quinta-feira, novembro 21, 2024

Golpe de Bolsonaro tem sete generais, um almirante e maioria de militares; veja lista

Imagem: Pedro Ladeira/Folhapress

Dos 37 indiciados pela Polícia Federal pelos crimes golpe de Estado, organização criminosa e/ou abolição violenta do Estado democrático de direito, estão sete generais, um almirante, além de coronéis, tenentes-coronéis, majores, subtenente e um capitão — o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro. Do total, 25 (ou seja, 68%) tinham patente militar.

É tanto fardado junto atuando por uma única causa que podemos dizer que essa foi uma das maiores operações militares da gestão anterior. A relação indica que a tentativa de golpe foi um projeto de Bolsonaro em sociedade com setores das Forças Armadas e não de pobres militares enganados e desviados por Jair, como alguns querem fazer crer.


A lista, abaixo, leva em consideração as patentes atuais e abrange militares da ativa, da reserva ou reformados:

Prof. Osmar Brandão, da EREM Delmiro Gouveia em Petrolândia-PE, tem artigo sobre processos envolvendo questões raciais publicado em revista científica

Osmar Brandão (Foto: Divulgação)

Ontem, 20 de novembro, foi o Dia da Consciência Negra, celebrado pela primeira vez como feriado nacional. Com temática pertinente à data, o advogado e professor da EREM Delmiro Gouveia (Petrolândia-PE), Osmar Brandão, que atualmente cursa Mestrado em Ciências Jurídicas, teve artigo de sua co-autoria publicado na Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. O artigo Historicidade e julgamento de processos afetos às questões raciais no Estados Unidos e no Brasil foi publicado no dia 7 deste mês.  

O documento está disponível no endereço: https://drive.google.com/file/d/1nRKEKhMO8B8zT1sIpQRIX0wn8KVPq15c/view?usp=sharing

Nossos parabéns ao educador e mestrando Osmar Brandão e seus colegas! 

Sobre os autores:

José Osmar da Silva Brandão - Licenciado em Letras pela AESA/CESA (2002), em Arcoverde-PE. Bacharelado em Direito pela FASETE-Faculdade Sete de Setembro (2012), em Paulo Afonso-BA. Pós-graduado em Língua Portuguesa pelo CESVASF/Belém do São Francisco-PE. Pósgraduando em Direito Penal e Processo Penal (EAD) pela UNIASSELVI. Mestrando do curso de Ciências Jurídicas da Veni Creator Christian University (2024). Veni Creator Christian University.

"Neste Natal, desperte o poder de sonhar" é o mote da campanha da Hinode

Criada in-house, a ação promove conexão e fortalece consultores


A Hinode lança sua campanha de Natal 2024 com o tema “Neste Natal, desperte o poder de sonhar”, reforçando a mensagem de que ao compartilharem seus desejos, é possível se unir a mais pessoas dispostas a realizar junto. A campanha, idealizada in-house, conta com a participação de colaboradores, consultores e seus familiares para estampar as peças, reforçando o propósito da marca em oferecer oportunidades para as pessoas transformarem suas vidas e realizarem seus sonhos.

Com a proposta de aproximar as pessoas durante a época natalina, a Hinode apresenta uma linha de kits presenteáveis em quatro faixas de preço (até 99,90 reais, até 174,90 reais, até 199,90 reais e até 369,90 reais), abrangendo perfis e preferências variadas. São ao todo 10 kits (dois serão lançados em dezembro) entre masculinos, femininos e unissex ativando marcas do portfólio Hinode. Entre as opções estão desde itens para o autocuidado até kits com as fragrâncias best-sellers da marca, desenhados para proporcionar uma experiência de presente completa e memorável.

Produtores de Pernambuco precisam atualizar o cadastro de animais e propriedades até 30 de novembro

Foto: Divulgação/Adagro

A Adagro informa aos produtores rurais de Pernambucano que o prazo para a atualização cadastral dos rebanhos e propriedades vai até o dia 30 de novembro, em todos os escritórios da Agência de Defesa Agropecuária, ou pela internet, clicando no banner Sistema de Integração Agropecuária-Siapec no site adagro.pe.gov.br. O objetivo é manter o controle sanitário dos rebanhos bovinos, bubalinos (búfalos), ovinos, caprinos, equinos, suínos, abelhas e peixes, além de conhecer a geolocalização das propriedades em cada município.

