domingo, janeiro 26, 2025

Primeira delação de Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, citou 9 dos 40 indiciados pela PF em relatório sobre trama golpista


THAÍSA OLIVEIRA

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

O primeiro depoimento da delação premiada do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) Mauro Cid citou 9 das 40 pessoas que acabaram sendo indiciadas pela Polícia Federal sob suspeita de participação em tentativa de golpe de Estado após a vitória de Lula (PT).

Conforme a íntegra do documento de agosto de 2023, obtida pelo colunista Elio Gaspari, Cid apontou 20 nomes que estariam envolvidos na trama golpista, mas nem todos foram indiciados mais de um ano depois pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

No depoimento, o militar já sugeria o envolvimento dos generais Walter Braga Netto, ex-ministro e candidato derrotado a vice-presidente, Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa e ex-comandante do Exército, e Mario Fernandes, ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência.

Petrolândia perde um dos seus filhos mais ilustres de sua história: Relembre vídeo da entrevista de Labi a Assis Ramalho onde ele conta a sua rica tragetória de vida

 

LABÍ CONTOU SUA HISTÓRIA EM ENTREVISTA A ASSIS RAMALHO

Em novembro de 2021, no conforto de sua casa, Labi fez relato de sua história no comércio e no futebol de Petrolândia, entre outras resenhas, em entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia.

Morreu na manhã deste domingo (26/01/2025), no Hospital Municipal de Petrolândia, João Ferreira da Silva, popularmente conhecido por Labí.

Petrolândia perde uma verdadeira lenda

Na antiga cidade de Petrolândia, 'Galinho', como também era conhecido, foi o primeiro funcionário da Padaria São Francisco do empresário João Rodrigues (in memorian), pai de Armando Rodrigues, do Grupo Sanfrancisco.

Labí é o que podemos chamar de uma verdadeira lenda do comércio de Petrolândia. Desde sua adolescência, dedicou sua vida à profissão de balconista. Com o seu carisma e dedicação a profissão que abraçou, por mais de 60 anos prestou serviços ao grupo que lhe deu o primeiro emprego.Ele também trabalhou por vários anos no Grupo Sanfrancisco na atual Petrolândia.

Labi também foi um dos maiores desportista de Petrolândia. Foi atleta e fundador do lendário time do Canta Galo, clube que marcou época na antiga cidade (hoje submersa as águas do Rio São Francisco)

LABÍ CONTOU SUA HISTÓRIA EM ENTREVISTA   A  ASSIS RAMALHO

Em novembro de 2021, Labi fez relato de sua história no comércio e no futebol de Petrolândia, entre várias resenhas, em entrevista exclusiva ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia.

VEJA ABAIXO VÍDEO DA ENTREVISTA E FOTOS






Adeus, Labí! lenda do comércio e do futebol de Petrolândia!

Nossas condolências aos familiares

Novos secretários municipais de educação se reúnem em seminário no Recife na terça-feira (28)

Foto: José Bonifácio Lira

Nesta terça-feira, 28 de janeiro, mais de 170 novos secretários municipais de educação de Pernambuco estarão reunidos no Centro de Eventos Recife, na Imbiribeira, para o I Seminário dos Dirigentes Municipais de Educação – Gestão 2025-2028, promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação de Pernambuco (Undime/PE). O encontro discutirá os desafios e perspectivas da educação no estado, com foco no papel estratégico do Censo Escolar, no Fundo Nacional da Educação Básica (Fundeb) e nas ações do Ministério da Educação para os municípios.

"A Undime/PE tem um papel fundamental em orientar e acolher os dirigentes municipais de educação, especialmente no início de suas gestões. Este seminário é uma oportunidade única para alinhar estratégias e fortalecer a educação básica em Pernambuco", destacou Andreika Asseker, presidente da Undime/PE e dirigente municipal de educação de Igarassu.

Petrolândia: Família SANFRANCISCO DISTRIBUIDORA divulga nota de pesar pela morte de LABÍ

 

É com profundo pesar que comunicamos o falecimento de Labi, ocorrido no dia 26 de janeiro de 2025, aos 85 anos.

