domingo, outubro 13, 2024
Fazer exercício todo dia ou ser atleta de fim de semana? Estudo descobre que ambos reduzem risco de 264 doenças; entenda
Ser atleta de fim de semana também traz muitos benefícios. Mais especificamente, 264. Cientistas do Massachusetts General Hospital analisaram o impacto dos exercícios físicos no corpo, sejam eles concentrados em um ou dois dias ou espalhados pela semana. A boa notícia para os adeptos das atividades espaçadas é que eles estão, sim, colaborando com a saúde.
O novo estudo descobriu que fazer exercícios apenas no fim de semana (ou durante a semana, em poucos dias) é tão eficaz na redução de riscos para a saúde que outras abordagens físicas. Os pesquisadores ligaram o hábito a probabilidades menores de desenvolver 264 doenças.
Na pesquisa, publicada na revista científica Circulation, foram analisadas informações de saúde e hábitos de quase 90 mil pessoas coletadas pelo UK Biobank. Os participantes usaram acessórios de pulso com acelerômetro, que registraram a movimentação e a intensidade das atividades físicas ao longo das semanas. Os padrões de exercícios foram catalogados entre as categorias sedentário, praticante regular e atleta de fim de semana.
Diretrizes de atividade física como a da Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendam 150 minutos de exercícios de moderados a vigorosos por semana. A pergunta dos pesquisadores é se as pessoas que praticam sessões físicas de 20 a 30 minutos na maior parte dos dias da semana teriam os mesmos benefícios que aquelas que espaçavam duas atividades com intervalos de cinco a seis dias, mas encaravam sessões mais longas.
Morador do Rio, filho de cangaceiros do bando de Lampião lembra história marcante de reencontro com o pai e a mãe, em Minas
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/K/I/9uSb6lSqACNHGwV53KWw/107554284-inacio-carvalho-oliveira-86-anos-passou-mais-de-quarenta-dias-no-cangaco-antes-de-ser-deix.jpg)
Inácio é filho dos cangaceiros Moreno e Durvinha, expoentes do bando de Lampião — Foto: Fernando Lemos
Apesar de ser apenas um bebê quando viveu no bando de Virgolino Ferreira da Silva, o Lampião, o pernambucano Inácio Carvalho Oliveira, de 86 anos, carregou por grande parte da vida o peso de ser filho do cangaço. Para fugir de constrangimentos e das zombarias, deixou Tacaratu, pequena cidade no interior de Pernambuco, para viver no Rio de Janeiro, onde o passado entre os cangaceiros seria omitido. Curiosamente, aproveitou a oportunidade para se tornar um homem da lei. Fez carreira na Polícia Militar, onde foi reformado. Atualmente, entre todos que estiveram no bando de Lampião, apenas ele e a própria filha do rei do cangaço, Expedita Ferreira, de 92 anos, estão vivos.
Inácio é casado e mora com Maria Odete Moraes Carvalho, com quem teve um casal de filhos, em Vista Alegre, na Zona Norte do Rio. Lúcido e saudável, costuma passear pela cidade e manter uma rotina com boas caminhadas.

PM reformado do Rio é o último nascido dentro do bando de Lampião
— Hoje, Inacinho e Expedita Ferreira, filha de Lampião e Maria Bonita, são as duas últimas pessoas que estiveram “dentro” do cangaço e com Lampião ainda em plena atividade, se assim podemos dizer. Embora Expedita tenha permanecido alguns dias com os pais, ela não nasceu no cangaço. Maria se ausentou para o parto. Ficou em um “coito” (esconderijo) até a criança nascer — explica Geraldo Antônio de Souza Júnior, pesquisador do cangaço e responsável pelo canal Cangaçologia, no YouTube
Homem em moto esportiva atropela pedestre em saída de casa de shows na Paraíba; ambos morreram
Lucas Sobreira, de 24 anos, e Celimarco da Silva, de 40 anos, morreram na madrugada deste domingo (13) — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco
Segundo informações da polícia, o motociclista seguia na avenida em uma moto esportiva quando tentou fazer um retorno e atropelou o pedestre que saía de uma casa de shows
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/a/9/i8ROleTxihwhAR9jIL5w/vlcsnap-2024-10-13-08h52m44s792.png)
Homem em moto esportiva atropela pedestre em saída de casa de shows de João Pessoa; ambos morreram — Foto: Pedro Hugo/TV Cabo Branco
Os dois homens morreram no local. Ambos iam fazer aniversário no próximo fim de semana.
