quinta-feira, janeiro 09, 2025

Quem são os passageiros do avião que explodiu em Ubatuba


Foto: Reprodução

São Paulo – Passageiros do avião que ultrapassou a pista e explodiu no mar em Ubatuba, no litoral norte do estado, eram da família do produtor rural Nelvo Fries, de acordo com informações de integrantes da empresa dele, a Agrícola Fries.

Entre os ocupantes da aeronave estavam a empresária Mireylle Fries, que é sócia da aeronave, seu marido e dois filhos. O piloto, identificado como Paulo Seghetto, morreu no acidente.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta sexta (10/01/2025 a partir das 08h00; agende já sua consulta


A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta sexta-feira, 10 de janeiro de 2025.

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às quartas-feiras a partir das 14h;00 horas.

Miss do Paraná que jogou bombinhas para espantar gatos perde título após repercussão do caso

Gabrielly Vitória, de 19 anos, perdeu a coroa de miss — Foto: Redes sociais

A Miss Araucária 2024, Gabrielly Vitória, de 19 anos, perdeu o título após a repercussão do vídeo em que ela aparece jogando bombinhas para espantar gatos que estavam no quintal de uma casa vizinha. 
Ela é investigada pela Polícia Civil do Paraná (PC-PR) por suspeita de praticar maus-tratos. O caso aconteceu no último domingo (7), em Curitiba.

O título foi retirado pela coordenação do Miss Araucária. O reinado de Gabrielly deveria durar até o próximo concurso, que será realizado em 22 de março e vai eleger a Miss 2025.

Com a decisão, a primeira finalista do concurso de 2024 assumiu o cargo na terça-feira (7) e agora é considerada a Miss Araucária 24.

"A coordenação não compactua com tal atitude e acreditamos que esta ação não representa o que se espera de uma Miss que, entre outras coisas, está a defesa pelos animais", disseram, em nota.

O g1 conversou com Gabrielly, que reconheceu que a atitude não foi correta e pediu desculpas.

"No vídeo eu falo eles ficam ali atrás e a bombinha foi jogada no terreno, no entanto nenhum gato foi atingindo e nem incomodado [...] O vídeo passou uma mensagem errada, de que eu queria machucar eles. Vendo de fora também ficaria chateada com minha atitude. Reconheço que ofendi pessoas sensibilizadas aos animais. Mesmo eu sabendo que não havia intenção nenhuma e que nenhum animal foi ferido, peço desculpas a todos que se ofenderam", disse.

Ela também explicou que jogou as bombinhas para espantar os animais que não a deixaram dormir por conta do barulho. Segundo a jovem, os gatos estão abandonados em um imóvel vizinho que está desocupado.

Piloto que morreu após avião explodir em Ubatuba (SP) era de Goiânia; filha, genro e netos de fazendeira sobreviveram

Piloto Paulo Seghetto e avião que caiu em Ubatuba — Foto: Reprodução/Redes Sociais e João Mota/TV Vanguarda


O piloto que morreu após um avião explodir em Ubatuba, no litoral de São Paulo, é Paulo Seghetto, de Goiânia. A informação foi confirmada ao g1 por um funcionário do Aeroporto Municipal de Mineiros. O avião pertence à família Fries, bastante conhecida no interior goiano. Estavam no avião a filha, Mireylle Fries, o genro e netos da fazendeira Maria Fries.

A explosão do avião dos Fries, importante família de Goiás, aconteceu na manhã desta quinta-feira (9), na Praia do Cruzeiro. A Rede Voa, que administra o aeroporto, informou ao g1 que o avião saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, e tentou pousar em Ubatuba, mas que "as condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada". A Santa Casa de Ubatuba informou à TV Globo que os feridos estão estáveis, em atendimento.

Cinco pessoas estavam na aeronave e uma foi ferida em solo:

O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação;
Os passageiros resgatados são um casal e duas crianças, todos da família Fries;
Uma pessoa que estava na orla foi socorrida pelo Samu e teve uma fratura.