Após o estado obter o reconhecimento Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco tornou obrigatória, nos meses de maio e novembro, a declaração de rebanhos e propriedades por meio da Portaria nº 65, de 29/10/24.

Bolsonaro quebra o silêncio após ser indiciado pela Polícia Federal




Jair Bolsonaro se manifestou após ser indiciado pela Polícia Federal (PF) por suposto envolvimento no planejamento de golpe de Estado após a vitória de Lula, em 2022. Em declaração à coluna, o ex-presidente concentrou suas críticas no ministro Alexandre de Moraes, relator do processo no Supremo Tribunal Federal (STF).

“O ministro Alexandre de Moraes conduz todo o inquérito, ajusta depoimentos, prende sem denúncia, faz pesca probatória e tem uma assessoria bastante criativa. Faz tudo o que não diz a lei”, atacou Bolsonaro.


“Tem que ver o que tem nesse indiciamento da PF. Vou esperar o advogado. Isso, obviamente, vai para a Procuradoria-Geral da República. É na PGR que começa a luta. Não posso esperar nada de uma equipe que usa a criatividade para me denunciar”, finalizou o ex-presidente.

Jair Bolsonaro e mais 36 investigados foram indiciados pela Polícia Federal por suposto envolvimento no planejamento de golpe de Estado nesta quinta-feira (21/11). Na quarta, a PF realizou operação que prendeu seis militares suspeitos de planejar a morte do presidente Lula e do ministro Alexandre de Moraes.

A referência de Bolsonaro ao termo “criatividade” é uma alusão a uma mensagem de Airton Vieira, juiz instrutor do gabinete de Moraes, a Eduardo Tagliaferro, então chefe da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral.

“Use a sua criatividade rsrsrs”, escreveu Vieira ao responder a Tagliaferro, que relatava dificuldade de formalizar uma denúncia contra a revista Oeste.

Paulo Cappelli - Metrópoles


Mulher de 21 anos é assassinada a tiros no interior do Ceará; polícia investiga




Uma mulher de 21 anos foi assassinada com vários tiros na tarde de quarta-feira (20) na cidade de Forquilha, na região Norte do Ceará. Ramila Lima estava em uma rua do Bairro Cidade de Deus quando foi atingida pelos disparos.

A Secretaria da Segurança Pública informou que Polícia Civil investiga o caso. Até a tarde desta quinta-feira (21), o motivo do crime não foi oficialmente revelado.


Mulher de 21 ano é assassinado a tiros em Forquilha; polícia investiga — Foto: Arquivo pessoal

Conforme "O Sobralense", testemunhas ouviram os tiros que mataram Ramila Lima, mas ela estava morta quando chegaram ao local, e os criminosos haviam fugido.

Equipes da Polícia Militar e da Perícia Forense foram até o local e realizaram os primeiros levantamentos que ajudarão nos trabalhos policiais. As investigações são feitas pela Delegacia Municipal de Forquilha, que realiza buscas para esclarecer o caso.

Por g1 CE

Petrolândia: Confira agenda da Clínica MAIS SAÚDE para esta sexta-feira (22) e agende sua consulta

 

A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta sexta-feira (22).VEJA NO QUADRO DISPONIBILIZADO

Marque já a sua consulta!

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Ramagem, Valdemar e mais 32 em inquérito sobre tentativa de golpe; veja lista




A Polícia Federal indiciou nesta quinta-feira (21) o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-integrantes de seu governo por abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa (veja abaixo as penas para cada um desses crimes). Ao todo, a lista tem 37 nomes.

