quarta-feira, outubro 16, 2024

Petrolândia: Entrega do Prêmio Excelência TLN 2024 é realizada no Espaço Casa do Gelo; veja lista dos premiados


Farmacista Ansemo Gomes foi um dos comtemplados

A TLN PESQUISAS E EVENTOS EMPRESA REALIZADORA DO PRÊMIO EXCELÊNCIA APRESENTA AS MELHORES EMPRESAS E OS MELHORES PROFISSIONAIS QUE SE DESTACARAM EM PESQUISAS DE OPINIÃO PÚBLICA REALIZADA EM PETROLÂNDIA EM SETEMBRO 2024

DESTAQUE EM:

1.

AURINÉSIO CONSTRUÇÕES -MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

2.

ADVOCACIA PREVIDENCIÁRIA - Dr. FABIANO OLIVEIRA 62)38

3.

BLOGUEIRO -ASSIS RAMALHO 67/33

4.

BOI FORTE - FRIGORIFICO

5.

BOLOS CASEIROS – CASA DO BOLO 74/36

6.

CAMA, MESA E BANHO- CASA BELA 56/44

7.

CARRO DE SOM – DODINHA PUBLICIDADES 67/33

8.

CASA DO GELO- FABRICA DE GELO E ALUGUEL DE MESAS E CADEIRAS

9.

CHÁCARA DE LAZER- CHÁCARA D. TONHA

10.

DECORAÇÕES DE EVENTOS – KIDECOR 64/36

11.

DISTRIBUIDOR DE BEBIDAS E ALIMENTOS – SANFRANCISCO 78/23

12.

Dr. JOÃO GONÇALVES- MÉDICO CLINICO CIRURGIÃO

13.

EMPRESÁRIO DO ANO – ARMANDO RODRIGUES DE ALMEIDA 78/22

14.

EMPRESARIO REVELAÇÃO- ARNALDO JÚNIOR

15.

ERY VIEIRA “ GALEGUINHO PERCURSSA”- MÚSICO PERCUSSIONISTA

16.

ESPAÇO PARA FESTAS E ENTRETENIMENTO- CASA DO GELO

17.

ESTÚDIO FOTOGRÁFICO E LABORATÓRIO DIGITAL – MOURALAB 65/35

18.

EVÂNIO BARBOSA- CANTOR COVER ( ZÉ RAMALHO)

19.

FARMÁCIA – FARMÁCIA DOIS IRMÃOS

20.

FARMACISTA – ANSELMO GOMES DOS SANTOS

21.

FUNERARIA SANTA TERESINHA –PLANO DE ASSISTÊNCIA FAMILIAR

22.

GRAVAÇÕES E PUBLICIDADES – FLÁVIO HENRIQUE 65/35

23.

HOTEL– RIO HOTEL 76/24

24.

INFINITCELL- ACESSORIOS ELETRÔNICOS

25.

JOSÉ LIMA NETO"JHOY'--MELHOR VENDEDOR TRIÂNGULO DA SORTE

26.

LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS – BIOMED 54/46

27.

LOCAÇÃO E SERVIÇOS – AUSTYNN 84/16

28.

LOCUTOR - OSVALDO SILVA "ZÉ BILAU"

29.

LOJAS DE MÓVEIS E ELETRODOMÉSTICOS –LOJAS ELETROLÉO

30.

LOJAS ELETROLÉO-MAGAZINE

31.

MARCENARIA OLIVEIRA- MARCENARIA

32.

MARCIA ANA TEIXEIRA –JOVEM EMPRESÁRIA 55/45

33.

MÉDICA BIOQUIMICA- Drª PATRICIA SOBREIRA

34.

MELHOR ATENDIMENTO - FARMÁCIA DOIS IRMÃOS

35.

MOTO PEÇAS– ROCHA MOTO PEÇAS 65/35

36.

NINO – CHAVEIRO PROFISSIONAL

37.

PIZZARIA –LÁ CASA

38.

POLÍTICO DESTAQUE - FABIANO MARQUES 75/25

39.

POSTO DE COMBUSTÍVEL – POSTO RICAL 68/32

40.

PRÊMIO MARKETING – RAYANE ALMEIDA 65/35

41.

PROGRAMA DE RÁDIO WEB - ACORDANDO COM AS NOTÍCIAS 57/43

42.