Nascido em 15 de agosto de 1939, Labi deixa saudades e um legado de amor, amizade e lembranças que permanecerão nos corações de todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo.

Que sua memória seja uma fonte de conforto e inspiração para amigos e familiares neste momento de dor.

Descanse em paz.

Blog de Assis Ramalho
Por: Família, SANFRANCISCO DISTRIBUIDORA!

Morre Labi, lenda do comércio e do futebol de Petrolândia

 

Foto/arquivo: Família

Em novembro de 2021, Labi fez relato de sua história no comércio e no futebol de Petrolândia em entrevista exlusiva a Assis Ramalho.


ASSISTA O VÍDEO DA ENTREVISTA ABAIXO DA REPORTAGEM



Morreu na manhã deste domingo (26/01/2025), no Hospital Municipal de Petrolândia, João Ferreira da Silva, popularmente conhecido por Labí. 

O seu corpo  está sendo velado na residência da família, na Rua Gonçalves Dias, na Quadra 07 de Petrolândia. O sepultamento está marcado para às 9 horas da manhã desta segunda-feira (27). Labí tinha 86 anos.

Petrolândia perde uma verdadeira lenda

Na antiga cidade de Petrolândia, 'Galinho', como também era conhecido, foi o primeiro funcionário da Padaria São Francisco do empresário João Rodrigues (in memorian), pai de Armando Rodrigues, do Grupo Sanfrancisco.

Labí é o que podemos chamar de uma verdadeira lenda do comércio de Petrolândia. Desde sua adolescência, dedicou sua vida à profissão de balconista. Com o seu carisma e dedicação a profissão que abraçou, por mais de 60 anos prestou serviços ao grupo que lhe deu o primeiro emprego.Ele também trabalhou por vários anos no Grupo Sanfrancisco na atual Petrolândia.

Labi também foi um dos maiores desportista de Petrolândia. Foi atleta e fundador do lendário time do Canta Galo, clube que marcou época na antiga cidade  (hoje submersa as águas do Rio São Francisco)

LABÍ CONTOU SUA HISTÓRIA EM ENTREVISTA A ASSIS  RAMALHO

Em novembro de 2021, Labi fez relato de sua história no comércio e no futebol de Petrolândia em entrevista exlusiva ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia. 

VEJA ABAIXO VÍDEO DA ENTREVISTA E FOTOS

Tenente-coronel Mauro Cid disse que Michelle e Eduardo Bolsonaro compunham ala mais radical da trama golpista

 

Foto: Reprodução/Redes Sociais

RANIER BRAGON
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS)

Chefe da Ajudância de Ordens de Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid afirmou no primeiro depoimento de sua colaboração premiada que a ala “mais radical” do grupo que defendia um golpe de Estado no Brasil no final de 2022 incluía a então primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

A íntegra do depoimento de Cid, datada de 28 de agosto de 2023, foi obtida pelo colunista Elio Gaspari. Em novembro daquele ano, o UOL revelou que a delação de Cid apontava Michelle e Eduardo como incitadores do golpe.

“Tais pessoas conversavam constantemente com o ex-presidente, instigando-o para dar um golpe de Estado, afirmavam que o ex-presidente tinha o apoio do povo e dos CACs [Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores] para dar o golpe”, diz a transcrição do depoimento de Cid, que agora vem a público.

O relatório final da investigação da Polícia Federal sobre a trama golpista, concluído em 21 de novembro de 2024 –ou seja, um ano e três meses após o depoimento inicial de Cid–, não traz Michelle nem Eduardo entre os 40 indiciados.

O nome da ex-primeira-dama nem é mencionado no documento. Eduardo é citado apenas de forma lateral, no contexto de que seu nome aparecia como contato no telefone celular de um dos investigados.

À época em que vazaram esses pontos da delação de Cid, Eduardo e Michelle negaram ao UOL envolvimento em ações pró-golpe.

As afirmações são “absurdas e sem qualquer amparo na verdade”, disse a defesa de Michelle à época, acrescentando que Bolsonaro ou seus familiares “jamais estiveram conectados a movimentos que projetassem a ruptura institucional do país”. Eduardo disse que a delação de Cid não passava de “devaneio” e “fantasia”.

