quarta-feira, janeiro 15, 2025

73 municípios de Sergipe já ultrapassam o volume de chuvas para todo o mês de janeiro


Carro é arrastado durante chuva em Lagarto — Foto: Laelson Correia

73 municípios de Sergipe superaram a média de chuvas para o mês de janeiro, de acordo com dados da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). Somente Porto da Folha e Graccho Cardoso não ultrapassaram a média esperada para o período.

Segundo o levantamento, os cinco municípios com maior acumulado ultrapassaram mais de 400% do esperado para o mês.

Confira as cidades com maior acumulado de chuvas

Municípios Acumulado no mês
Umbaúba 261,8 mm
Cristinápolis 237,1 mm
Riachão do Dantas 221,6 mm
Capela 217,5 mm
Tomar do Geru 212,4 mm

Fonte: Semac

De acordo com a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva, o Nordeste está enfrentando instabilidade climática provocada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que favorece a formação de nuvens carregadas devido à movimentação das massas de ar. O alerta de chuvas para Sergipe foi prorrogado até essa quinta-feira.

O assessor do gabinete do comando do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel, Silvio Prado orientou algumas dicas de segurança :

* em áreas de alagamento a orientação é parar o carro, pois pode não haver pavimento asfáltico. E seguir por rotas alternativas ou esperar água baixar

* caso o veículo caia em um rio ou córrego, a orientação é tirar o cinto de segurança e usar a janela do carro como saída

* a última opção para tentar sair do carro é utilizar um objeto como a parte metálica do cinto de segurança ou parte do encosto do banco para quebrar o veículo.


Por g1 SE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.