
Última rodada do Pernambucano terá quase todas as equipes ainda buscando objetivos (Foto: Rafael Vieira / FPF)
Depois dos compromissos de Náutico e Sport, por Copa do Brasil e Copa do Nordeste, respectivamente, as atenções do torcedor pernambucano voltam para disputa do Campeonato Estadual. 9ª e última rodada da primeira fase acontece com todos os jogos simultâneos neste sábado (22), às 16h30, com disputas por vaga direta nas semifinais, quartas e última equipe rebaixada. Vale lembrar que os dois confrontos válidos pela fase de quartas de finais ocorrerão sem público, nos dias 02 e 03 de março, devido as festividades carnavalescas.
Três equipes chegam para rodada buscando as duas vagas diretas para a fase de semifinal da competição, são elas: Santa Cruz, Náutico e Maguary. A Cobra Coral é a com a situação mais confortável e depende apenas de um empate simples para garantir primeiro lugar e a vaga direta. O Maguary enfrenta a própria equipe tricolor e precisa de uma goleada para ultrapassar o seu adversário, ou torcer pelo tropeço do Náutico.
O Timbu, por sua vez, segue na disputa pela liderança e precisa de uma combinação de resultados para ultrapassar o Santa Cruz. Com três gols atrás no saldo, o Náutico precisaria vencer a equipe do Decisão, o Santa Cruz perder e ainda tirar a diferença no saldo. Pela vaga direta, o clube alvirrubro precisa somar ao menos a mesma quantidade de pontos que o Maguary na rodada e não ser ultrapassado pelo saldo para a equipe de Bonito. Atualmente o Náutico tem um saldo positivo de sete, contra três do Maguary.
Mando de campo nas quartas
Já garantidos nas quartas de final e sem possibilidade de avançar diretamente para as semi, Sport e Retrô chegam para a rodada apenas disputando o mando de campo e qual posição terminarão na tabela. O clube rubro-negro tem a mesma pontuação da Fênix, porém um saldo de sete gols a mais. As duas equipes brigam pelo 4º lugar, que dá o direito do mando de campo em partida única contra o próprio 5º colocado. O Leão visitará o Petrolina, já rebaixado, enquanto a Fênix visita o Central, tentando fugir do descenso.
Apesar da disputa do mando, já foi confirmado pelo Ministério Público que as partidas de quartas de finais acontecerão de portões fechados, sem a presença de público. O único cenário que será permitido a presença do torcedor, é a equipe do Maguary confirmando a vaga na 3ª posição e encarando uma equipe do interior do estado no mata-mata, com possibilidade do Decisão classificando em 6º lugar. Nesta possibilidade, o jogo será antecipado para o dia 27 de fevereiro e ocorrerá na cidade de Bonito.
Briga pela última vaga no mata-mata e rebaixamento
Já sem chances de rebaixamento, o Decisão chega na última rodada buscando a classificação para o mata-mata e tendo a possibilidade de sonhar até com uma 4ª colocação, posição que permite atuar em casa. O Bode de Moxotó depende apenas de uma vitória sobre o Náutico para confirmar classificação, e tropeços de Sport e Retrô para sonhar com mando de campo. Em caso de não vencer, o Decisão depende de um tropeço do Jaguar, que encara o já rebaixado Afogados.
O Jaguar é a equipe com a situação mais incerta para a última rodada. Com possibilidade de conquistar vaga de quartas de final, a equipe de Jaboatão dos Guararapes também corre risco de rebaixamento. Em caso de vitória, precisa secar o Decisão para conquistar vaga no mata-mata, enquanto em caso de tropeço, terá que secar o Central para permanecer na Série A1.
Para o Central, apenas a vitória interessa em duelo no Lacerdão frente ao Retrô. A Patativa será rebaixada se não vencer o seu jogo, ou o Jaguar vencer na rodada, não dependendo mais de suas próprias forças. Petrolina e Afogados já estão matematicamente rebaixados nas duas outras vagas.
Confira confrontos da última rodada e disputa de cada equipe:
Petrolina x Sport: Sport briga pelo mando nas quartas de final.
Decisão x Náutico: Decisão briga pela vaga nas quartas e Náutico pela vaga direta na semifinal.
Maguary x Santa Cruz: Ambas as equipes na disputa por uma vaga direta na semifinal.
Jaguar x Afogados: Jaguar briga pela permanência e por vaga nas quartas de final.
Central x Retrô: Central briga para escapar do rebaixamento e Retrô pelo mando de campo nas quartas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.