terça-feira, novembro 19, 2024

Igreja submersa, ponto turístico de Petrolândia, 'corre risco de desabar', diz IGHP


Um dos principais pontos turísticos de Petrolândia, Sertão de Pernambuco, é a igreja submersa do Sagrado Coração de Jesus. A igreja voltou a aparecer por entre as águas do Rio São Francisco, no Lago de Itaparica, em 2014 e, desde então, no local é possível fazer passeio de lancha, de catamarã e mergulhos. Mas o problema é que a estrutura corre risco de desabar a qualquer momento devido à falta de reparos


Segundo a presidente do Instituto Geográfico e Histórico da cidade (IGHP), Paula Rubens, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus é bem da União, sob guarda da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), e está em processo de tombamento, sob regime de preservação de bens tombados.

Desde maio de 2021, a empresa se comprometeu a adotar o isolamento com boias, que segundo o IGHP foram colocadas em junho de 2023, mas não foram suficientes. Outros processos também tramitam pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

"São três processos administrativos. No dia 12/04/2023 houve denúncia do IGHP referente ao risco de desabamento",

A igreja submersa faz parte da rota de turismo da região e é um dos pontos mais visitados por turistas de todo o país. Quem visita Petrolândia também costuma ir à Ilha de Rarrá, uma ilha que é rodeada por águas cristalinas e dunas de areia clara e a Praia do Sobrado que fica a cerca de 32 quilômetros de distância do centro de Petrolândia.

Petrolândia: F F Locações tem mesas e cadeiras para alugar; entre em contato com Fabiano Souza


Vai fazer um evento e precisa alugar mesas, cadeirasr? A FF locacôes aluga mesas e cadeiras de plastico em petrolândia/PE. Atendimento: (87) 999419438. Falar com Fabiano Souza


Ingrid Zanella vence eleição para presidência da OAB-PE

Ingrid Zanella, eleita para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE) - Reprodução

A candidata Ingrid Zanella foi eleita para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE), após eleição realizada nesta segunda-feira (18). Ingrid venceu o pleito com 47,82% dos votos, totalizando 11.441 eleitores, sendo a primeira mulher a conquistar a presidência da entidade em 93 anos. Os candidatos derrotados no pleito foram Almir Reis, com 42,53% (10.175 votos) e Fernando Santos Júnior, com 5,47% (1.308 votos).

Ingrid Zanella foi candidata pela chapa Renovação Experiente, ao lado de Schamkypou Bezerra como vice, agora eleita para suceder Fernando Ribeiro Lins na presidência da OAB-PE.

Após o resultado, Ingrid destacou sentir um "misto de alegria e responsabilidade", afirmando que vai cumprir cada um dos compromissos firmados no mandato.

"Sinto um misto de alegria e de responsabilidade. Assumimos diversos compromissos e vamos cumprir cada um deles no nosso mandato. Temos palavra e o senso do dever e sabemos da nossa missão para dar mais dignidade e autonomia à advocacia pernambucana. Me sinto honrada com essa confiança em mim depositada”, disse.