sábado, abril 05, 2025

PRODETER BNB, SEBRAE e parceiros debatem fortalecimento da fruticultura irrigada em Belém do São Francisco (PE)

 

O Banco do Nordeste (BNB) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) participaram, nesta sexta-feira (28), de reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), realizada no Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). O encontro teve como foco o debate sobre as potencialidades da fruticultura irrigada no município, além da articulação de ações voltadas à diversificação produtiva e fortalecimento da agricultura familiar.



Representando o SEBRAE, Gledson Antônio Mattos apresentou a proposta de parceria com a empresa âncora Niagro (Grupo Nichirei), especializada na cadeia produtiva da acerola. A parceria prevê apoio técnico aos produtores locais, desde o fornecimento de mudas, assistência técnica, até a comercialização da produção. “O Sebrae pretende realizar boas parcerias com o município, por meio da Secretaria de Agricultura, levando tecnologias e fortalecendo a cadeia da fruticultura irrigada na região”, destacou Gledson.

Já o Agente de Desenvolvimento do BNB e coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial (PRODETER), Adelmo Azevedo, anunciou o lançamento do Plano de Ação Territorial da Fruticultura Irrigada, previsto para o primeiro semestre de 2025. “Nosso objetivo é organizar, estruturar e impulsionar essa cadeia produtiva no Sertão de Itaparica, ouvindo os produtores organizados e atuando em parceria com instituições de apoio”, afirmou.


A reunião também abordou programas federais voltados à agricultura familiar, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA/CONAB). A nutricionista Izabel Caroline, da Secretaria Municipal de Educação, informou que o município está cadastrando agricultores interessados em fornecer alimentos para a merenda escolar e outras ações de segurança alimentar.

Adelmo Azevedo também enfatizou os benefícios do PAA/CONAB na geração de renda e fortalecimento da produção local, além da inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade social. Outro ponto importante da reunião foi a apresentação do Programa Desenrola Rural, instituído pelo Decreto nº 12.381/2025, que visa facilitar o acesso a novos financiamentos e renegociação de dívidas com descontos de até 80% para contratos do PRONAF.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Rivaldo Soares, o coordenador Joseito Gomes (CMDRS); o engenheiro agrônomo João Pereira de Souza (SENAR-PE/ATeG); o técnico José Eudes “Piedade” (IPA); Sr. Antonio Bezinho (STR); representantes de associações rurais e assentamentos da reforma agrária, além de nutricionistas da rede municipal, Izabel Caroline Rodrigues de Macedo e Itala Katherene Freire de Carvalho, da Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa reforça o compromisso institucional com o desenvolvimento sustentável, geração de renda e valorização da agricultura familiar em Belém do São Francisco e região.



Blog de Assis Ramalho
Com informações e fotos: AD Adelmo Azevedo/BNB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.