quarta-feira, março 26, 2025

*Cabras de Lampião lança nova versão de jogo digital educativo sobre Lampião*


*Cabras de Lampião lança nova versão de jogo digital educativo sobre Lampião*

O grupo cultural Cabras de Lampião comemora 30 anos de atuação na difusão da cultura nordestina por meio de danças, peças teatrais, filmes, eventos e projetos educativos. Agora, em parceria com a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE) e a Unidade Acadêmica de Serra Talhada da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE-UAST), o grupo lança uma nova versão do jogo digital educativo “Na Trilha do Cangaço”. O projeto conta com o apoio da FACEPE e colaboração de historiadores do Museu do Cangaço.

No jogo “Na Trilha do Cangaço”, os participantes assumem o papel de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, e vivenciam momentos marcantes de sua trajetória, enfrentando desafios e conhecendo aspectos históricos e culturais do cangaço de maneira interativa. A proposta é aproximar o público jovem da história nordestina, promovendo o aprendizado por meio de uma experiência imersiva e estratégica.



O projeto reúne uma equipe multidisciplinar composta por professores e alunos dos cursos de Ciência da Computação (UFAPE), Design (UFPE) e Licenciatura em Química (UFRPE). Entre os professores envolvidos estão Daliton Silva, Flávia Vieira, Igor Medeiros, Ícaro Lins, Jean Carlos e Rodrigo Rocha. Já o time de estudantes é formado por Beatriz Lima, Lucas Branco, Pedro Neto, Raylandson Silva e Lucas Gaia.

“Nossa história é contada em diversas linguagens artísticas, agora chegando também para o mundo digital, ampliando o alcance dos aspectos culturais e históricos do nosso povo para essas novas gerações dos games, super conectadas e que aprendem os saberes de outras formas”, afirmou a presidente da Fundação Cabras de Lampião, Cleonice Maria.

Experiência estratégica e imersiva



O jogo é ambientado no sertão nordestino e combina três principais mecanismos para uma gameplay enriquecedora: cenários de história, acampamentos e minigames.

Cenários de História: Reproduzem o contexto histórico da época, com diálogos envolventes e uma ambientação fiel que inclui fauna, flora e construções características do sertão.

Acampamentos: Oferecem ao jogador o controle das ações do bando, incluindo a administração de recursos e cangaceiros, além de lidar com eventos aleatórios que influenciam a jornada.

Minigames: Inspirados em jogos como Super Mario Party, os minigames incluem atividades essenciais para a sobrevivência do bando, como caça, coleta de plantas medicinais e transporte de água. Cada minigame reflete aspectos importantes da rotina dos cangaceiros, como a busca por recursos e a superação de desafios naturais.

Com essa iniciativa, o grupo Cabras de Lampião reforça sua missão de preservar e disseminar a cultura nordestina, agora explorando o universo digital para atingir novas gerações.


Candeeiro Assessoria <candeeiroassessoria@gmail.com>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.