segunda-feira, novembro 25, 2024

MPF consegue decisão que condena Funai e União a demarcarem terra indígena no município de Itacuruba (PE)



Arte: Comunicação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) obteve sentença judicial que condena a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a União a adotarem todos os procedimentos para a demarcação da Terra Indígena Pankará Serrote dos Campos, no município de Itacuruba, em Pernambuco. O responsável pelo caso é o procurador da República João Paulo Holanda Albuquerque.

A Justiça Federal também determinou à Funai o pagamento de danos morais coletivos no valor de R$ 1 milhão. De acordo com a decisão, a autarquia tem 180 dias para concluir o Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação e, em seguida, 360 dias para finalizar a demarcação da terra indígena. Após essa etapa, a União deverá concluir o processo demarcatório em 30 dias. O descumprimento desses prazos resultará em multa diária no valor de R$ 10 mil.

O MPF já havia obtido decisão liminar favorável à demarcação da área indígena, em 2018. Porém, seis anos depois, a Funai ainda não adotou as providências necessárias. O MPF acompanha o caso desde 2009, por meio de procedimento administrativo.

Conforme consta na sentença, “percebe-se que o período para início da demarcação já ultrapassou o razoável há muito tempo”. São mais de 15 anos sem a conclusão do procedimento.

A Justiça Federal acatou a argumentação do MPF no processo e entendeu que esse atraso aumenta os conflitos agrários na região, permite a exploração de recursos naturais por terceiros e potencializa os conflitos sociais. “E mais, há verdadeira frustração da confiança do Povo Pankará nas instituições estatais, inclusive no Poder Judiciário”, concluiu a Justiça.

Histórico - Desde 2009, a comunidade Pankará busca o reconhecimento e demarcação da terra indígena. Apenas em 2015, a Funai registrou o processo de reivindicação fundiária feita pelos indígenas.

Lideranças da comunidade apresentaram relatos, apurados pelo MPF, de como a inércia da autarquia gerou problemas referentes a atendimentos em educação e saúde indígena, bem como sobre conflitos no uso da terra. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) chegou a fazer o assentamento de famílias de produtores rurais dentro da área em que vive a comunidade indígena.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Pernambuco

Diocese de Floresta faz hoje (25) live sobre o futuro sustentável dos projetos de reassentamento do Itaparica

Atualização 25/11/2024 às 18h29min
Padre Luciano Aguiar é um dos coordenadores e apoiadores do movimento dos trabalhadores rurais da Diocese de Floresta

A Diocese de Floresta realiza hoje ( 25 de novembro), das 19h30 às 21h30, uma grande live sobre “Reabilitação, água, energia, desafios e perspectivas para o futuro sustentável dos projetos de reassentamento de Itaparica”. Será utilizada a plataforma Stream Yard YouTube.

O link da live é https://youtube.com/live/9C6MdmVYo-0?feature=share

O evento, que integra a programação dos 60 anos da diocese, terá participação de Andrea Rachel, assessora da área de Irrigação e Operações da Codevasf; Larissa Rego, diretora de Departamentos de Irrigação; e dos deputados federais Fernando Monteiro (PP/PE) e Mário Negromonte Júnior (PP/BA).

A transmissão será feita a partir do Centro de Formação Dom Francisco Nierhoff, na Avenida Manoel Alves de Carvalho, ao lado do Supermercado Compare 1, no Centro de Floresta.

É preciso mobilizar os governos, políticos, trabalhadores e igreja para garantir os direitos dos produtores rurais

A Diocese de Floresta vem promover um encontro presencial e Online, acerca de ITAPARICA e seus problemas sociais referentes ao perímetro irrigado. Ao longo dessa semana, nos dias 16 a 19 de novembro a Diocese vem intensificando os trabalhos para sensibilizar a bancada de Pernambuco e os Governos Federal e Estadual no sentido de apoiar e caminhar juntos com os referidos projetos, especialmente os do lado pernambucano. Nesse sentido, contamos com o apoio dos reassentados(as), do Polo Sindical, Fetape, Sindicatos, a Diocese de Floresta e outras dioceses como Petrolina e Juazeiro da Bahia que também participaram das visitas de campo da Mesa de Diálogo Temática “Água: desafios e perspectivas do perímetro irrigado de Itaparica”, promovida pela Secretária-Geral da Presidência da República. Contudo, após essas visitas aconteceram alguns fatos como o corte da energia dos perímetros do lado pernambucano.

Veja quem são algumas das vítimas do acidente com ônibus em União dos Palmares, em Alagoas


Veja quem são algumas das vítimas do acidente com ônibus em União dos Palmares. Reprodução/Instagram

Uma cidade inteira de luto! União dos Palmares tenta se recompor da tragédia que tirou a vida de, pelo menos, 18 pessoas e deixou dezenas de feridos, dentre eles, idosos e crianças. O acidente ocorrido na Serra da Barriga, nesse domingo (24), chocou Alagoas e o Brasil.

Os órgãos responsáveis pelo atendimento confirmaram 18 mortes. Algumas pessoas já foram identificadas.

