos Santos Da Silva.

Governo muda regra no Bolsa Família para evitar fraudes; A partir de agora, será obrigatória a coleta de dados domiciliar


Benefíciária com cartão Bolsa Família — Foto: Divulgação

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta segunda-feira um decreto que atualiza as regras do programa Bolsa Família. Dentre as mudanças, o governo deu mais um passo para combater fraudes no programa, com foco nas famílias unipessoais. A partir de agora, será obrigatória a coleta de dados domiciliar desse tipo de beneficiário antes da inclusão no Bolsa Família pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

O percentual de famílias unipessoais no programa aumentou muito no governo de Jair Bolsonaro, quando o valor do benefício não variava, não importando o número de pessoas na família. O número saiu de 2,2 milhões no fim de 2021 para 5,8 milhões um ano depois. Por isso, esse grupo de beneficiários está na mira do pente-fino da administração Lula desde 2023.

Atualmente, são 3,4 milhões de pessoas "solitárias" que recebem o auxílio, 16,80% do total de famílias beneficiárias, ainda acima do patamar considerado adequado pelo Ministério de Desenvolvimento Social (16%), liderado por Wellington Dias.

No esforço de combater fraudes, a pasta já vinha recomendando aos estados e municípios que superavam esse percentual a atualizar os cadastros das famílias unipessoais por meio de visitas domiciliares de agentes públicos. Agora, será obrigatória essa conferência presencial para a inclusão de novos beneficiários no programa.

"As famílias compostas de uma só pessoa sem inscrição ou atualização cadastral realizada por meio de entrevista em domicílio não poderão ingressar no Programa Bolsa Família enquanto não forem realizadas essas ações", diz o trecho do decreto.

Até o final de 2026, essa obrigatoriedade também valerá para a atualização dos cadastros, mas vai depender de regulamentação do Ministério do Desenvolvimento Social.

No mesmo decreto, a pasta alterou as regras de proteção do programa, que definem a permanência por um determinado período no Bolsa Família, mesmo que a pessoa consiga um emprego e supere a linha de pobreza, que é de R$ 218 per capita.

A regra anterior previa que seriam abarcadas pela proteção as famílias com renda per capita de até meio salário mínimo. Agora, o decreto diz que o Ministério do Desenvolvimento Social irá estabelecer o novo limite. Além disso, a norma anterior previa 24 meses de tempo de permanência na regra de proteção. O documento de hoje também deixa em aberto esse período, que será definido em ato do ministro Wellington Dias.

Houve ainda um acréscimo no decreto que estabeleceu que as famílias que saem do programa após o fim do período de permanência terão 36 meses para retornar com prioridade ao Bolsa Família.

Por Thaís Barcellos — Brasília - O GLOBO

Saiba os benefícios para você ter sua saúde bucal em dias na Odontocompany Petrolândia. Confira!

 

Um sorriso saudável é aquele que resulta de uma boa higiene bucal e de uma alimentação equilibrada. Ele está associado a uma boa qualidade de vida e autoestima. Por conta disso, o sorriso torna-se extremamente importante para as relações sociais. Ele pode influenciar positivamente a forma como as pessoas nos olham e até mesmo, abrir portas para o sucesso profissional. Por isso, sorrir nos torna mais confiantes e atraentes para os outros, além de reduzir o estresse e aumentar a autoestima e bem-estar.

Por outro lado, um sorriso que não é cuidado também afeta diretamente a saúde, gerando autoestima baixa, desânimo e frustrações em diversas situações cotidianas, além de impactar na saúde física. Por isso, é fundamental: escovar os dentes corretamente, utilizar fio dental após as refeições; trocar a escova de dentes a cada 3 meses e consultar o dentista regularmente.

Para que você que deseja obter saúde bucal, nós da Odontocompany estamos localizados na Avenida Auspício Valgueiro Barros, quadra 09 Nº436 - Petrolândia/PE. Nosso fone é (87) 99994-4364 e (87) 9 9929 9505

Petrolândia: Clínica Bangalô avisa que Drª Rayanne Mourato (Neuropediatria) atende dia 1º de abril/2025 (terça-feira); agende já sua consulta

  

A Clínica Bangalô - Centro de Atendimento Infantil Especializado que funciona na Avenida Sabino Costa, Quadra 07 de Petrolândia, ao lado da Escola Erem Delmiro Gouveia, anuncia que Drª Rayanne Mourato [Neuropediatria] atende dia 1º de abril de 2025, terça-feira.