O indiciamento ocorre no inquérito que investiga a tentativa de golpe de estado para manter Bolsonaro no poder mesmo após a derrota para Lula (PT) nas eleições de 2022. Desde o ano passado, a PF investiga a tentativa de golpe de Estado e iniciativas nesse sentido que ameaçaram o país entre 2022 e 2023, após Lula ter sido eleito — vencendo Bolsonaro nas urnas — e até pouco depois de ele ter tomado posse.

Além de Bolsonaro, foram indiciados pelos 3 crimes:

* o general da reserva do Exército Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa do governo Bolsonaro e candidato a vice na chapa que perdeu a eleição de 2022;

* o general da reserva Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI);

* o policial federal Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Informações (Abin);

e Valdemar da Costa Neto, presidente do Partido Liberal (PL), legenda de Bolsonaro.

Além do inquérito sobre o golpe de estado, Bolsonaro também já foi indiciado neste ano em outras duas investigações da Polícia Federal: o caso das joias sauditas e a fraude no cartão de vacinas.

Petrolândia/Tacaratu: Quilombola Borda do Lago recebe Incra para firmar compromisso em cadastrar famílias e reconhecer luta do povo negro no contexto histórico







No dia 19 de Novembro de 2024 , a Comunidade Quilombola Borda do Lago na agrovila 4 da reta, bloco 02, Projeto Barreiras. Recebeu a visitar do superintendente do Incra de Petrolina - PE Senhor Cláudio e sua equipe (César e Bruno), a fim de entender o que aconteceu na comunidade Quilombola nestes últimos dias. Antes do início das falas, houve uma Apresentação Cultural do Grupo Cultural Quilombola.

O governo federal criou uma diretoria dentro do MDA, para reconhecer os Territórios Quilombolas dentro da pasta da reforma agrária.
 

Na ocasião o Incra firmou o compromisso com a comunidade de cadastrar todas as famílias quilombolas. inclui-las no sistema do Incra, e um forma do governo federal e Incra de Petrolina de reconhecer a lutar do povo negro no contexto históricos e trabalhar as políticas públicas que são de direito desse povo. (Cláudio superintendente do Incra)

Estiveram presentes: Natan Caetano - presidente sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia - PE; Daniel - diretor de políticas agrícolas; Márcio - liderança do MST; Auricélio - presidente do conselho rural de Tacaratu - PE; Clebson - diretor regional do MST; Professor Evaldo e Delano de Dona Santa (vereadores eleitos em Petrolândia) o senhor Rogério Novaes - vice-prefeito; representante do Icó Mandantes, Daniel Filho - presidente do PT municipal; Lideranças Indígenas da Aldeia Taboa (Brejinho da Serra); Padre Geraldino (pároco de Petrolândia), Padre Luciano (Diocese de Floresta)

Idealizador de plano golpista, ‘radical’ e com passagens por Planalto e Câmara: quem é Mário Fernandes, general preso pela PF



General Mario Fernandes — Foto: Reprodução/Youtube

Por Camila Turtelli — Brasília - O GLOBO

Ex-número dois da Secretaria-Geral da Presidência, o general Mário Fernandes é apresentado nos relatórios da Polícia Federal como um dos líderes mais radicais na articulação do suposto plano para assassinar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o vice Geraldo Alckmin e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes.

O plano, denominado de "Punhal Verde e Amarelo", foi impresso por ele no Palácio do Planalto e previa, após os assassinatos, a instituição do "Gabinete Institucional de Gestão da Crise", que deveria ser ativado em 16 de dezembro de 2022. Fernandes, que foi um dos cinco presos na terça-feira, seria assessor estratégico neste gabinete que passaria a funcionar após a execução do plano. A defesa dele não se manifestou após a prisão.

"Se trata, de fato, de um dos militares mais radicais que integrava o mencionado núcleo militar, fato que foi ressaltado pelo colaborador Mauro César Barbosa Cid em seu acordo de colaboração premiada”, diz o relatório da PF.

