terça-feira, novembro 26, 2024

PORTAL UOL: Igreja de cidade submersa em Petrolândia, no Sertão de PE, sofre desgaste e moradores pedem restauro

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE)
Imagem: Guga Matos/Setur PE

Por: Portal UOL

Submersa há 36 anos, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, no município de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, está sofrendo com as ações de tempo, agravadas por ações consideradas de vandalismo.

A igreja é um local turístico e considerado uma relíquia porque é a única parte visível da antiga cidade que foi submersa para dar lugar à barragem da usina hidrelétrica Luiz Gonzaga, comandada pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco).

As pessoas que lá moravam foram deslocadas para outra área, e onde viviam virou um lago de visitação pública (saiba mais abaixo). Isso lhe rendeu o título de Atlântida brasileira.

Tombamento

A igreja está em processo de tombamento pela Fundarpe (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) desde 2020, sem praz para conclusão. Por conta dos relatos de má conservação, ela foi visitada nesta quinta-feira (21) por técnicos, que viram desmoronamentos parciais e desprendimentos de materiais da igreja.

"Isso ocorre em função da condição atípica em que se encontra, corroborada pela ausência de ações de conservação adequadas", diz Cristiane Feitosa, arquiteta e gerente de Patrimônio Material da Fundarpe.

''De modo geral, a sua estrutura não apresenta risco iminente de desabamento; contudo necessita de medidas urgentes para a consolidação de componentes construtivos e cuidados que serão deliberados e tratados com os órgãos e entidades responsáveis pelo bem''.
Cristiane Feitosa.

Equipe durante visita técnica à igreja submersa de Petrolândia
Equipe durante visita técnica à igreja submersa de PetrolândiaImagem: Alex Santos/Fundarpe
Segundo a presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia, Paula Rubens de Menezes, a igreja é o único patrimônio que ainda existe da cidade que desapareceu do mapa.

Ela é importantíssima para a região, para o movimento de atingidos por barragens. Ela é um símbolo. Sem ela, a nova geração vai ter dificuldade de entender.
Paula Rubens de Menezes

Além da conservação, outro ponto que ela cita é a necessidade de proteção para que as pessoas não danifiquem. Para evitar que se chegassem perto, um cordão com boias delimitou o acesso à área.

Mesmo assim, há poucas semanas, duas pessoas em um jet ski acessaram o local ilegalmente "Eles cortaram esse cordão e subiram para tirar fotos e estão respondendo ao MP", relata

Ela explica que a passagem de embarcações, em especial jet skis, por dentro da igreja causa movimentação da água e ajuda no processo degradação do bem. "A população está de olho porque sabe da importância da igreja", diz

Boias de delimitação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE)
Imagem: Divulgação/Fundarpe

Paula diz que hoje não existe nenhum tipo de fiscalização. Por isso a cidade lançou o movimento #todosPelaIgreja, que está tentando dar voz a essa causa.

Segundo a secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Maria Helena Gomes de Souza, a Prefeitura está com esforços para cobrar a proteção no local.

"A igreja representa um marco cultural e arquitetônico único, além de guardar as histórias e vivências das famílias da região. Ela é um símbolo da história de Petrolândia e da memória da comunidade que ali viveu antes da realocação da cidade devido à construção", relata.

Em nota, a Chesf diz que "realizou instalação de boias e dispositivos de sinalização náutica especiais, visando delimitar a área de segurança da edificação."

''A Empresa confirma a sua participação na visita técnica entre os dias 20 e 22, promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da Fundarpe, com o objetivo de colaborar no levantamento de informações técnicas para adoção de medidas futuras de conservação e reparos, associados à estrutura''.

Igreja do Sagrado Coração de Jesus, em Petrolândia (PE), submersa
Imagem: Divulgação Fundarpe.