Agende seu horário

Contato: 87 99641-2305

A Clínica Bangalô também conta com:

👩‍⚕Pediatra
🦷Odontopediatra 
🦷Ortodontista
🧠Psicóloga 
📖Psicopedagoga 
🗣Fonoaudiologa
🍓Nutricionista 
🎼 Musicoterapeuta 
🤱Consulta de amamentação 
🧩 Terapeuta ocupacional
👩‍⚕️Neuropediatria

Siga o nosso Instagram:
www.instagram.com/clinicabangalo

Governo analisa pedido para antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas

Benefícios como aposentadoria por idade ou invalidez podem ser solicitados pelo telefone 135 ou no portal “Meu INSS” — Foto: Reprodução/Freepik

A equipe econômica vai avaliar a possibilidade de antecipar o pagamento do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas em 2025.

Segundo interlocutores do governo, o Ministério da Previdência Social já fez um pedido para que os recursos sejam depositados antecipadamente — a exemplo do que aconteceu nos últimos anos.

A decisão final, entretanto, ainda não foi tomada pela área econômica, que deve se debruçar sobre o tema nos próximos dias.

Até então, o foco estava no orçamento deste ano, que foi aprovado somente na semana passada pelo Congresso Nacional.

* Há possibilidade de que, se antecipados, os valores sejam depositados em abril e maio.

* Entretanto, ainda não é possível saber quando isso acontecerá

* Pelo cronograma tradicional, os valores são depositados somente no segundo semestre.

* Em 2022 e em 2023, por exemplo, o abono foi pago em maio e junho.

Se formalizada, a antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas precisa de um ato legal, um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Terão direito ao abono pessoas que, em 2025, tenham recebido auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão da Previdência Social.

O governo não informou quantas pessoas podem ser beneficiadas.

Mais de R$ 80 bilhões pagos em fevereiro

Em fevereiro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagou mais de 40 milhões de benefícios, o que totalizou R$ 82,2 bilhões.

Segundo o governo, 28,5 milhões de pessoas, cerca de 70% do total dos aposentados e pensionistas, receberam um salário-mínimo (R$ 1.518).

Outros 12,2 milhões de beneficiários recebem acima do piso nacional, entre esse quantitativo, 10,6 mil ganham o teto da Previdência Social.

Por Alexandro Martello, g1 — Brasília

Criança morre afogada em piscina de chácara, na zona rural de Petrolândia/PE

 

Foto ilustrativa

Uma menina de apenas 3 anos de idade morreu afogada na piscina de uma chácara, na tarde deste domingo (23), na Zona Rural de Petrolândia (PE), Sertão de Itaparica. A vítima foi identificada como Eloah Cecília Ferreira Barreto. A criança estava acompanhada dos pais, que moram em Paulo Afonso (Norte da Bahia), e teria entrado sozinha na piscina em um momento de distração dos responsáveis. Pouco tempo depois, os pais perceberam que Eloah não estava perto deles e iniciaram as buscas. A menina foi encontrada afogada na piscina e precisou ser levada para um hospital da rede municipal de saúde, onde já chegou sem vida. O corpo dela foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Petrolina. 

 As informações são crédito do Portal R1 e Blog do Carlos Brito

Paulo Afonso perde um dos seus médicos mais renomados; faleceu Dr. Francisco Xavier



Neste domingo, 23 de março de 2025, Paulo Afonso perdeu um dos seus médicos mais renomados, o Dr. Francisco Xavier do Carmo Filho, cirurgião geral, que faleceu enquanto estava no centro cirúrgico do Hospital Nair Alves de Souza. O médico estava realizando um parto quando sofreu uma parada cardíaca, interrompendo sua longa e dedicada carreira de salvar vidas.

Imediatamente após o ocorrido, foi iniciado um protocolo de RCP (reanimação cardiopulmonar), com vários ciclos de tentativa de reanimação, cerca de oito, sendo realizados por especialistas e colegas de profissão que rapidamente se dirigiram ao hospital para prestar auxílio. O filho do médico, Fabrício Xavier, também médico, esteve ativamente auxiliando nos procedimentos e oferecendo todo o suporte necessário para o tratamento de seu pai.

Apesar dos esforços incansáveis da equipe médica e de toda a dedicação para tentar trazer Dr. Francisco de volta, por volta das 15:30h, infelizmente, o médico foi declarado falecido.

