terça-feira, fevereiro 04, 2025

Lula entra na 'guerra dos bonés' e publica vídeo com adereço usado por governistas em embate com aliados de Bolsonaro

Lula usa boné 'O Brasil é dos brasileiros' — Foto: Reprodução/Instagram

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou um vídeo utilizando o boné alvo de polêmica entre a base do governo e a oposição. O adereço azul com o slogan “O Brasil é dos brasileiros” visa fazer um contraponto ao boné da campanha do presidente dos Estados Unidos Donald Trump.

Desde o último sábado, de eleições para as presidências da Câmara e do Senado, o boné se tornou mais um episódio de embate entre aliados de Lula e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na ocasião, os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Carlos Fávaro (Agricultura), Camilo Santana (Educação), que se licenciaram do cargo para participar da votação, usaram no Congresso o boné, além do líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (PT-AP).

Os ministros Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e o senador Randolfe Rodrigues — Foto: Eduardo Gonçalves

Como resposta, deputados do PL organizaram na segunda-feira uma manifestação contra Lula no plenário da Câmara, durante a cerimônia de abertura do ano legislativo, utilizando bonés.

As peças, nas cores verde e amarelo, possuíam a frase “Comida barata novamente, Bolsonaro 2026” e gritaram “nem picanha, nem café”, com a carne embalada nas mãos, em referência a alimentos que puxam a alta da inflação, tema que tem pressionado a popularidade da gestão Lula.

Boné na cabeça e picanha na mão: bolsonaristas protestam contra o governo — Foto: Brenno Carvalho / O Globo

No mesmo dia, deputados da base e Padilha voltaram a exibir a peça, que ganhou uma versão também em amarelo.

O slogan "O Brasil é dos brasileiros” foi sugerido pelo novo ministro da Secretaria de Comunicacão, Sidônio Palmeira, e visa fazer um contraponto ao bonés vermelho “Make America Great Again”, da campanha de Donald Trump, utilizado por bolsonaristas nos últimos meses.

Por Karolini Bandeira — Brasília, O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.