Alagamento

A antiga cidade de Petrolândia foi alagada em 1988 para dar lugar à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga e a criação de uma barragem de Itaparica, às margens do rio São Francisco. A obra visava garantir abastecimento elétrico na região

As casas, ruas e construções históricas da antiga cidade foram completamente coberta pelas águas, com exceção da ponta da igreja. A população da época foi realocada para uma nova área, distante da antiga, dando origem ao que chamam de "nova Petrolândia".

Por conta disso, a antiga Petrolândia é frequentemente comparada à lenda da Atlântida, devido ao fato de ter sido submersa pelas águas.

O lago é até hoje um ponto frequente de visitação de turistas, que procuram ver a obra e passear no lago.

Petrolândia Velha - Imagem: Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

Por: Carlos Madeiro - UOL

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira, 26 de novembro de 2024

 




Confira as demais manchetes dos principais jornais do país nesta terça-feira 26 de novembro de 2024

Plano de atentado contra Moraes incluía sequestro, prisão e execução; entenda


Ministro Alexandre de Moraes - Foto: Gustavo Moreno/STF

Ao investigar a atuação de um grupo de militares que planejava um golpe de Estado em 2022, a Polícia Federal (PF) revelou um plano para sequestrar, prender e até executar o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. O magistrado seria o primeiro alvo da organização criminosa, que também incluía o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB).

De acordo com o relatório da Polícia Federal, foi encontrado nos arquivos apreendidos no celular do general reformado Mário Fernandes, então secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência, um arquivo denominado plano "Punhal Verde e Amarelo".

Os investigados indicam que o documento previa "a elaboração de um detalhado planejamento que seria voltado ao sequestro ou homicídio do ministro Alexandre de Moraes e, ainda, dos candidatos eleitos Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho, ambos componentes da chapa vencedora das eleições".

O advogado Raul Livino, responsável pela defesa do general Mário Fernandes, afirmou ao Estadão que ainda não teve acesso ao inquérito, mas que considera a prisão cautelar dele despropositada. A defesa pediu a transferência do militar do Rio de Janeiro para Brasília.

Segundo a PF, o planejamento contra Moraes previa o mapeamento dos locais que o ministro frequenta em Brasília, como residência, trabalho e academia, além do itinerário, dos horários e da agenda dele.

Concurso dos Correios: inscrições efetivadas serão divulgadas nesta terça-feira



Agência dos Correios de São José dos Campos (SP) — Foto: Pedro Melo/TV Vanguarda

Os Correios vão divulgar, nesta terça-feira (26), as inscrições efetivadas no seu concurso público em andamento, que vai preencher mais de 3 mil vagas de nível médio e superior em todo o país.

Os interessados tinham até o fim de outubro para se inscrever. Agora, poderão verificar se tiveram o cadastro aceito, após confirmação do pagamento e análise dos critérios para concorrer às vagas reservadas para negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Quem teve a inscrição negada poderá entrar com recurso das 10h de quarta-feira (27) até as 17h de quinta (28), na página oficial da seleção.

O edital de convocação para as provas, com o nome dos candidatos, será publicado no dia 6 de dezembro. Já os locais de aplicação serão divulgados no dia 9, e o exame está previsto para 15 de dezembro.

Pelo menos 1,6 milhão de pessoas se inscreveram no concurso, informou a estatal no início de novembro, superando o total de inscritos na última seleção em âmbito nacional dos Correios, em 2011.

Na época, 1,1 milhão de candidatos se cadastraram para concorrer a mais de 9 mil oportunidades. Agora, são 3.511 vagas imediatas: 3.099 de nível médio, para o cargo de carteiro, e 412 de nível superior, em várias áreas..

Atualmente, o concurso recordista em número de inscritos no país é o Concurso Nacional Unificado (CNU), que ocorreu pela primeira vez em agosto deste ano, para preencher 6,6 mil vagas. Foram 2,1 milhões de inscrições, mas apenas 970 mil candidatos compareceram às provas.