A quem pertence o avião?

Avião com 5 pessoas explode em Ubatuba (SP) e para na praia após ultrapassar pista do aeroporto; piloto morreu


Avião de pequeno porte sofre acidente, em Ubatuba, no Litoral Norte de SP — Foto: João Mota/TV Vanguarda

Uma pessoa morreu após um avião de pequeno porte ultrapassar a pista do aeroporto de Ubatuba, no Litoral de São Paulo, e explodir na Praia do Cruzeiro na manhã desta quinta-feira (9). Um vídeo mostra a aeronave saindo do aeródromo, cruzando a pista que margeia a praia e chegando à faixa de areia em chamas.

Inicialmente, a Prefeitura de Ubatuba informou que duas pessoas haviam morrido no acidente. Às 11h23, a administração municipal corrigiu e informou que apenas uma pessoa morreu: o piloto. Nenhum nome havia sido divulgado até a última atualização desta reportagem.

Cinco pessoas estavam na aeronave:

* O piloto, que morreu depois de ser retirado das ferragens em parada cardiorrespiratória e passar por tentativa de reanimação.

* Um casal e duas crianças. Segundo Karoline Magalhães, capitão do Corpo de Bombeiros, os quatro foram retirados com vida do avião e levados conscientes e estabilizados para o hospital.


O número de pessoas feridas fora do avião não estava claro até a última atualização desta reportagem:

Após negociar com outros partidos, Pablo Marçal anuncia que vai concorrer à presidência pelo PRTB


O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) durante o debate da Record no primeiro turno, em setembro — Foto: Maria Isabel Oliveira/O Globo

O empresário Pablo Marçal anunciou que irá concorrer à presidência da República em 2026, dentro de seu atual partido, o PRTB. Ocorre que a sigla mudará de nome para “Brasileiro”, segundo o anúncio do ex-coach.

Desde que saiu derrotado das urnas na disputa à prefeitura de São Paulo em outubro, Marçal vinha negociando sua filiação com outros partidos, e chegou a ter várias conversas com a direção nacional do União Brasil. Agora, ele afirmou que permanece onde está.

— Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico — disse em nota.

Marçal é investigado pela Polícia Federal e no âmbito da Justiça Eleitoral por ter divulgado, às vésperas da eleição, um laudo falso alegando que seu então concorrente, Guilherme Boulos (PSOL), teria procurado uma unidade de saúde após usar cocaína. A falsidade do laudo foi comprovada rapidamente. Ele pode responder pelos crimes de injúria eleitoral, difamação eleitoral e falsidade com fins eleitorais, e caso condenado pode ficar inelegível por oito anos e até ser preso. O caso será apreciado inicialmente pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e depois pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O partido do influenciador espera ainda lançar candidatos ao Senado e aos governos estaduais na próxima eleição, e não descarta alguma parceria de Marçal com o cantor Gusttavo Lima, apesar de não ter sido divulgado como isso se daria. Na semana passada, o sertanejo anunciou que pretende concorrer à presidência e inclusive chegou a receber uma ligação do empresário para apoiá-lo na empreitada política.

Se concretizada, essa será a segunda vez que Marçal tenta concorrer ao cargo. Em 2022, ele chegou a lançar oficialmente a candidatura à presidência pelo PROS, mas a Justiça Eleitoral barrou a decisão partidária que o declarou candidato. Depois, ele se tornou candidato a deputado federal, e chegou a ser eleito sub judice, mas nunca tomou posse pois recebeu decisões desfavoráveis da Justiça Eleitoral. Em 2024, ficou em terceiro lugar na disputa municipal mais acirrada da história em São Paulo, e recebeu 1,7 milhões de votos.