PUBLICIDADE EM AUTO FALANTES – DIFUSORA VANGUARDA:66/34

43.

RÁDIO – RÁDIO WEB PETROLÂNDIA 60/40

44.

SITE INFORMATIVO – ASSISRAMALHO.COM.BR

45.

SÓSTENES RAMOS- SOM E PUBLICIDADE

46.

SUPERMERCADO - SANFRANCISCO

47.

TRANSPORTADORA- RODRIGÁS 66/34

48.

TRANCISTA-ESTEFANO CAVALCANTE DA SILVA

49.

VEREADOR DESTAQUE – DEDE DE FRANÇA 35/65

50.

VELHO CHICO- CLUBE DE FESTAS E EVENTOS


ACESSE INSTAGRAN TLN PESQUISAS

Petrolandense Necy Nascimento recebe honraria na ALEPE neste Dia Estadual do Choro João Pernambuco; Comemorações ocorrem em Petrolândia e outras cidades em outubro e novembro



Nesta quarta-feira (16), às 18h00, a Assembleia Legislativa de Pernambuco, promoverá sessão solene em comemoração ao Dia Estadual do Choro João Pernambuco. Na ocasião, serão homenageados o músico Bozó 7 Cordas, o Instituto de Arte Popular João Pernambuco e a Escola Pernambucana de Choro. 

Presidente do Instituto de Arte Popular João Pernambuco-IAPJP, sediado em Petrolândia, cidade natal do violonista, a produtora cultural e conselheira de Cultura de Petrolândia Necy Nascimento estará presente na solenidade. 

O Dia Estadual do Choro João Pernambuco foi instituído por meio da Lei nº 14.178/2021, de autoria do deputado estadual Waldemar Borges, por iniciativa do Coletivo Isto É Choro!, que depois se tornou o Instituto Cultural Brasileiro Isto É Choro!. Este ano as comemorações têm um significado a mais por conta do choro haver recebido o título de Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, registrado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A abertura das comemorações do Dia Estadual do Choro João Pernambuco de 2024 aconteceu no último domingo (13), no Museu do Estado de Pernambuco (Mepe), com o lançamento do livro Personagens do Choro Pernambucano: Canhoto da Paraíba e João Pernambuco, da escritora Teresa Sales, e  apresentação musical do Conjunto Sapucaia. As atividades comemorativas se estendem por todo o mês de outubro e início novembro, percorrendo várias cidades. Com realização do IAJP, Petrolândia vai sediar alguns dos eventos. 

Homem põe fogo em casa e mata esposa e filhas de 13 e 14 anos em Custódia, no Sertão de Pernambuco

Cdade de Custódia, estado de Pernambuco, - Foto/divulgação

Na noite desta terça-feira (15), a cidade de Custódia, localizada no Sertão de Pernambuco, foi palco de um crime que abalou profundamente a comunidade local.

Um homem, cuja identidade ainda não foi divulgada, é apontado como o responsável pelo assassinato da esposa e de duas filhas em um crime ocorrido na Zona Rural do município, mais precisamente no Sítio Santana.

De acordo com informações extraoficiais, o suspeito teria amarrado as vítimas antes de incendiar a residência onde moravam.

O crime, descrito como bárbaro pelas autoridades, chocou os moradores da região, que estão abalados.

Um terceiro filho do casal conseguiu escapar da tragédia por não estar em casa no momento do ataque, uma vez que havia passado a noite fora.

A identidade das vítimas e suas idades ainda não foram divulgadas oficialmente, aguardando confirmação das autoridades.

Nesta quarta-feira (16), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), através da Delegacia de Polícia de Custódia, emitiu uma nota confirmando o triplo homicídio.

Lula lança programa de R$ 1 bilhão para produção e compra de arroz

© Ricardo Stuckert/PR - Versão em áudio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou, nesta quarta-feira (16), o Programa Arroz da Gente para estimular a produção e a formação de estoques do grão no país. Serão investidos cerca de R$ 1 bilhão na iniciativa para a compra de até 500 mil toneladas do produto.

Os pequenos e médios produtores que quiserem produzir arroz poderão assinar contratos de opção com o governo federal, que garantirá a compra da produção com preço já estabelecido. Durante a cerimônia, no Palácio do Planalto, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, explicou que os parâmetros dos contratos de opção foram estabelecidos em parceria com os ministérios da Fazenda e da Agricultura.