As vagas do concurso dos Correios estão distribuídas em dois editais, elaborados pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC):

Banco do Nordeste premia iniciativas empreendedoras de sucesso em Sertânia - PE


O Banco do Nordeste (BNB) realizou, na última quinta-feira (21/11), em Sertânia (PE), a solenidade de entrega do XVII Prêmio Banco do Nordeste de Microfinanças e do IX Prêmio Banco do Nordeste da Agricultura Familiar.

Sediado no Clube América, o evento reuniu autoridades como o presidente do BNB, Paulo Câmara, a Senadora Teresa Leitão, Deputados da ALEPE, Diogo Moraes e Rosa Amorim, prefeito anfitrião de Sertânia, Ângelo Ferreira, Superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Queiroz, o superintendente de Microfinança Urbana e Microempresas, Helton Chagas, o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural, Luiz Sérgio Farias Machado, representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Pernambuco, além de lideranças das Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetape) e da Agricultura Familiar (Fetraf) de Pernambuco.

A premiação destacou a atuação de empreendimentos apoiados pelos programas de microcrédito orientado Agroamigo , na área rural, e Crediamigo , na área urbana, em três categorias - “Empreendedorismo sustentável”, “Inovação e tecnologia” e “Produção e comercialização”. Também foram reconhecidos empreendedores que implementaram práticas sustentáveis e mulheres que lideram negócios de impacto em suas localidades.

Morte de jovem indígena de 21 anos comove e gera homenagens em Glória-BA




A jovem indígena Geislane de Jesus Ramos Pankararé, de 21 anos, faleceu nesta segunda-feira, 25 de novembro, no Povoado Serrota, em Glória, Bahia. Segundo as primeiras informações, ela, que enfrentava problemas renais, sofreu um desmaio após se assustar com o barulho de um trovão. Geislane foi socorrida ao hospital Nair Alves de Souza/UPA em Paulo Afonso, mas, infelizmente, não resistiu. No entanto, a causa oficial da morte ainda não foi divulgada.

Geislane, pertencente ao povo indígena Pankararé, era uma jovem cheia de sonhos e conquistas. Formada em técnico de enfermagem, cursava Licenciatura Intercultural Indígena na UNEB e sonhava em fazer Medicina para ajudar sua comunidade. Ela também pensava em cursar Direito para defender os direitos do seu povo.

Além de sua dedicação acadêmica, Geislane participava ativamente do projeto Cunhataí Ikhã, da Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), onde se destacou pela inteligência e liderança. Durante as eleições de 2022, foi fiscal de urna em sua comunidade e desempenhou papel importante ao incentivar outras jovens a tirarem seus primeiros títulos de eleitor.

Apaixonada por futebol, jogava no time feminino de sua comunidade, desafiando preconceitos e mostrando que o esporte é também das mulheres. Sua presença marcante e sua luta pelos direitos de sua comunidade deixaram um legado que inspira a todos que conviveram com ela.

Homenagens à Geislane Pankararé

A morte precoce de Geislane comoveu toda a comunidade e gerou homenagens emocionantes. A Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí) e o projeto Cunhataí Ikhã lamentaram sua partida:

“Geislane foi uma das meninas do projeto Cunhataí Ikhã, uma das mais jovens do grupo, e sempre nos impressionou pela inteligência, rapidez de raciocínio e dedicação ao projeto e ao seu povo. Ela queria fazer tantas coisas! Que a força dos Encantados esteja com ela e com seus familiares nesse momento tão triste para todas e todos!”

O Campus Intercultural OPARÁ XXVI (UNEB) e o Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena (LICEEI) também emitiram nota de pesar:

“É com profunda tristeza que comunicamos o falecimento prematuro de nossa aluna Geislane de Jesus Ramos Pankararé. Lamentamos imensamente esta fatalidade e transmitimos nossos mais sinceros sentimentos de pesar aos familiares, amigos, à turma e ao povo Pankararé.”