sábado, novembro 23, 2024
Confraternização de Natal reúne educadoras autoras da "1ª Coletânea dos Professores de Petrolândia: Memórias afetivas"
Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – 22 de novembro é o Dia do músico - Recordar é viver! fotos de Relíquia da Banda Happy Man; o 'conjunto' que revolucionou os anos 70 e 80 dos petrolandenses
Fig. 01. Banda Happy Man, no carnaval de 1984. Da esquerda para direita. Em pé: Paulo, Louxa, Isaque, Luiz, Nenêm, Dudé, Osvaldo e Geody. Sentados: Antônio, Divacy, Cláudio de Izinha, Miguel e Zezinho. In memoriam dos Músicos: Josemir Ramalho, Osvaldo Souza, Albênis Carlos, Cláudio de Izinha e José Pedro – Dudé.
Fig. 02. Banda Happy Man, no Grêmio Lítero, em Petrolândia, em 1978. Da esquerda para a direita: Paulo (de Mariêta) , Isaque, Josemir, Divacy, Flávio, Osvaldo, e José Cícero.Velha Petrolândia, quem viveu jamais esquecerá!
Se você tem uma foto histórica da velha Perolândia no seu baú e deseja vê-la postada neste quadro, envie agora pelo WhatsApp: (87) 9.9955-1186
Petrolândia: Há 9 anos partia João Batista Costa (Joãozinho de Dedinho)
Neste sábado, 23 de novembro de 2024, completam-se nove anos do falecimento de João Batista Costa, filho de José Costa (seu Dedinho) e Maria Costa (dona Luguinha). Joãozinho, como era mais conhecido, foi uma verdadeira perssonalidade de Petrolândia. Foi polêmico, mais sempre defendeu as causas justas. Foi desportista, funcionário público, e ao partir aos 55 anos deixou um legado de amor à família e amigos.
Fotos: Lúcia Xavier Ramalho
Conheça o passeio a igreja parcialmente submersa de Petrolândia com apresentação da jornalista petrolandense Jailma Barbosa
Conheça o passeio a igreja parcialmente submersa de Petrolândia com apresentação da jornalista petrolandense Jailma Barbosa
Blog de Assis Ramalho - Apresentação: Jailma Barbosa
SAIBA SOBRE JAILMA BARBOSA
Jailma Barbosa da Silva é uma jornalista natural da cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco
</
Jailma Barbosa pssui graduação em bacharelado em comunicação social-jornalismo pela Faculdade Maurício de Nassau - Recife (2011) e MBA Internacional em Gestão e Marketing pela Faculdade do Vale do Ipojuca- Caruaru (2015). Atualmente é repórter - TV Jornal- Afiliada SBT onde tem forte atuação no Jornalismo Popular. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Televisão. Foi estagiária na produção da Rede Globo Nordeste e produziu diversas reportagens nacionais especiais. Também foi repórter da TV Asa Branca-afiliada Globo, onde além de repórter também era produtora e editora de vídeo. Acompanhou a maior seca do sertão nordestino, emplacando matérias semanais sobre o tema para o Globo Rural da Rede Globo
Blog de Assis Ramalho.
Técnicos da Fundarpe visitam igreja submersa em Petrolândia; ‘situação delicada’, diz Gerente de Preservação
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/q/2/hg0SZCSyOTb2iTrlNzgA/whatsapp-image-2024-11-19-at-07.32.02.jpeg)
Segundo a prefeitura, o poder municipal solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. A equipe que chegou ao município na última quarta-feira (20), permaneceram realizando fiscalizações até a sexta-feira (22). Também estiveram presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.
Empresário morre após perder controle de quadriciclo no interior de Pernambuco
Um homem de 42 anos, identificado como José Ueliton Batista da Silva, morreu em um acidente de quadriciclo no Sítio Jussara, na zona rural de Saloá, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (22).
José Ueliton morava em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata de Pernambuco, e estava participando de uma trilha com um grupo de amigos quando perdeu o controle do veículo em uma curva.
Com isso, o quadriciclo colidiu com uma barreira e o empresário caiu. Ele morreu no local do acidente.
Um grupo de amigos havia saído da cidade de Lajedo e seguiam em direção à cidade de Piranhas, em Alagoas, quando houve a colisão. Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionada e constatou a morte do empresário.
O Instituto de Criminalística esteve no local para realizar a perícia e o corpo de José Ueliton foi encaminhado para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru.
PE na Estrada: governadora Raquel Lyra anuncia licitação para projeto de duplicação da BR-232 de São Caetano a Serra Talhada
A governadora Raquel Lyra anunciou, nesta sexta-feira (22), a publicação dos editais de licitação para contratação de empresas que serão responsáveis pela elaboração dos projetos de duplicação e restauração da BR-232, do município de São Caetano, no Agreste, até Serra Talhada, no Sertão. O trecho compreende uma extensão de 264,9 quilômetros. Os editais serão publicados no Diário Oficial do Estado deste sábado (23). A iniciativa foi anunciada pela governadora durante o lançamento do PE na Estrada, maior programa de infraestrutura rodoviária de Pernambuco, que conta com um investimento total de R$ 5,1 bilhões.