“Os contratos vão estimular a produção do arroz em até 500 mil toneladas, auxiliando a mitigar as perdas das safras de 2023 e 2024 devido à seca e às enchentes na Região Sul”, disse. “Esse programa visa ampliar a produção de arroz pela agricultura familiar e promover a diversidade regional e de variedades cultivares”, acrescentou.

O Programa Arroz da Gente faz parte do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar (Planaab), chamado Alimento no Prato, e é lançado após o fracasso do leilão para a compra de arroz importado, em maio, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e anulado no mês seguinte diante de denúncias de irregularidades das empresas vencedoras. Um novo edital chegou a ser prometido pelo governo, mas a medida provisória que autorizava o leilão perdeu a validade antes de ser votada pelo Congresso Nacional.

Petrolandense Paulo Lacerda ganha 1º lugar do Prêmio Mestre Destaque ANPTUR 2024

Paulo com o prêmio em mãos (Foto: Acervo pessoal Paulo Lacerda)

No dia 04 de outubro, o petrolandense Paulo Lacerda ganhou o 1º lugar no Prêmio Mestre Destaque ANPTUR 2024. A honraria da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Turismo (APNTUR) é concedida durante o seminário anual da entidade, considerado o principal evento acadêmico do turismo brasileiro.

Este ano, seis finalistas de todo o Brasil concorreram ao prêmio, com dissertações de mestrado, em formato de artigo, avaliadas por pesquisadores experientes da área. Os requisitos avaliados são qualidade da produção, inovação e contribuições da pesquisa.

O mestrado de Paulo Lacerda foi em desenvolvimento do turismo, na Universidade de São Paulo (USP), instituição considerada, pelo segundo ano consecutivo, como a melhor universidade da América Latina.

O orientador da pesquisa é professor livre docente da USP, Edegar Tomazzoni, referência nacional nos estudos de turismo e desenvolvimento regional.

A pesquisa trata sobre a relação do poder público, setor privado e sociedade civil no planejamento turístico da cidade de São Paulo. Analisando 10 anos de planejamento turístico na maior cidade da América Latina, a pesquisa aponta como diferentes atores moldam as relações do Estado com a Sociedade e o conteúdo de política públicas, além de revelar como as diferentes formas de fazer e enxergar a política é algo mantido por meio das relações das pessoas e das instituições.

Paulo Lacerda é petrolandense, membro do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia. 

Parabéns ao acadêmico, orgulho de Petrolândia, pela grande conquista!

Redação do Blog de Assis Ramalho

Prefeitura de Paulo Afonso-BA forma novas turmas no Programa Inclusão Produtiva

Foto: SEDES-PA

Qualificar a população em diversas áreas é uma das ações da Prefeitura de Paulo Afonso e esse papel tem sido exercido pelos cursos ofertados por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Na última sexta (11), mais 58 pessoas receberam o certificado de conclusão das oficinas e workshops do Programa Inclusão Produtiva, no Bairro Tancredo Neves. Foram 15 pessoas que concluíram a oficina de vagonite em fita, 17 laços e tiaras, 12 cartonagem e 14 bico de crochê.

O Programa Inclusão Produtiva tem como objetivo principal capacitação profissional de mulheres e famílias de Paulo Afonso para a geração de emprego e renda com recursos próprios valorizando as potencialidades locais contribuindo para a auto sustentabilidade das famílias.

Prefeitura de Paulo Afonso-BA

Águas cinzas: Comunidade indígena de Alagoas participa de oficina do projeto de soluções individuais de esgotamento sanitário que vai beneficiar 204 propriedades


No último sábado (12), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, através da empresa W2 Engenharia, realizou a primeira oficina com os beneficiários do projeto de soluções individuais de esgotamento sanitário que vai beneficiar 204 propriedades rurais da comunidade indígena Jeripankó, no município de Pariconha, em Alagoas.

Mesmo vivendo há poucos quilômetros da sede do município, a comunidade ainda convive com a ausência de serviços básicos, como o saneamento que, quando existente, promove saúde e garante melhor qualidade de vida às populações, além de proteger o solo, os mananciais subterrâneos e os rios. Na comunidade indígena serão construídos sistemas unifamiliares para o tratamento de esgoto sanitário. Cada sistema será feito de acordo com as características de cada cadastro, podendo ser do tipo tanque de evapotranspiração (TEVAP), Biodigestor ou o Círculo de bananeira para o tratamento das águas cinzas provenientes das pias, tanques e chuveiros. As tecnologias aplicadas são de médio a baixo custo e seguem o princípio da sustentabilidade, sendo ambientalmente correta e socialmente acessível.

