No último dia 26 de março de 2025, a comunidade de Macambira, no município de Caetés, Agreste Meridional de Pernambuco, foi palco de importantes eventos de capacitação voltados ao fortalecimento da bovinocultura de corte e leite na região. A iniciativa integra as ações do Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (PRODETER-BNB), com apoio do SENAR-PE, e contou com a participação de agentes econômicos dos municípios de Águas Belas, Caetés, Canhotinho e Garanhuns.
Com foco no desenvolvimento sustentável e competitivo das atividades produtivas locais, foram realizadas capacitações sobre Cooperativismo, ministrada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PE), e Difusão de Tecnologia e Energia Limpa, conduzida pela empresa NEW SOLLAR.
O PRODETER é uma estratégia do Banco do Nordeste que visa fomentar o desenvolvimento territorial e local por meio da organização e fortalecimento de cadeias produtivas, incremento da competitividade econômica, estímulo à adoção de práticas inovadoras, articulação de políticas públicas e oferta de crédito orientado e integrado.
Durante os encontros, os participantes demonstraram grande interesse na criação de uma cooperativa voltada à aquisição de insumos e comercialização de leite e carne, como alternativa para reduzir custos de produção e ampliar a renda dos produtores. Foi destacada, ainda, a necessidade de um curso completo, incluindo aspectos legais, para orientar a formalização da cooperativa.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Agricultura de Caetés, Sr. Lindolfo Almeida, e do secretário de Cultura e Comunicação, Sr. Wando Pontes, ambos representando a prefeitura local, parceira do PRODETER. Também participou o Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, Danilo Moraes, responsável pela coordenação do programa no Território do Agreste Meridional.
A ação reforça o compromisso do Banco do Nordeste, do SENAR-PE e de seus parceiros com o fortalecimento das cadeias produtivas regionais e o desenvolvimento sustentável do Agreste Meridional, por meio do apoio técnico, educacional e financeiro aos produtores rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.