quinta-feira, março 20, 2025

Outono começa hoje e deve ser de temperaturas acima da média em boa parte do país; veja tendências para a nova estação

No outono, as folhas verdes ganham tons vermelhos e amarelos. — Foto: Reprodução/TV Globo

O outono começa às 6h01 desta quinta-feira (20) e deve ser de temperaturas devem seguir acima da média em boa parte do país.

🍁A transição entre o verão e o inverno, normalmente caracterizada por chuvas mais escassas no interior do Brasil e temperaturas amenas, vai se estender até às 23h42 de 20 de junho.

De acordo com a Climatempo, a tendência para o outono de 2025 é uma estação de chuvas dentro da média e temperaturas acima do esperado para esse período do ano.

Vinicius Lucyrio, meteorologista da Climatempo, destaca que, apesar do calor previsto, o país deve ter dias de grande amplitude térmica. Além disso, é mais improvável a ocorrência de ondas de calor durante os meses de outono.

Previsão para os meses do outono

Além da tendência geral para a estação, os meteorologistas da Climatempo detalham como o tempo deve ficar em cada mês do outono.

Confira abaixo a previsão para o período:

Abril

* Previsão de temperaturas acima do normal, principalmente nas regiões mais centrais do país e no Nordeste.

* Rio Grande do Sul e Santa Catarina devem ter temperaturas mais baixas do que o normal, o que não anula entradas de ar quente mais significativas.

* Muita chuva prevista para o Sul, entre Santa Catarina e sul do Paraná, e também no leste de São Paulo.

* Temperatura deve subir aos poucos durante o mês no Centro-Oeste, à medida que a chuva for reduzindo.

* No Norte a tendência é de temperaturas entre a média e um pouco acima da média.

* Costa norte deve ter chuva dentro da média, com exceção do Alto Rio Negro e Solimões, que devem registrar grandes volumes de chuva.

Maio

* Mês deve ser mais quente que a média, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, com temperaturas acima do normal e chuvas abaixo na média.

* Apesar do calor previsto, ainda não há indicativo de grandes ondas de calor nesse mês.

* O que vai predominar no mês são os períodos quentes e secos.

* Chuva volumosa na costa norte, especialmente entre o norte do Pará e o Maranhão.

Junho

* Último mês do outono deve ser de temperaturas um pouco acima da normalidade e de tempo muito seco.

* As entradas de ar frio devem ser mais frequentes, especialmente no Sul.

* Mês ainda deve ser de predomínio de dias de tempo seco e com temperaturas acima da média.

* As condições de chuva devem ficar na média ou um pouco abaixo da média em boa parte do país.

Por Júlia Carvalho, g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.