Com décadas de experiência e um legado de serviços prestados à população de Paulo Afonso e região, Dr. Francisco deixou uma marca profunda não apenas nos pacientes que atendeu ao longo dos anos, mas também em seus familiares e colegas de profissão. Seu trabalho nos hospitais e clínicas e seu cuidado dedicado a cada pessoa que passava por suas mãos são lembrados com enorme respeito.



O legado do Dr. Francisco Xavier segue vivo não só através da sua história, mas também através de seus filhos, que seguiram sua carreira e hoje atuam como médicos: Fabrício Xavier e Isabela Xavier. O médico deixa uma enorme lacuna na saúde local, sendo uma referência para todos os profissionais da área.

Neste momento de grande perda, amigos, familiares e colegas de trabalho prestam suas homenagens a Dr. Francisco Xavier do Carmo Filho, cuja trajetória e dedicação à medicina ficarão eternamente marcados na história de Paulo Afonso.

Por Redação PA4

Petrolândia: Dr. Raphael Albuquerque (Ortopedista) atende nesta segunda (24) na Clínica MAIS SAÚDE; confira os demais profissionais que também atendem na semana

 


Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa que Dr. Raphael Albuquerque (Ortopedista) atende nesta segunda-feira, 24 de março de 2025.

Agende já o seu exame!

Petrolândia: Confira abaixo agenda de profissionais que também atenderão hoje e no perído de toda semana, de 24 a 28 de março de 2025.

Comitiva de Lula chega ao Japão para tentar ampliar parcerias comerciais


Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante chegada a Tóquio, no Aeroporto Haneda, no Japão. — Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao Japão nesta segunda-feira (24) — noite deste domingo (23), no horário de Brasília —, acompanhado dos presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Os ex-presidentes das Casas, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Senado, e Arthur Lira (PP-AL), da Câmara, também integram a comitiva, além de outros parlamentares e ministros (veja mais abaixo).

A viagem foi planejada para ampliar parcerias comerciais na Ásia. A equipe de Lula considera estratégico diversificar as correntes de negócios e sinalizar equilíbrio na guerra comercial travada atualmente entre chineses e americanos — os dois maiores parceiros comerciais do Brasil.


Comitiva de Lula chega ao Japão nesta segunda-feira (24). — Foto: Ricardo Stuckert / PR

Lula tem dado demonstrações de que pretende continuar a investir em uma relação próxima com Motta e Alcolumbre. Especialmente, considerando que são eles os responsáveis por definir as pautas da Câmara, Senado e Congresso pelos próximos dois anos.

O petista deve aproveitar a viagem para discutir com Motta e Alcolumbre os temas que são prioridade para o governo no Congresso. Lula tem tentado se fortalecer junto ao Legislativo para aprovar pautas que ajudem a reverter a atual crise de popularidade do governo.

➡️Nessa semana, o presidente enviou ao Congresso o projeto de lei que prevê isenção no Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês, além de um desconto parcial para quem recebe entre R$ 5 mil e R$ 7 mil mensais.

➡️O governo também lançou, na sexta-feira (22), a medida provisória (MP) que cria linha de crédito consignado para trabalhadores com carteira assinada do setor privado. Até este domingo, cidadãos simularam quase 36 milhões de pedidos de crédito na plataforma.

A MP tem efeito de lei assim que publicada no "Diário Oficial da União" (DOU), mas precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional em até 120 dias para continuar valendo.

Veja integrantes da comitiva presidencial ao Japão:

Homenagens de família e amigos marcam velório do cantor Rafa Diniz, morto afogado no Rio São Francisco


Rafa Diniz tem velório com homenagens de amigos e familiares - Reprodução Youtub


O cantor Rafa Diniz, vítima de um afogamento em um trecho do Rio São Francisco, foi sepultado na manhã deste domingo (23), após um velório marcado por muitas homenagens de amigos e familiares.

Entre os presentes nas cerimônias, estava a viúva do artista, Rafaela Carolina Cavalcante. Nas redes sociais, a mulher compartilhou momentos da despedida, ocorrida em Petrolina (PE).

Com instrumentos musicais, o grupo fez interpretações de canções apresentadas pelo artista nos shows que fazia. Uma das imagens mostra ainda uma salva de palmas em homenagem a Rafa Diniz.

