segunda-feira, abril 07, 2025

O que se sabe sobre aluno do curso de formação de bombeiros que morreu na piscina do Náutico durante treinamento de apneia

Jovem morre na piscina do Náutico durante treinamento de apneia — Foto: Reprodução/WhatsApp

Por g1 Pernambuco

Um jovem de 27 anos morreu neste domingo (6), na piscina de saltos do parque aquático do Clube Náutico Capibaribe, nos Aflitos, Zona Norte do Recife.

Luiz França Ferreira Neto era aluno do curso de formação do Corpo de Bombeiros e fazia por conta própria um treinamento de apneia, que é um conjunto de técnicas para melhorar a capacidade de segurar o ar debaixo d'água.

Luiz França Ferreira Neto, que morreu na piscina do Náutico durante treino de apneia — Foto: Reprodução/Instagram

O caso aconteceu por volta do meio-dia. A morte aconteceu numa área que tem cerca de cinco metros de profundidade, utilizada para a prática de esportes aquáticos.

A recepcionista Veranice Ramos estava nadando no local e contou à TV Globo que o rapaz tinha mergulhado e passou alguns minutos submerso.

As pessoas que estavam perto estranharam a demora para que ele retornasse à superfície e um funcionário que faz a manutenção da piscina mergulhou para resgatá-lo.

"Eu resolvi mergulhar no poço e vi uma situação diferente, que tinha alguém lá no fundo. O responsável pela piscina veio para ajudar e mergulhou. Quando vi, ele já vinha com o corpo da pessoa. Colocou lá em cima e tentaram fazer todo o possível", disse.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e tentou reanimar o jovem, mas ele não resistiu e morreu no local.

Não há informações oficiais sobre o que causou a morte, mas um amigo do jovem disse que, ao tentar retornar à superfície, Luiz França bateu a cabeça num batente da piscina, e sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Uma imagem enviada ao g1 mostra bastante sangue no local onde o Samu tentou reanimar a vítima.

A Polícia Civil registrou o caso como afogamento. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, disse que "a corporação está oferecendo todo o suporte necessário à família neste momento de dor".

Por meio de nota, a Secretaria de Defesa Social manifestou "profundo pesar" pela morte do jovem. "Neste momento de dor e tristeza, a SDS se solidariza com os familiares, amigos e companheiros de curso, reafirmando o compromisso de prestar toda a assistência necessária".

O Náutico também emitiu nota de pesar sobre o caso, e disse que "apesar dos esforços realizados pela equipe de profissionais do clube e posteriormente pelo Samu, infelizmente, o jovem não resistiu".



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.