Um inferno, tortura': brasileiros deportados dos EUA relatam agressões e humilhações


Brasileiros deportados dos Estados Unidos relatam agressões, maus tratos, humilhação e medo de morrer durante viagem de retorno — Foto: Arquivo pessoal

Os primeiros brasileiros deportados dos Estados Unidos, depois da posse de Donald Trump como presidente, pousaram no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na Grande BH, na noite deste sábado (25).

Relatos da experiência da viagem de retorno são dramáticos, com agressividade dos agentes de imigração, das condições desumanas durante todo processo de deportação, e até mesmo problemas com o avião.

Sandra Pereira de Souza, de 36 anos, o marido Alisdete Gonçalves dos Santos, de 49, e os dois filhos pequenos estavam entre os passageiros. Ela contou que viveu momentos tensos, desde o tratamento que receberam até a falta de estrutura do avião.

“Um inferno, uma tortura desde que saímos da Louisiana. Deu para perceber que o avião tinha algum problema. Acho que foi uma falta de compromisso deles com os seres humanos, a gente estava morrendo de medo de morrer”.

Petrolândia: Confira o cardápio completo de César da Feijoada neste domingo (26) e faça o seu pedido

 



Blog de Assis Ramalho
Informação: César da Feijoada



Paulinho, natural de Piranhas-AL, brilha na final da Copinha 2025 e garante título para o São Paulo

A cidade de Piranhas, no sertão alagoano, celebrou o feito de seu filho ilustre, que levou o nome do município ao cenário nacional com sua brilhante atuação na principal competição de base do país.

Na manhã deste sábado, 25 de janeiro de 2025, o São Paulo conquistou o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior ao vencer o Corinthians por 3 a 2 na grande final, realizada no Estádio do Pacaembu. O destaque da partida foi o atacante Paulinho, natural de Piranhas, Alagoas, que marcou dois gols decisivos após substituir o artilheiro Ryan Francisco, suspenso pelo acúmulo de cartões amarelos.

O jogo começou equilibrado, com ambas as equipes buscando o ataque. O Corinthians abriu o placar aos 15 minutos do primeiro tempo, mas o São Paulo reagiu rapidamente. Aos 30 minutos, após cobrança de escanteio de Ferreira, Paulinho mostrou oportunismo e empatou a partida com uma cabeçada precisa.

No segundo tempo, o Tricolor voltou mais ofensivo e virou o jogo aos 20 minutos, com um gol de Andrade após assistência de Matheus Alves. O Corinthians não se abateu e igualou o marcador aos 35 minutos. Porém, aos 42 minutos, Paulinho aproveitou uma falha da defesa adversária e, com frieza, marcou o gol que garantiu o título ao São Paulo.

Paulinho, de 19 anos, chegou ao São Paulo em 2023, vindo do futebol alagoano. Durante a Copinha, ele vinha sendo uma opção frequente no banco de reservas, mas aproveitou a oportunidade na final para se consagrar como herói do título.

Com a conquista, o São Paulo celebra seu quinto título da Copinha, reafirmando a força de sua base formada em Cotia. A atuação de Paulinho na final certamente o coloca como uma promessa a ser observada nos próximos anos no futebol brasileiro.

A cidade de Piranhas, no sertão alagoano, celebra o feito de seu filho ilustre, que levou o nome do município ao cenário nacional com sua brilhante atuação na principal competição de base do país.

Fonte: Blog do Ítalo Timóteo

Homem ataca policiais militares da Bahia dentro de viatura e provoca acidente na BR-101 em Sergipe


Viatura cai em ribanceira na BR-101 em Sergipe — Foto: Ian Souza

Um homem que estava sendo conduzido por policiais militares da Bahia provocou um acidente com uma viatura após atacar os militares com uma faca, na tarde deste sábado (25), na BR-101 em Cristinápolis.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o suspeito estava sendo encaminhado para fazer um teste de bafômetro, quando atacou os militares.

Após o acidente, os policiais foram encaminhados para um hospital da região. O estado de saúde deles não foi informado.

A PRF prendeu o suspeito e ele foi conduzido para uma delegacia.