Por Hyndara Freitas — São Paulo

Governo federal pagará R$ 60 mil para pessoas com deficiência causada pelo zika vírus



Foto: A gestante infectada pode transmitir o vírus para o feto durante todo o período gestacional, o que pode gerar a manifestação de diversas anomalias congênitas - (crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

O governo federal instituiu apoio financeiro à pessoa com deficiência decorrente de síndrome congênita associada à infecção pelo vírus zika. Em medida provisória publicada nesta quinta-feira (9/01), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva estabelece o pagamento de R$ 60 mil a crianças nascidas entre 1º de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2024.

O requerimento será realizado perante o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Para ter acesso ao benefício, será obrigatória a constatação da relação entre a síndrome congênita e a contaminação da genitora pelo vírus zika durante a gestação; e da deficiência.

O valor deverá ser pago em parcela única. As despesas decorrentes do apoio financeiro serão custeadas pelo programa orçamentário "Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União". O pagamento da indenização ficará restrito a 2025.

Por se tratar de Medida Provisória, o ato passa a valer a partir da publicação, mas deverá ser aprovado pelo Congresso Nacional em até 180 dias.

O que é o zika vírus?

Petrolândia: Marquinhos Gás sorteia 10 gás pra os clientes todo final do mês - Pediu? chegou! ; confira horários de atendimento

 

SORTEIO DE DEZ GÁS POR MÊS PARA CLIENTES CONTINUA EM 2025

Marquinhos Gás avisa que na compra do seu botijão, o cliente - automaticamente - estará concorrendo ao sorteio de 10 (dez) botijões de gás, realizado no último dia de cada mês.

 APROVEITE! 

Faltou gás em sua cozinha? Ligue 99635-5755 ou 99631-1628. Marquinhos Gás atende seu pedido com a maior cortesia.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

* De segunda a Sexta de 7:00 às 19:00*Aos sábados de 7:00 às 18:00

*Aos domingos e Feriados de 7:30 às 13:00

O Sentido da Vida: para Luiz Gonçalves Lopes (Por Dr. João Gonçalves Lopes)

O médico Dr. Luiz Gonsalves Lopes (Dr. Lopes), irmão de Dr João Lopes (médico diretor do IBVASF), faleceu na manhã desta quarta-feira (08/01/2025) às 10:30 em Carnaubeira da Penha (PE), vítima de um infarto.

O Sentido da Vida: para Luiz Gonçalves Lopes (Por Dr. João Gonçalves Lopes)

Deus nos dá a oportunidade do direito à vida, que se resume em nascer, viver e morrer.

Esse é um processo pelo qual todos nós passamos de forma igualitária, sem privilégios ou segregações: brancos ou negros, ricos ou pobres, altos ou baixos, doutores ou analfabetos, reis ou plebeus.
Esse ciclo, único e inescapável, é o maior exemplo de que, perante Deus - o Senhor Supremo do Universo, dono de todas as coisas - somos todos iguais.

Meu irmão, Luiz Gonçalves Lopes (Dr.
Lopes), filho de Lourival Lopes da Silva e Josefa Bastos Gonçalves.
Ele era o décimo entre onze irmãos de sangue e, junto a nós, cresceu ao lado de outros três irmãos adotados, que foram acolhidos como filhos pelos nossos amados pais.

Lopes foi abençoado por Deus com uma inteligência rara, talvez a mais brilhante que já conheci.
Desde muito cedo, essa genialidade se manifestava, com uma memória excepcional e um raciocínio rápido e preciso que o diferenciavam em qualquer ambiente.

Ainda criança, nossa mãe, com sua sabedoria inigualável, percebeu sua capacidade intelectual acima da média e se preocupou em guiá-lo adequadamente. Seu desempenho escolar era tão extraordinário que ultrapassava o de colegas e até mesmo de professores. Para dar a ele oportunidades melhores, nossos pais decidiram enviá-lo ainda jovem ao Recife, onde poderia expandir seu potencial.