Fernandes era secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência quando imprimiu, no Palácio do Planalto, o planejamento operacional do golpe. Segundo a PF, era ele quem organizava a operação para monitorar Moraes. De acordo com o Portal da Transparência, Fernandes tinha em 2022 cargo comissionado executivo “11.8”, o que corresponde atualmente a um salário de R$ 18.887. Além disso, ele é militar da reserva desde 2020. A remuneração militar bruta dele de agosto desse ano foi de R$ 33.223

Míriam Leitão: De Bolsonaro a Braga Netto, lista terá dezenas de nomes indiciados pela Polícia Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro ao lado do general Braga Netto — Foto: Cristiano Mariz/O Globo

Por: Míriam Leitão - O GLOBO

O inquérito do golpe está sendo encerrado hoje e eu soube que haverá dezenas de indiciados pela Polícia Federal, entre eles, o ex-presidente Jair Bolsonaro, os generais Heleno e Braga Netto, o delegado Alexandre Ramagem e provavelmente o presidente do PL Valdemar Costa Neto. O que ouvi foi de uma fonte nesta manhã de quinta-feira foi que “ninguém ficará impune”. E que vão ser reunidos os cinco eixos da investigação: ataques virtuais a opositores; ataque às instituições, às urnas eletrônicas, ao processo eleitoral; tentativa de golpe de Estado; ataque às vacinas contra Covid, e uso da estrutura do Estado para obtenção de vantagens.

* PGR avalia denúncia contra Bolsonaro unindo tentativa de golpe, joias e fraude em vacinas: PF suspeita da existência de uma organização criminosa no entorno do ex-presidente

* Após operação da PF, filhos e aliados tentam blindar Bolsonaro, mas Centrão se cala: Figuras próximas do ex-presidente em seu mandato, como Valdemar Costa Neto, Arthur Lira e Ciro Nogueira, não se manifestaram

Até agora o general Luiz Eduardo Ramos que esteve por três anos e meio no governo em posições estratégicas e é amigo pessoal de Bolsonaro não está na lista dos indiciamentos pedidos. E isso porque não há até agora elementos “suficientes” para responsabilizá-lo, segundo eu soube com fontes. É por excesso de rigor que Ramos não foi incluído.

O delegado Ramagem entra nesse inquérito da tentativa de golpe de Estado, mas continua sendo investigado no inquérito da Abin Paralela, na qual ele é a pessoa central. Nesse inquérito, o que se mostra que é muito mais do que o uso de uma ferramenta de monitoramento. Através de atuação de Ramagem, o que houve foi a utilização do aparelho do Estado - não apenas a Abin, a Receita Federal também - para beneficiar as pessoas do governo, em vez de serem órgãos de Estado.

Só o ministro Alexandre de Moraes poderá decidir se abre ou não o sigilo, mas já se sabe que é um documento de 700 páginas.

Por: Míriam Leitão - O GLOBO

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

© Lyon Santos/ MDS

A Caixa Econômica Federal paga nesta quinta-feira (21) a parcela de novembro do novo Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de final 4.

O valor mínimo corresponde a R$ 600, mas com o novo adicional o valor médio do benefício sobe para R$ 681,22. Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, neste mês o programa de transferência de renda do Governo Federal alcançará 20,77 milhões de famílias, com gasto de R$ 14,11 bilhões.

Além do benefício mínimo, há o pagamento de três adicionais. O Benefício Variável Familiar Nutriz pago em seis parcelas de R$ 50 a mães de bebês de até seis meses de idade, para garantir a alimentação da criança. O Bolsa Família também paga um acréscimo de R$ 50 a famílias com gestantes e filhos de 7 a 18 anos e outro, de R$ 150, a famílias com crianças de até 6 anos.

No modelo tradicional do Bolsa Família, o pagamento ocorre nos últimos dez dias úteis de cada mês. O beneficiário poderá consultar informações sobre as datas de pagamento, o valor do benefício e a composição das parcelas no aplicativo Caixa Tem, usado para acompanhar as contas poupança digitais do banco.