"Esse é um primeiro passo importante. A duplicação da BR-232 até o município de Serra Talhada é uma demanda antiga do povo sertanejo e irá melhorar a logística do nosso Estado. A obra está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. O investimento na melhoria da qualidade das estradas de Pernambuco será um vetor de mais desenvolvimento econômico, segurança e qualidade de vida para a nossa população", afirmou a governadora Raquel Lyra.
O primeiro lote do projeto inclui o trecho entre São Caetano e Arcoverde, com uma extensão de 108,9 quilômetros. Já o segundo lote atende ao trecho entre Arcoverde e Serra Talhada, com 156 quilômetros de extensão. A previsão é de que os projetos sejam concluídos em dez meses e que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2026.
Além de facilitar a mobilidade, a duplicação irá melhorar a eficiência logística das cadeias produtivas do Estado. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra, reforça que a obra é estruturante para o Estado. "O principal é ter um norte para onde queremos caminhar. Por muito tempo, a falta de projetos estruturais impactou de forma negativa o desenvolvimento do Estado. Com o projeto em mãos, nós iremos buscar recursos e fazer essa grande entrega para a população", disse.
Técnicos da Fundarpe visitam igreja submersa em Petrolândia; local corre risco de desabamento

Foto: Samyr Oliveira
Técnicos da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e representantes da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) estão em Petrolândia, Sertão de Pernambuco, para avaliar a situação da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, parcialmente submersa no Lago de Itaparica. O local, que atrai turistas, enfrenta risco de desabamento.
A prefeitura solicitou uma visita técnica urgente à Fundarpe, que enviou sua equipe na quarta-feira (20). Os trabalhos devem continuar até sexta-feira (22). O objetivo é inspecionar os danos e buscar soluções para preservar a estrutura.
A gerente de Preservação do Patrimônio da Fundarpe, Cristiane Feitosa, explicou que o governo foi alertado sobre o risco. "Após a visita, a Fundarpe deve emitir uma manifestação técnica no intuito principalmente de dar orientações e deliberar também algumas medidas que devam ser adotadas pra no mínimo promover alguma estabilização ou proteção", afirmou ao telejornal AB1, do Grupo Asa Branca.
A igreja, construída no antigo centro de Petrolândia, emergiu após a queda do nível do rio em 2014 e se tornou ponto turístico. No local, são oferecidos passeios de lancha, catamarã e mergulhos. Contudo, a falta de reparos ameaça a estabilidade da construção.
Situação administrativa
De acordo com a presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP), Paula Rubens, a igreja é patrimônio da União, sob guarda da Chesf, e está em processo de tombamento. Desde 2021, a Chesf havia se comprometido a instalar boias de isolamento, implementadas em junho de 2023, mas a medida não foi suficiente para evitar os riscos.
"São três processos administrativos. Em 12 de abril de 2023, o IGHP denunciou o risco de desabamento", disse Rubens.
Preocupação do setor turístico
O mergulhador Samyr Oliveira, que há 14 anos trabalha com passeios turísticos na região, relatou preocupação com a estrutura. "Vi a parte de trás começar a desabar e gravei um vídeo para denunciar. Nada foi feito. Se a igreja cair, o turismo da cidade acaba", afirmou.
Esforços em andamento
Prefeitura de Petrolândia
A prefeitura disse por meio de nota que a Igreja do Sagrado Coração de Jesus encontra-se em processo de tombamento pela Fundarpe. O procedimento em questão foi comunicado à Chesf através da notificação nº 059/2021 GP – Fundarpe, a qual é a detentora da posse da edificação parcialmente submersa.
A nota ainda diz que a gestão municipal buscou e conquistou, por esforços em conjunto com a Chesf, a sinalização por meio de boias sinalizadoras. "Entretanto, ainda existe o risco iminente do desabamento do nosso cartão postal".
Sendo assim, o município solicitou uma visita técnica em caráter de urgência à Fundarpe. Uma equipe técnica está programada para comparecer ao local nos dias 20, 21 e 22 de novembro. Também estarão presentes autoridades da Chesf para que sejam avaliados os danos e debatidas possíveis soluções.
Ministério Público de Pernambuco (MPPE)
O MPPE disse que segundo a Promotoria de Justiça de Petrolândia, foi instaurado um procedimento para apuração dos fatos, que se encontra em fase de instrução.
Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf)
A Eletrobras Chesf, em relação à Igreja Submersa do Sagrado Coração de Jesus, localizada em Petrolândia , informa que realizou instalação de boias e dispositivos de sinalização náutica especiais, visando delimitar a área de segurança da edificação.
A Empresa confirma a sua participação na visita técnica prevista para os próximos dias, promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC) da FUNDARPE, com o objetivo de colaborar no levantamento de informações técnicas para adoção de medidas futuras de conservação e reparos, associados à estrutura. A Eletrobras Chesf ressalta o respeito pela história e a cultura do povo de Petrolândia e por toda a região em que atua.