Lá, Lopes foi matriculado no "Colégio e Curso União", um dos melhores preparatórios para o vestibular de medicina. Apesar de ser uma instituição cara, logo no primeiro semestre, a direção do colégio nos chamou para oferecer um desconto especial, devido ao desempenho excepcional de meu irmão. Ele era destaque absoluto.

Lembro-me de uma ocasião em que estávamos morando juntos - eu, Neto, Humberto, Lopes e Lourinaldo - no apartamento de nossa irmã Léa. Lopes estava prestes a fazer o vestibular. Cheguei em casa e o vi deitado, ouvindo música alta e lendo um livro. Perguntei: "Como você vai fazer o vestibular desse jeito?" Ele não respondeu. Três dias depois, trouxe as notas de três matérias, todas com pontuação máxima: 100 em cada uma.

Após concluir o ensino médio, Lopes prestou o vestibular de medicina pelo Cesesp (processo unificado das universidades Federal e Estadual de Pernambuco). Ele foi aprovado em segundo lugar, acertando 100% nas provas de matemática, física e química.

Apesar de sua vocação natural para a engenharia elétrica, nossa mãe e eu o convencemos a seguir a carreira médica, acreditando que seria o melhor caminho para ele.

Lopes fez inúmeros vestibulares e passou em todos, sempre com facilidade.

Como médico, continuou a brilhar.
Foi aprovado em sete concursos simultâneos, muitas vezes em
primeiro lugar. Em um episódio em Jatobá, corrigiram o resultado de um concurso, colocando-o em segundo lugar. Lopes, sempre atento, apresentou o gabarito e, diante da ameaça de acionar o Ministério Público, corrigiram o erro, devolvendo-lhe o primeiro lugar que era seu por direito.

Lopes era um homem de mente brilhante e curiosa. Consertava equipamentos médicos como ultrassons, além de rádios, televisores e sistemas elétricos de veículos. Seu talento e habilidade iam muito além da medicina.

Especializou-se em diagnóstico por imagem em São José do Rio Preto
(SP), onde seu desempenho impressionou os professores. Ele sempre atingia as notas máximas e chegou a ser convidado para integrar o quadro do serviço, mas recusou o convite, optando por seguir outro caminho.

• Sentido da Vida
Meu irmão Lopes nasceu com o dom da inteligência, dado por Deus, e teve pais sábios que nortearam sua trajetória desde cedo. Viveu intensamente, mas, como muitos homens superinteligentes, teve dificuldades em lidar com questões básicas, como o cuidado com sua saúde. A predisposição ao diabetes, combinada com o etilismo crônico e o sedentarismo, resultaram em complicações que, provavelmente, culminaram em sua morte precoce (infarto).

Hoje, neste momento de dor e perda irreparável, meus olhos derramam láarimas. meu coracão está
apertado, sofre entristecido e minha mente, encorajada pelo amor ao meu irmão, busca consolo.

Oro para que nossos amados pais, que estão junto ao Criador, intercedam por ele, em sua partida ainda precoce. Que Deus, em Sua infinita bondade, receba Lopes de braços abertos e lhe conceda um lugar de paz e perdão eterno.

Amém.

Fonte: Instagram de Dr. João Lopes



Celebridades fogem de incêndios perto de Los Angeles, e Hollywood cancela eventos



Incêndio florestal queima perto de casas em Pacific Palisades, Califórnia, em 7 de janeiro de 2025 — Foto: DAVID SWANSON / AFP

Atores, músicos e outras celebridades estão entre as dezenas de milhares de pessoas afetadas por incêndios que consomem desde terça-feira comunidades no entorno de Los Angeles, nos Estados Unidos. A capital do entretenimento estava cercada por diversos focos, o que levou ao cancelamento de eventos em Hollywood, como a cerimônia de gala anual do prêmio da crítica cinematográfica.

'Em chamas': Fernanda Torres mostra imagens de Los Angeles durante incêndios florestais
'Senna' e 'Ainda estou aqui' indicados: Critics Choice Awards tem cerimônia adiada em razão de incêndios na Califórnia

Dezenas de casas foram consumidas pelas chamas na luxuosa comunidade de Pacific Palisades, onde celebridades vivem em mansões situadas em colinas.