Prefeitura de Petrolândia realiza licitações para obras de pavimentação na área urbana, agrovilas e reforma do Cemitério São Francisco

Cemitério de Petrolândia (Foto: Assis Ramalho/Arquivo BlogAR)

A Prefeitura Municipal de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, publicou em diário oficial, nesta quarta-feira (16), os avisos de licitação para contratação de empresas especializadas, para obras de pavimentação e drenagem na Agrovila 08 do Bloco 03, reconstrução e reparos em pavimentação na sede do município e agrovilas, e reforma do Cemitério São Francisco. 

As obras de pavimentação serão licitadas através de duas Concorrências, em sessões marcadas para os dias 30 e 31/10. A reforma do cemitério será contratada diretamente, com dispensa de licitação, no dia 22. Os editais e demais documentos ainda não estão disponíveis nos sites indicados. 

Confira abaixo os avisos publicados hoje. 

Dois times do Sertão de Pernambuco vencem a 1ª Copa Estadual Quilombola de Futebol





Dois times do Sertão de Pernambuco se sagraram campeões da 1ª edição da Copa Estadual Quilombola de Futebol, disputada na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana do Recife: Conceição das Crioulas, de Salgueiro, no feminino; e Buenos Aires, de Custódia, no masculino. Com o resultado, as equipes garantiram vaga na 1ª Copa Nacional Quilombola de Futebol, que ocorrerá entre os dias 9 e 15 de dezembro, no Rio de Janeiro.

O torneio teve início em 21 de setembro com fase de grupos e recebeu 22 equipes masculinas e quatro femininas, de diversas comunidades quilombolas advindas de 22 municípios pernambucanos.

O objetivo era oferecer uma oportunidade única de integração e visibilidade para os participantes. A competição foi promovida pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE), por meio da Secretaria Executiva de Esportes.

“Essa é uma ação importante e representativa, sobretudo, com a força quilombola, porque os desafios pedagógicos são muitos, mas é importante pensar como é que a gente, no campo dos esportes, promove a inserção das comunidades historicamente esquecidas. É importante esse momento de luta e de reafirmar que essas comunidades precisam ocupar todos os espaços”, pontuou a secretária executiva de Desenvolvimento da Educação, Tárcia Silva.

Da Folha de Pernambuco

Marinha diz que é preciso ter habilitação para pilotar moto aquática e apura acidente que matou universitária na Praia de Gaibu (PE)



Larissa Belchior Gallindo tinha 27 anos e estudava nutrição — Foto: Reprodução/Instagram

A Marinha do Brasil vai investigar a morte da estudante de nutrição Larissa Belchior Gallindo, de 27 anos, que se acidentou enquanto pilotava uma moto aquática na Praia de Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife. A jovem perdeu o controle da direção e entrou em uma área de mangue, segundo a Polícia Civil.

Ao g1, a Capitania dos Portos de Pernambuco explicou que, para conduzir um veículo desse tipo, é preciso ter uma habilitação de motonauta (entenda mais abaixo). Uma das questões que vai ser apurada é se Larissa possuía a habilitação para guiar a moto aquática.

A colisão da moto aquática no mangue aconteceu no fim da tarde do domingo (13). A vítima foi levada para o Hospital da Restauração (HR), localizado no bairro do Derby, na área central do Recife, mas não resistiu aos ferimentos.

De acordo com o capitão dos Portos de Pernambuco, Capitão de Mar e Guerra Carlos Frederico Tojal do Vale, um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) vai ser aberto para investigar a morte.

"A gente ficou sabendo pela divulgação das notícias, e agora foi instaurado um inquérito administrativo para apurar fatos e acidentes na navegação. Isso é um rito normal que a gente tem e vai apurar as causas, o que aconteceu. Tem 90 dias para ficar pronto. Havendo necessidade de mais investigações, ele pode ser prorrogado, mas, normalmente, em 90 dias, ele é encerrado", informou o capitão.