Militar foi até a casa de Moraes para prendê-lo, aponta PF



Ministro Alexandre de Moraes (foto: Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela)

Um militar foi à quadra onde fica a residência funcional do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes para sequestrá-lo, no final de 2022, aponta relatório da Polícia Federal. Com o codinome “Gana”, o agente participou de uma operação clandestina com participação de Mauro Cid, então ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. A PF prendeu nesta terça-feira (19/11) militares envolvidos num plano para assassinar o magistrado, além do presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

De acordo com a Polícia Federal, seis militares do Exército participaram dos preparativos para sequestrar e matar Moraes. A maioria deles adotou nomes de países para evitar identificação. Os diálogos obtidos pela PF mostram que o grupo se organizou para investir contra o magistrado no dia 15 de dezembro.

“Conforme exposto, de acordo com as mensagens analisadas, Gana estava inicialmente no final do bairro Asa Sul. Em uma das mensagens ele diz: ‘Andei a Asa Sul inteira’. Nesse sentido, os dados obtidos pela investigação confirmaram que o ministro Alexandre de Moraes, em dezembro de 2022, tinha residência funcional [no local]”, diz um trecho do relatório da PF.

Por: Metrópoles

Presidentes do Brasil e da China assinam 37 acordos bilaterais

© Ricardo Stuckert/PR

Em meio à visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, ao Brasil, nesta quarta-feira (20), os governos dos dois países assinaram 37 novos acordos bilaterais. O líder chinês foi recebido com honras militares pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama Janja da Silva, no Palácio da Alvorada, residência oficial. Eles se reuniram a portas fechadas com a participação de diversos ministros de cada lado.

Ao final da reunião, ambos deram declaração à imprensa, sem espaço para perguntas, e seguiram para um almoço no local. Segundo a Presidência da República, os atos assinados abrangem as áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimentos sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura.

"Apesar de distantes na geografia, há meio século China e Brasil cultivam uma amizade estratégica, baseada em interesses compartilhados e visões de mundo próximas. A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. Em 2023, o comércio bilateral atingiu recorde histórico de US$ 157 bilhões. O superávit com a China é responsável por mais da metade do saldo comercial global brasileiro", destacou Lula em seu discurso na cerimônia de assinatura de acordos.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira, 21 de novembro de 2024






Confira as demais manchetes dos principais jornais do país nesta quinta-feira 21 de novembro de 2024

Palmeiras vence o Bahia de virada e encurta distância para o líder Botafogo que empatou sem gols com o Atlético-MG; veja jogos e classificação do Brasileirão


Em um jogo emocionante na Fonte Nova, o Palmeiras superou o Bahia por 2 a 1 nesta quarta-feira, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. A vitória de virada, conquistada com gols de Raphael Veiga e Flaco López, mantém o Verdão na vice-liderança e diminui a diferença de apenas um ponto para o  Botafogo  que empatou sem gols com o Atlético-MG fora de casa 

Petrolândia: Drª Emanuela Araújo (Podologista) e Dr Diêgo Vital (Cirurgião Dentista) atendem na Mais Saúde nesta quinta (21)

 




 A Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda de especialistas que atenderão nesta quinta-feira (21).VEJA NOS QUADROS DISPONIBILIZADOS

Marque já a sua consulta!

ATENÇÃO! À Clínica Mais Saúde Petrolândia e Floresta-PE, agora está com Laboratório de Análises Clínicas Próprio.

Não esqueça de agendar seus exames com a credibilidade e confiança Mais Saúde que você já conhece

Petrolândia: Prefeito Fabiano Marques inaugura obra de pavimentação da Vila do Sossego e faz balanço dos 4 primeiros anos de governo



O prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques, inaugurou na tarde desta quarta-feira, 20 de novembro de 2024, obra de pavimentação da Vila do Sossego, local que fica próximo ao Cemitério São Francisco, na zona urbana da cidade.

Além do prefeito, estiveram presentes o vice Rogério Novaes, vereadores, secretários, servidores municipais, empresários e a comunidade local.

No seu discurso, o gestor municipal destacou as conquistas da gestão ao longo dos quatro anos, que encerra em dezembro de 2024. Fabiano Marques foi reeleito nas eleições deste ano, repetindo a dobradinha com o vice Rogério Novaes. ASSISTA AO VÍDEO ACIMA

Blog de Assis Ramalho