STF mira em outros núcleos da trama golpista de Bolsonaro para abril, inclusive os responsável pelo “gerenciamento de ações” do 8 de janeiro


Ministros da Primeira Turma do STF marcam julgamento para próxima terça(25) da denúncia contra o ex-presidente da República Jair Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe. Plenário da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal — Foto: Foto: Cristiano Mariz/Agência O Globo

Após decidir se torna réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por participação na trama golpista, em análise que começa amanhã, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai decidir até o fim do mês que vem o futuro de outros 18 acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de envolvimento na tentativa de golpe de Estado após a vitória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2022.

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, dividiu os denunciados em quatro núcleos como forma de “otimizar o andamento processual”, segundo escreveu nas peças do processo. Três já tiveram os julgamentos marcados. Na sexta-feira, o ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, liberou a denúncia do quarto grupo, com sete integrantes. Caberá agora a Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma da Corte, marcar a data da sessão.

O calendário começará amanhã com a análise do núcleo central, composto por Bolsonaro e os ex-ministros Walter Braga Netto (Casa Civil e Defesa), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa). Estão também na lista o ex-comandante da Marinha Almir Garnier Santos e o ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, deputado federal pelo PL-RJ. O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, é outro integrante do grupo, “embora com menor autonomia decisória” porque teria atuado como porta-voz do então presidente, de acordo com a denúncia. Caso seja necessário, haverá uma sessão na quarta-feira.

Núcleo com militares

No passo seguinte, os ministros da Primeira Turma vão analisar a acusação contra o terceiro núcleo, que seria responsável pelo “gerenciamento de ações” golpistas, em sessões de 8 e 9 de abril. O grupo reúne 11 militares da ativa e da reserva do Exército e um policial federal suspeitos de terem promovido ações táticas para levar a cabo um golpe. Uma dessas táticas teria sido uma campanha pública deliberada para pressionar o Alto Comando das Forças Armadas a aderir ao conluio, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

Integram a Primeira Turma, além de Moraes e Zanin, os ministros Luiz Fux, Flávio Dino e Cármen Lúcia. Os cinco vão analisar nos dias 29 e 30 de abril a acusação contra o segundo núcleo, o operacional, com seis pessoas. Fazem parte deste grupo os ex-assessores de Bolsonaro Filipe Martins e Marcelo Câmara, o ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, o general Mário Fernandes, a ex-subsecretária de Segurança do Distrito Federal Marília de Alencar e o ex-secretário-adjunto da Secretaria de Segurança do Distrito Federal Fernando de Sousa Oliveira.


Em cada um desses julgamentos, a Primeira Turma vai decidir se acolhe ou rejeita as denúncias oferecidas pela PGR. Se aceitar, os denunciados viram réus e inicia-se a ação penal propriamente dita. Nessa fase, serão tomados depoimentos dos réus e das testemunhas de acusação e de defesa, e as partes podem pedir a produção de novas provas antes de o julgamento ocorrer no colegiado. Os advogados dos acusados negam que tenha havido uma tentativa de golpe e tentaram a anulação da delação de Mauro Cid que deu detalhes da trama, o que não foi obtido.

Ministros da Corte avaliam sob reserva que o ideal é encerrar o processo ainda em 2025, para evitar que o caso se arraste até o ano da próxima eleição presidencial. Como mostrou O GLOBO, para que esse objetivo seja alcançado, o STF precisará adotar um ritmo até quatro vezes mais rápido do que o que costuma levar na análise de ações penais.

Desinformação

O movimento mais recente aconteceu na sexta-feira, quando Moraes liberou para a pauta a avaliação sobre o quarto núcleo. De acordo com a acusação, este núcleo seria responsável por espalhar desinformação, especialmente sobre o processo eleitoral, e insuflar uma ofensiva para a ruptura democrática. Sete pessoas integram o grupo, que vai ter o futuro decidido em data ainda a ser anunciada por Zanin.

Ao todo, a PGR denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas por envolvimento na trama golpista. Eles são acusados de cometer cinco crimes: organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do estado democrático de Direito, golpe de Estado, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e considerável prejuízo à vítima.

Um dos acusados não integra nenhum dos núcleos e não teve o processo liberado por Moraes para a pauta: o influenciador Paulo Figueiredo Filho, que também impulsionaria a desinformação e, segundo a PGR, teria ajudado a pressionar os militares a aderir ao plano golpista, atacando os que se opuseram. Ele nega as acusações.

Por Ivan Martínez-Vargas — Brasília

Mega-Sena: aposta feita no Sertão de Pernambuco acerta a quina e leva prêmio de quase R$ 60 mil; veja os números e os demais sorteios de sábado (22/03/2025) - Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira


Bilhete da Mega-Sena — Foto: Agência Brasil

Uma aposta acertou cinco dos seis números sorteados no concurso 2.843 da Mega-Sena, realizado na noite da sábado (22). Ela levou um prêmio de R$ 59.604,51.