Habilitação

No Brasil, é necessário ser habilitado para pilotar motos aquáticas e outras embarcações. As regras são semelhantes à habilitação para dirigir veículos terrestres ou, até mesmo, aeronaves. A Polícia Civil não informou se Larissa tinha essa habilitação.

Segundo o capitão dos Portos de Pernambuco, nesse caso, em específico, a habilitação necessária é a de motonauta. Ela dá direito de conduzir somente moto aquática, nos limites da chamada navegação interior, que são as águas consideradas abrigadas, ou seja, em lagos, rios, baías e represas.

"As regras são as mesmas para quem se habilita para dirigir um veículo terrestre: ter 18 anos, ser capaz e cumprir treinamento, com aulas teóricas ministradas por escolas cadastradas junto à Marinha. Os instrutores emitem um certificado de que a pessoa cumpriu o treinamento e ela passa por uma prova feita nas Capitanias dos Portos. Depois disso, recebe a carteira de habilitação de amador", explicou.

A Carteira de Habilitação de Amador (CHA) tem validade de dez anos, devendo o condutor dirigir-se à Capitania para solicitar a renovação. Se a carteira vencer e ele demorar mais de cinco anos para renová-la, será preciso refazer todo o processo.

O capitão dos Portos contou, também, que, assim como nas ruas e avenidas, no mar e no céu há regras de trânsito.

Moraes determina extradição de foragidos do 8/1 que estão no exterior; medida atinge 60 brasileiros que fugiram para Argentina


Foto: Joedson Alves/Agencia Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a extradição de investigados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 que estão foragidos no exterior.

A medida do ministro envolve cerca de 60 brasileiros que fugiram para a Argentina após romperem a tornozeleira eletrônica e o blogueiro Oswaldo Eustáquio, que está na Espanha.

A íntegra das decisões está em segredo de Justiça, e os detalhes não foram divulgados.

A tramitação dos pedidos de extradição é longa e não há previsão para que os acusados sejam presos e enviados para o Brasil.

Os pedidos de extradição foram feitos ao ministro pela Polícia Federal. Após a autorização da medida, os processos seguiram para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores.

Caberá à diplomacia brasileira e ao ministério realizarem os trâmites internacionais do caso.

O STF já condenou mais de 200 envolvidos no 8 de janeiro. Eles respondem pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado.

Fonte: Agência Brasil

Pernambuco atrai R$ 70,4 milhões em investimentos que vão gerar 642 novos empregos


128ª Reunião do Condic aprovou investimentos de R$ 70,4 milhões - Divulgação

Em sua 4ª reunião em 2024, o Conselho Estadual de Políticas Industrial, Comercial e de Serviços (Condic) aprovou benefícios fiscais para 61 projetos, que somam R$ 70,4 milhões em investimentos e a previsão de gerar 642 novos empregos. Na comparação com outras reuniões, essa 128ª foi a menor do ano e a que registrou o mais baixo valor de aportes.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (15), na sede da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe). Foram aprovados 61 projetos, sendo 37 de indústrias, 13 de centrais de distribuição e 11 de importadores atacadistas, que deverão implantar ou ampliar suas operações no estado.

Do total de projetos, 15 serão direcionados para a Região Metropolitana do Recife e os 22 demais para o interior. Na distribuição dos empregos, 137 vão ficar na RMR e 505 direcionados para o interior do Estado.

Entre os projetos industriais aprovados, estão a ampliação com nova linha de produtos da empresa BRN Indústria, em Petrolina, com R$ 4,5 milhões; a ampliação com nova linha de produtos da Timbaúba S.A, em Petrolina, com R$ 1,8 milhão; e a implantação da indústria JPS Unamilk, em São Bento do Una, com aporte de R$ 1,2 milhão.

Já entre os projetos em destaque do Proind estão a MTX Termoplástico com R$ 10,8 milhões, em Igarassu; a Global Energia com R$ 6 milhões, em Chã de Alegria; a Mexichem com R$ 5,3 milhões, no Cabo de Santo Agostinho; a Matasul Indústria, em Palmares, com R$ 4,6 milhões; a Oxine, em Bezerros, com R$ 3 milhões; a L Eduardo Acumuladores, com R$ 2,9 milhões, em Caruaru; a Imercor Indústria e Serviços de Usinagem, em Condado, com R$ 3,2 milhões; a Rosatex do Nordeste, em Paulista, com aporte de R$ 3 milhões, entre outros.