A cantora e atriz Mandy Moore, de "This is Us", contou no Instagram que deixou sua casa com seus filhos e animais de estimação, diante do avanço das chamas. "Tentando proteger as crianças da tristeza imensa que sinto. Rezando por todos em nossa linda cidade. Devastada pela destruição e pela perda. Não sei se nossa casa se salvou", publicou.

Seu colega James Wood publicou no X um vídeo que mostra chamas devorando a vegetação perto de sua casa, em Pacific Palisades, enquanto ele se preparava para abandonar o local. Já Mark Hamill, astro de "Star Wars", informou no Instagram que deixou ontem sua casa, em Malibu. O ator relatou que "havia pequenos incêndios dos dois lados da estrada", referindo-se a uma rodovia que conecta cidades da costa oeste americana.

Eventos cancelados

Movimentos sociais protestam no Recife contra anistia aos presos pelo 8 de Janeiro; ato contou com a presença de deputados, vereadoras, sindicatos e militantes



Ruan Pablo/DP Foto

Movimentos sociais, sindicatos e manifestantes se reuniram em ato de panfletagem no Recife nesta quarta-feira (8) — marcada pelos dois anos dos ataques do 08 de Janeiro de 2023, que tiveram como alvo as sedes dos três poderes, em Brasília.

O protesto, realizado entre a avenida Conde da Boa Vista com a rua Sete de Setembro, se opõe à anistia aos presos pelos ataques, e pede a prisão dos envolvidos na tentativa de golpe e assassinato do presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), e do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).


Ruan Pablo/DP Foto

O ato reuniu uma centena de pessoas, incluindo membros da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo, além de lideranças políticas.

"O golpe da ditadura militar foi a retirada de conquista dos trabalhadores, a falta de liberdade de suas reuniões, do respeito às suas organizações, e sem sombra de dúvida um retrocesso. Defendemos a democracia, um instrumento fundamental para que os trabalhadores e as sociedades exploradas se organizem para lutar pelos seus direitos. Não vamos aceitar golpes e queremos que não haja anistia", declarou o deputado estadual João Paulo (PT).

"Sou filha de um ex-preso político da ditadura militar brasileira. Isso cortou e atravessou a minha própria vida. Nasci num lar muito politizado, onde a luta é pela redemocratização. Lutamos pela manutenção da democracia. Uma palavra que falamos de maneira tão simples, mas que vimos que ela estava sendo sempre ameaçada. Os atos do dia 8 de janeiro representam setores da sociedade, da direita e da extrema direita, que tentaram dar um golpe na democracia brasileira. Precisamos estar sempre atentos em defesa da democracia. É uma luta atualíssima", afirmou a deputada estadual Dani Portela (PSOL).

Secretaria de Educação de Pernambuco divulga resultado do processo seletivo das escolas técnicas


Fachada da ETE Luiz Alves Lacerda - Foto: Reprodução/Google Street View

A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco divulgou, nesta quarta-feira (8), o resultado do processo seletivo para as vagas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs). Foram oferecidas 9.900 novas vagas, que podem ser consultadas através do site www.educacao.pe.gov.br.

A matrícula para os candidatos aprovados nos 30 cursos técnicos integrados ao ensino médio começa nesta quinta-feira (9) e vai até a próxima segunda-feira (13).

Para a efetivação da matrícula, os estudantes precisam comparecer à escola indicada na relação dos classificados apresentando a certidão de nascimento, RG, CPF, ficha de matrícula fornecida pela secretaria da escola, duas fotos 3X4, comprovante de residência com CEP e cartão de vacina atualizado. É necessário apresentar originais e cópias de todos os documentos relacionados.