Nas redes sociais, as fotos estão sendo compartilhadas, à medida que as vítimas recebem mensagens de carinho de amigos, parentes e de pessoas que se compadecem com a tragédia e a dor de quem perdeu um ente querido.

Veja aqui 12 das 18 vítimas do trágico acidente:

Petrolândia: Super Mais Conveniência, a loja que oferece conforto e praticidade aos seus clientes

 

Super Mais Conveniência, a loja que oferece bom atendimento, conforto e praticidade aos seus clientes - Fotos: Assis Ramalho




Super Mais Conveniência, localizada no centro da cidade, na Av. Auspício Valgueiro Barros, em frente ao antigo escritório da Celpe, é a loja que oferece excelente atendimento, conforto e praticidade aos seus clientes

O empreendimento adminstrado pelo jovem empresário Eliakim Almeida Couto, há oito anos desponta na preferência das donas de casa de Petrolândia e região. A Super Mais une o conceito de loja de conveniência com supermercado, em um ambiente super agradavel.

A grande variedade de produtos e marcas é um dos destaques da Super Mais Conveniência que, além da tradicional seção de bebidas em geral, conta com uma adega, sortida com vinhos de excelente qualidade e bebidas finas. O bom gosto e elegância, diga-se de passagem, é uma marca da loja, decorada com sobriedade e jovialidade, e na prática disposição e exposição de produtos.

Outro destaque, além do amplo espaço de circulação no interior da Super Mais Conveniência, é o horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7 às 22 horas, aos domingos e feriados das 9 às 19 horas. O funcionamento, portanto, tem horário de shopping center, pensado para atender o cliente no momento de sua melhor conveniência. Em breve, entrará em funcionamento a lanchonete, para oferecer ainda mais conforto aos clientes da loja.

SUPER MAIS CONVENIÊNCIA
Av. Auspício Valgueiro Barros - Centro
Petrolândia - PE (em frente à Celpe)
Contato: (87) 3851-2271

Petrolândia: F F Locações tem mesas e cadeiras para alugar; entre em contato com Fabiano Souza

 

Vai fazer um evento e precisa alugar mesas, cadeirasr? A FF locacôes aluga mesas e cadeiras de plastico em petrolândia/PE. Atendimento: (87) 999419438. Falar com Fabiano Souza

Blog de Assis Ramalho

Prainha da Orla Fluvial de Petrolândia é lotada no último domingo de novembro/2024 - FOTOS E VÍDEO

 

Fotos e vídeo: Assis Ramalho

PETROLÂNDIA ( 24/11/2024): A prainha da Orla de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, foi totalmente lotada no último domingo do mês de novemro de 2024.

Em barracas montadas debaixo das palmeiras ou na areia, os frequentadores aproveitaram as águas do Rio São Francisco para se refrescar e o movimento na área se estabeleceu ao longo de todo o dia.

A Orla Fluvial da Prainha de Petrolândia, é um dos muitos pontos turísticos do município.

A reportagem do Bog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia esteve presente e conversou com turistas e petrolandenses.que curtiam em meio a família e amigos. VEJA ABAIXO VÍDEO E FOTOS

Criança não resiste e morre no HGE; sobe para 18 nº de mortos em tragédia em União dos Palmares, em Alagoas


Aumentou para 18 o número de vítimas- Foto: Guilherme Nobre

Uma criança do sexo feminino, identificada como Maitê, de 4 anos, é mais uma vítima que não resistiu à tragédia na Serra da Barriga, em União dos Palmares, onde um ônibus caiu em uma ribanceira, deixando mortos e feridos nesse domingo (24).

A informação da morte da criança foi confirmada junto aos familiares da vítima no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, onde a garotinha estava internada.

Familiares informaram que a criança sofreu fratura na perna e várias lesões nas costelas. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Regional da Mata, mas, devido à gravidade dos ferimentos, foi transferida para o HGE para uma cirurgia de emergência. No entanto, não resistiu e faleceu na madrugada desta segunda-feira (25). Até o momento, o HGE não se pronunciou por nota sobre o óbito, mas a informação foi confirmada pelos familiares.

Ainda segundo a família, a mãe da criança estava com ela no momento do acidente, mas não teve ferimentos graves e já recebeu alta. Com esta morte, sobe para 18 o número de vítimas mortas na tragédia da Serra da Barriga.

Prainha da Orla Fluvial de Petrolândia é lotada no último domingo de novembro/2024 - FOTOS E VÍDEO

PETROLÂNDIA ( 24/11/2024): A prainha da Orla de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, foi totalmente lotada no último domingo do mês de novemro de 2024. 

Em barracas montadas debaixo das palmeiras ou na areia, os frequentadores aproveitaram as águas do Rio São Francisco para se refrescar e o movimento na área se estabeleceu ao longo de todo o dia.

A Orla Fluvial da Prainha de Petrolândia, é um dos muitos pontos turísticos do município.

A reportagem do Bog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia esteve presente e conversou com turistas e petrolandenses.que curtiam em meio a família e amigos. VEJA  ABAIXO VÍDEO E FOTOS