quarta-feira, abril 02, 2025

Trump conta a aliados que Musk deixará o governo dos EUA em breve, diz jornal


Aliado chave de Trump, Elon Musk mostrou peso político em rejeição de projeto de financiamento na Câmara — Foto: Allison Robbert/AFP/Bloomberg

Por O Globo e agências internacionais — Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria dito ao seu círculo íntimo, incluindo membros de seu Gabinete, que o bilionário Elon Musk deixará seu cargo como conselheiro e líder do inédito Departamento de Eficiência Governamental (Doge, em inglês), publicou o jornal americano Politico nesta quarta-feira. Trump ainda estaria satisfeito com o magnata sul-africano, mas os dois teriam decidido recentemente, em comum acordo, que “em breve” será hora de Musk voltar aos negócios e assumir um papel de apoio.

O possível afastamento de Musk ocorre no momento em que alguns membros do governo Trump — e muitos de seus aliados externos — estão frustrados com a imprevisibilidade do bilionário, visto hoje cada vez mais como um problema político. Essa dinâmica ficou ainda mais evidente na terça-feira, quando um juiz conservador apoiado por Musk perdeu sua candidatura para a Suprema Corte de Wisconsin por 10 pontos percentuais, mesmo com o magnata realizando doações milionárias, publicou o Politico.

A decisão também representa uma mudança significativa na relação entre Trump e Musk em comparação a apenas um mês atrás, quando autoridades da Casa Branca e aliados previam que Musk ficaria “para sempre”. Ao jornal americano, um alto funcionário do governo disse que o bilionário provavelmente manterá um papel informal como conselheiro e continuará a aparecer ocasionalmente na Casa Branca. Outro ressaltou que qualquer um que ache que Musk desaparecerá completamente da órbita de Trump está “se iludindo”.

A transição, segundo as fontes ouvidas pelo portal, deve coincidir com o fim do período de Musk como um “funcionário especial do governo”, um status que temporariamente o isenta de algumas regras de ética e conflito de interesses. Esse período de 130 deve expirar no final de maio ou no início de junho. Defensores de Musk dentro do governo acreditam que este é o momento certo para a transição, já que, em sua visão, ele já “cortou tudo o que podia” dos órgãos governamentais sem comprometer serviços essenciais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.