Os candidatos cotistas que vivem em famílias com renda bruta igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo também deverão fornecer documentos comprobatórios de renda familiar. No caso de candidatos cotistas com deficiência (PCD), é preciso apresentar o laudo médico pericial que comprove a deficiência declarada. Além disso, candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica também deverão levar documentação comprobatória.

Os estudantes matriculados deverão entregar a Ficha 18, referente à conclusão do ensino fundamental, até o dia 31 de janeiro. No caso dos candidatos classificados a partir do segundo remanejamento deverão apresentá-lo no ato da matrícula.

Os estudantes selecionados vão cursar o primeiro ano do ensino médio em 56 ETEs espalhadas pelo Recife e nas regiões do Agreste, Sertão e Zona da Mata. Entre os cursos técnicos ofertados estão Administração, Logística, Farmácia, Desenvolvimento de Sistemas, Nutrição e Dietética, Rede de Computadores, Segurança do Trabalho e Teatro.

O processo seletivo foi realizado em etapa única, constituída de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. A avaliação, realizada entre os dias 17 e 30 de dezembro, contou com 20 questões de múltipla escolha, abrangendo os conteúdos relativos às disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Cronograma

Prefeito Fabiano Marques apresenta projeto de reforma administrativa em Petrolândia


A segunda gestão do prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques (Republicanos), deve ganhar novo desenho administrativo. Nesta terça-feira (7), acompanhado do vice-prefeito Rogério Novaes, de alguns secretários, ele esteve reunido com os vereadores para apresentar o Projeto de Lei que reformula a estrutura administrativa da prefeitura. Algumas secretarias poderão serem incorporadas e outras criadas.

“Estamos reforçando essa parceria Poder Executivo e Poder Legislativo para que, assim, possamos dar o star da nova gestão em 2025, avançando na saúde, educação, agricultura, desenvolvimento, assistência social, na infraestrutura, no que for melhor para Petrolândia e seu povo”, afirmou.

Antes de se reunir com os vereadores, Fabiano esteve supervisionado mais uma etapa do Programa Calçada Legal, que está revolucionando a cidade, dando uma nova infraestrutura para os pedestres, mais mobilidade e conforto para todos.

“Vou reforçar ainda mais esse programa para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, embelezar a cidade e dar mais segurança para os pedestres”, afirmou.

O programa começou suas operações na Avenida Lídia de Aragão, em março de 2024, mas o compromisso do prefeito vai além: os esforços se estenderão para calçar diversas outras áreas da cidade.

Fonte: Folha das Cidades

Prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, solicita vistoria na ponte sobre o Rio Pajeú



A prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba, enviou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) uma solicitação para a realização de uma vistoria na ponte sobre o Rio Pajeú, que tem apresentado sinais de comprometimento estrutural, com evidentes cedências em alguns pontos. O pedido, feito inicialmente em 2023, ganha novo destaque após o colapso da ponte sobre o rio Tocantins, ocorrido no dia 22 de dezembro, que deixou 14 vítimas fatais e três desaparecidas.

A ponte sobre o Rio Pajeú é um ponto estratégico de acesso à capital Recife e uma rota principal de transporte de cargas pesadas. Ela tem demonstrado sinais claros de desgaste, o que pode comprometer a segurança de quem trafega pela via e até mesmo a continuidade do abastecimento de mercadorias essenciais para o estado. A prefeita publicou a solicitação em suas redes sociais nesta quarta-feira (8). “Hoje (08), encaminhamos ao DNIT um ofício solicitando a vistoria na ponte sobre o rio Pajeú, principal acesso à cidade de Floresta e rota essencial para quem se desloca para outras cidades da região, incluindo a capital Recife. Essa ponte, que está localizada em uma rodovia federal, é intensamente utilizada por veículos de todos os portes, especialmente caminhões que transportam alimentos e cargas para a capital e outros estados. Este novo ofício reforça e dá continuidade à solicitação feita em 2023, destacando a urgência de garantir as condições adequadas de segurança e trafegabilidade, fundamentais para o bem-estar e a mobilidade de toda a população que depende dessa via”, afirmou Rorró Maniçoba.