Por g1 SE

Deportados cantam hino e batem palmas após governo brasileiro retirar algemas



Os brasileiros que foram deportados dos Estados Unidos com algemas e correntes ficaram emocionados quando foram resgatados pelo governo brasileiro em Manaus (AM), que desautorizou o uso da contenção.

Um vídeo divulgado pelo Ministério da Justiça mostra o momento em que o grupo de deportados cantam o hino nacional. Em outro momento, os passageiros vibram e aplaudem quando recebem a informação de um representante da Polícia Federal de que seguiriam o restante da viagem em uma aeronave do Brasil.


A aeronave com os brasileiros deportados fez conexão em Manaus (AM) com destino a Belo Horizonte (MG). O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, proibiu o uso de algemas e correntes. Os deportados foram transferidos para uma aeronave das Forças Armadas para concluir a viagem.

Este é o primeiro avião com deportados brasileiros que chega no país após a posse do presidente Donald Trump, que tem um forte discurso anti-imigrantes.


Thalys Alcântara - Metrópoles

Jovem de município do Sertão de Pernambuco conquista bolsa de estudos em universidade na Califórnia no valor de mais de R$ 2 milhões: A University of Southern California é uma das mais prestigiadas do mundo



Foto: Divulgação

Sofia Alencar, jovem natural de Trindade, município do Sertão de Pernambuco, foi admitida na University of Southern California (USC), considerada uma das universidades mais prestigiadas do mundo, com uma bolsa de estudos no valor total de mais de R$ 2 milhões.

Filha da imigrante brasileira Elisângela Alencar, Sofia agora faz parte de uma instituição de renome mundial, que também foi lar de importantes personalidades. A USC, localizada em Los Angeles, ocupa a 62ª posição no ranking mundial de universidades, se destacando pela excelência acadêmica e inovação.

Reafirmando sua relevância global, cinco egressos da universidade já foram laureados com o Prêmio Nobel. Para efeito de comparação, a USP, que é considerada a melhor universidade do Brasil, ocupa a 251ª posição no mesmo ranking, o que mostra a importância da conquista da brasileira.

A universidade também carrega uma trajetória marcada por invenções e contribuições importantes para o mundo. Foi na USC que um aluno desenvolveu o Adobe Photoshop, e na lista de criações feitas por ex-alunos ou pesquisadores estão também o MySpace e a famosa marca de óculos Oakley.

Além disso, personalidades de destaque global, como Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, que fez mestrado na instituição, e personalidades como George Lucas, Will Ferrell e Forest Whitaker, também têm suas histórias ligadas à USC.

Com muito esforço e determinação, Sofia superou diversos desafios e agora se prepara para cursar Engenharia Biomédica com ênfase em Pré-Medicina. Ela fará parte de um ambiente acadêmico que reúne os maiores talentos globais e contará com uma formação de excelência.

Por: Diario de Pernambuco

Brasileiros deportados por Trump desembarcam no Brasil com pés e mãos algemados; Itamaraty cobrará explicação dos EUA


O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado (25) que pedirá explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento "degradante" dado aos brasileiros deportados algemados do país em um voo que chegou ontem a Manaus-AM.

A informação foi divulgada pelo Itamaraty em uma rede social. Segundo o ministério, o chanceler Mauro Vieira se reuniu neste sábado em Manaus com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional da Força Aérea Brasileira (FAB).

"A reunião subsidiará pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo", afirmou o Palácio do Itamaraty.

Imagens registradas no aeroporto de Manaus na sexta-feira (25/1) mostram que os primeiros brasileiros deportados dos EUA pelo governo Trump tinham algemas nas mãos e também nos pés. As imagens foram cedidas ao Metrópoles


Na noite de sexta (24), um avião contratado pelas autoridades americanas trouxe ao Brasil um grupo formado por 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave precisou pousar na capital amazonense em razão de "problemas técnicos".

Segundo o Ministério da Justiça, após o pouso em Manaus, o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Passos Rodrigues, informou ao ministro Ricardo Lewandowski que os brasileiros haviam sido algemados pelas autoridades americanas. Diante disso, Lewandowski informou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva o que estava acontecido.