Deus nos dá a oportunidade do direito à vida, que se resume em nascer, viver e morrer.
Esse é um processo pelo qual todos nós passamos de forma igualitária, sem privilégios ou segregações: brancos ou negros, ricos ou pobres, altos ou baixos, doutores ou analfabetos, reis ou plebeus.
Esse ciclo, único e inescapável, é o maior exemplo de que, perante Deus - o Senhor Supremo do Universo, dono de todas as coisas - somos todos iguais.
Meu irmão, Luiz Gonçalves Lopes (Dr.
Lopes), filho de Lourival Lopes da Silva e Josefa Bastos Gonçalves.
Ele era o décimo entre onze irmãos de sangue e, junto a nós, cresceu ao lado de outros três irmãos adotados, que foram acolhidos como filhos pelos nossos amados pais.
Lopes foi abençoado por Deus com uma inteligência rara, talvez a mais brilhante que já conheci.
Desde muito cedo, essa genialidade se manifestava, com uma memória excepcional e um raciocínio rápido e preciso que o diferenciavam em qualquer ambiente.
Ainda criança, nossa mãe, com sua sabedoria inigualável, percebeu sua capacidade intelectual acima da média e se preocupou em guiá-lo adequadamente. Seu desempenho escolar era tão extraordinário que ultrapassava o de colegas e até mesmo de professores. Para dar a ele oportunidades melhores, nossos pais decidiram enviá-lo ainda jovem ao Recife, onde poderia expandir seu potencial.
Lá, Lopes foi matriculado no "Colégio e Curso União", um dos melhores preparatórios para o vestibular de medicina. Apesar de ser uma instituição cara, logo no primeiro semestre, a direção do colégio nos chamou para oferecer um desconto especial, devido ao desempenho excepcional de meu irmão. Ele era destaque absoluto.
Lembro-me de uma ocasião em que estávamos morando juntos - eu, Neto, Humberto, Lopes e Lourinaldo - no apartamento de nossa irmã Léa. Lopes estava prestes a fazer o vestibular. Cheguei em casa e o vi deitado, ouvindo música alta e lendo um livro. Perguntei: "Como você vai fazer o vestibular desse jeito?" Ele não respondeu. Três dias depois, trouxe as notas de três matérias, todas com pontuação máxima: 100 em cada uma.
Após concluir o ensino médio, Lopes prestou o vestibular de medicina pelo Cesesp (processo unificado das universidades Federal e Estadual de Pernambuco). Ele foi aprovado em segundo lugar, acertando 100% nas provas de matemática, física e química.
Apesar de sua vocação natural para a engenharia elétrica, nossa mãe e eu o convencemos a seguir a carreira médica, acreditando que seria o melhor caminho para ele.
Lopes fez inúmeros vestibulares e passou em todos, sempre com facilidade.
Como médico, continuou a brilhar.
Foi aprovado em sete concursos simultâneos, muitas vezes em
primeiro lugar. Em um episódio em Jatobá, corrigiram o resultado de um concurso, colocando-o em segundo lugar. Lopes, sempre atento, apresentou o gabarito e, diante da ameaça de acionar o Ministério Público, corrigiram o erro, devolvendo-lhe o primeiro lugar que era seu por direito.
Lopes era um homem de mente brilhante e curiosa. Consertava equipamentos médicos como ultrassons, além de rádios, televisores e sistemas elétricos de veículos. Seu talento e habilidade iam muito além da medicina.
Especializou-se em diagnóstico por imagem em São José do Rio Preto
(SP), onde seu desempenho impressionou os professores. Ele sempre atingia as notas máximas e chegou a ser convidado para integrar o quadro do serviço, mas recusou o convite, optando por seguir outro caminho.
• Sentido da Vida
Meu irmão Lopes nasceu com o dom da inteligência, dado por Deus, e teve pais sábios que nortearam sua trajetória desde cedo. Viveu intensamente, mas, como muitos homens superinteligentes, teve dificuldades em lidar com questões básicas, como o cuidado com sua saúde. A predisposição ao diabetes, combinada com o etilismo crônico e o sedentarismo, resultaram em complicações que, provavelmente, culminaram em sua morte precoce (infarto).
Hoje, neste momento de dor e perda irreparável, meus olhos derramam láarimas. meu coracão está
apertado, sofre entristecido e minha mente, encorajada pelo amor ao meu irmão, busca consolo.
Oro para que nossos amados pais, que estão junto ao Criador, intercedam por ele, em sua partida ainda precoce. Que Deus, em Sua infinita bondade, receba Lopes de braços abertos e lhe conceda um lugar de paz e perdão eterno.
Amém.
quinta-feira, janeiro 09, 2025
O Sentido da Vida: para Luiz Gonçalves Lopes (Por Dr. João Gonçalves Lopes)
O médico Dr. Luiz Gonsalves Lopes (Dr. Lopes), irmão de Dr João Lopes (médico diretor do IBVASF), faleceu na manhã desta quarta-feira (08/01/2025) às 10:30 em Carnaubeira da Penha (PE), vítima de um infarto.O Sentido da Vida: para Luiz Gonçalves Lopes (Por Dr. João Gonçalves Lopes)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.