A via é uma das principais ligações rodoviárias entre o interior do estado e a capital, sendo vital tanto para a economia quanto para a mobilidade da população.

Fala PE

Fogo avança em Los Angeles, e polícia emite ordem de retirada em área perto da Calçada da Fama; cinco pessoas já morreram



Incêndio na região de Los Angeles, em 9 de janeiro de 2025 — Foto: Hollywood Hills

Chamas atingiram o Runyon Canyon Park, que fica próximo de casas de luxo e pontos turísticos de Los Angeles. Incêndios mataram 5 pessoas entre terça-feira (7) e quarta-feira (8) na Califórnia.


Um novo foco de incêndio surgiu na região de Los Angeles, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira (8), com chamas em um parque de Hollywood Hills. A polícia emitiu uma ordem de retirada que inclui uma área que fica perto da icônica Calçada da Fama.

Os incêndios se expandiram rapidamente entre terça-feira (7) e quarta-feira em cidades da região de Los Angeles, na costa oeste do país. Cinco pessoas morreram e dezenas de imóveis foram destruídos.

As chamas se aproximaram da cidade de Los Angeles no início da noite de quarta-feira, pelo horário local. Emissoras de TV passaram a exibir imagens do Runyon Canyon Park pegando fogo.

O parque fica na área de Hollywood Hills, que é uma região de Los Angeles onde estão localizadas casas de luxo, vistas panorâmicas para a cidade e até mesmo o famoso letreiro de Hollywood.

Segundo a CBS, as chamas estão longe do letreiro de Hollywood. A emissora informou que o foco aparenta ser em uma vegetação rasteira. Helicópteros e veículos dos bombeiros estavam trabalhando para controlar o fogo, que avança rapidamente.

A ordem de retirada emitida pela polícia inclui o entorno do parque, sendo limitada por algumas vias, incluindo a Hollywood Boulevard. A avenida tem vários pontos turísticos, como a Calçada da Fama.

"Estamos enfrentando um desastre natural histórico. E acho que isso não pode ser enfatizado o suficiente", disse Kevin McGowan, diretor de gestão de emergências do Condado de Los Angeles, em uma coletiva de imprensa.

Biden reconhece desastre

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, assinou um decreto que reconhece como desastre de grandes proporções os incêndios que atingem a região de Los Angeles. O governo também está enviando cinco aviões-tanque para o combate às chamas.

Cerca de 1.900 imóveis, como casas, empresas e escolas, foram destruídos pelas chamas. Em toda a região de Los Angeles, 130 mil pessoas foram orientadas a sair de casa. Além disso, as autoridades informaram que 400 mil residências estão sem energia elétrica.

A Casa Branca informou que está monitorando o incêndio e anunciou o envio de recursos, principalmente para ajudar pessoas desalojadas.

"Hoje, o presidente Biden aprovou uma declaração de grande desastre para a Califórnia, permitindo que os sobreviventes acessem imediatamente fundos e recursos para impulsionar sua recuperação", disse a Casa Branca em um comunicado.

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, disse que a medida presidencial possibilitará o envio de dinheiro aos governos locais para cobrir custos de resposta a emergências. Newson afirmou ainda que Biden anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos.

“A situação em Los Angeles é altamente perigosa e evolui rapidamente", disse. "Para todos aqueles no sul da Califórnia, por favor, continuem a ouvir as autoridades locais e não esperem, saiam se for solicitado."

Incêndios florestais são comuns na Califórnia, mas não acontecem com tanta frequência nesta época do ano, já que é inverno no hemisfério norte. Múltiplos focos foram registrados, que se espalharam com a ajuda de rajadas de vento de mais de 100 km/h.

Em todo o estado, o governo estima que mais de 8 mil hectares tenham sido consumidos pelas chamas.

Sem precedentes