🍀 Os números sorteados foram: 01 - 37 - 39 - 40 - 43 - 59.

💰 O jogo que venceu a quina em Pernambuco foi feito em Petrolina, no Sertão do estado.

💲 Na quadra, Pernambuco teve 47 ganhadores, incluindo apostas simples e bolões. Os prêmios variaram em torno de R$ 1.376,08.

VEJA TAMBÉM


Em Petrolândia/PE as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira, na Avenida Auspício Valgueiro de Barros



Denúncia do golpe: saiba o rito do julgamento no STF que pode tornar Bolsonaro e 7 aliados réus


Ex-presidente Jair Bolsonaro pode se tornar réu por tentativa de golpe de Estado — Foto: Sergio Lima / AFP

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) vai dedicar três sessões, entre terça (25) e quarta-feira (26), para decidir se aceita denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete acusados de tentativa de golpe de Estado em 2022.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), essas pessoas fazem parte do "núcleo crucial" da organização criminosa. Integram esse grupo:

1 - Jair Bolsonaro, ex-presidente;

2 - Alexandre Ramagem, ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin);

3 - Almir Garnier Santos; ex-comandante da Marinha do Brasil;

4 -Anderson Torres; ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;

5 - General Augusto Heleno; ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência;

6 - Mauro Cid; ex-chefe da Ajudância de Ordens da Presidência;

7 - Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa; e

8 - Souza Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil.



Os cinco ministros da Primeira Turma vão decidir se recebem ou não a denúncia contra Bolsonaro e os sete aliados. Os oito são acusados de terem cometido cinco crimes:

1 - golpe de Estado

2 - abolição violenta do Estado Democrático de Direito

3 organização criminosa armada

4 dano qualificado

5  - e deterioração de patrimônio tombado.


Se for rejeitada, a acusação será arquivada. Se a acusação for aceita pela Primeira Turma, será aberta uma ação penal e os denunciados vão se tornar réus no tribunal.

O g1 explica nesta reportagem como será o rito de julgamento. As sessões estão marcadas para a terça-feira (25), às 09h30 e às 14h; e, para quarta-feira (26), às 09h30.

O passo a passo

Veja em tópicos como será a análise da denúncia contra Bolsonaro e os aliados.

1 - a primeira sessão será aberta pelo presidente da Primeira Turma, ministro Cristiano Zanin;

2 - na sequência, será lido o relatório pelo ministro Alexandre de Moraes. O documento reúne informações sobre o andamento das investigações;

3 - autora da denúncia, a PGR deve apresentar suas considerações sobre o caso. A chamada sustentação oral terá 30 minutos de duração e será feita pelo procurador-geral, Paulo Gonet.

4 - Os advogados dos acusados vão apresentar seus argumentos. Cada representante terá 15 minutos, em ordem a ser definida pelo presidente da Turma, Cristiano Zanin;

5 - o relator, Alexandre de Moraes, começa a votar sobre as chamadas questões preliminares – são questionamentos processuais levantados pela defesa, como competência do colegiado para julgamento, por exemplo);

6 - os outros quatro ministros da Turma votam sobre as preliminares. Apresentam seus votos nesta ordem: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin, que preside o colegiado.

7 - o relator, então, analisa o mérito da denúncia, ou seja, se manifesta diretamente sobre o pedido de abertura de ação penal;

8 - os demais ministros votam no mérito. Apresentam seus votos nesta ordem: Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.


Próximas etapas

Da decisão dos ministros, cabe recurso à própria Turma. São possíveis, por exemplo, os embargos de declaração, que buscam esclarecer pontos obscuros e contraditórios ou apontar eventuais omissões ou, até mesmo, erros na decisão.

Se for aberta a ação penal, o grupo vai responder a um processo no STF. O próximo passo é a abertura da fase de instrução processual, quando são colhidas as provas e depoimentos de testemunhas e acusados.

Encerrada esta etapa, será realizado outro julgamento: desta vez, os ministros vão decidir se os envolvidos são considerados culpados ou inocentes. Se forem inocentados, o processo será arquivado.

Se forem condenados, terão fixadas penas de forma individual, a depender da participação de cada um nas ações ilegais.

Por Fernanda Vivas, TV Globo — Brasíli