Familiares de Lucas Sobreiro de Souza informaram à TV Cabo Branco que ele era dono de um bar na capital e estava voltando do trabalho quando o acidente aconteceu. O motociclista era casado e tinha um filho de 6 anos.
Já o pedestre, Celimarco Alves da Silva Júnior, era natural de Patos, no Sertão, mas residia em João Pessoa.
Por G1 PB
Homem mata companheira grávida de cinco meses e tira a própria vida em Aracaju
Um homem matou a companheira e, em seguida, tirou a própria vida na madrugada deste domingo (13), no Bairro Olaria, em Aracaju. A informação foi confirmada pela Polícia Civil, que já deu início às investigações.
De acordo com a Polícia, os levantamentos iniciais indicam que ele a matou e, quando os parentes dela chegaram à residência do casal, ele se trancou em um quarto e cometeu suicídio. A Perícia Criminal e o IML foram acionados.
Familiares informaram que a mulher deixou duas filhas, de 8 e 6 anos, e estava grávida de cinco meses. O bebê não resistiu.
Por g1 SE
Gabriel de Lisboa leva economia criativa de Petrolândia à Feira do Empreendedor realizada em São Paulo pelo Sebrae
Fotos: Acervo pessoal Gabriel de Lisboa
Durante a palestra, Gabriel discorreu sobre cultura, arte, economia, história e patrimônio de Petrolândia, em um moisaco que encantou a plateia pela beleza e diversidade de expressões. No final do talk show, o produtor foi elogiado pela sua importância para o desenvolvimento da economia criativa petrolandense. Os elogios são bem fundamentados, considerando que o carismático produtor cultural e advogado é o secretário de Cultura dos sonhos da desalentada classe artística do município.
Produtor e empreendedor cultural com a Sótchau Produções Artísticas, Gabriel de Lisboa é filho de Pedro de Bila e Silvana. Como elaborador de projetos, Gabriel já realizou quase 100 propostas para artistas e empresas culturais da cidade. Uma das iniciativas realizadas por ele é Cine Clube Velho Chico, idealizado em parceria com o prof. Daniel Filho e Duda Cordeiro, precocemente falecida há um ano. O Cine Clube Velho Chico é realizado com recursos do 16º Funcultura Audiovisual.
Gabriel de Lisboa é presidente do Conselho Municipal de Turismo de Petrolândia e representante titular do Audiovisual no Conselho Municipal de Políticas Culturais de Petrolândia.
Confira mais fotos abaixo:
Três pessoas são assassinadas e um homem é baleado em Itaíba (PE); Polícia Civil prende dois suspeitos

Na noite da sexta-feira (11), três pessoas foram assassinadas em uma residência no município de Itaíba, no Agreste de Pernambuco. As vítimas, que não tiveram os nomes divulgados, tinham 17, 31 e 38 anos. Uma quarta pessoa, de 21 anos, foi baleado.
Segundo a Polícia Civil, dois suspeitos de 24 e 28 anos foram presos em flagrante escondidos em uma residência. A prisão aconteceu na madrugada do sábado (12), durante uma operação conjunta da Polícia Civil e Militar.
Segundo o delegado da Polícia Civil, Adriano Ferro, a principal motivação do crime teria sido tráfico de drogas.
Por g1 Caruaru
Petrolândia: Confira calendário de marcação de exames e consultas de 14 a 18 de outubro na Secretaria de Saúde
Secretaria de Saúde de Petrolândia - Foto: Lúcia Xavier Ramalho
Confira o calendário semanal de marcações de consultas e exames na Secretaria de Saúde de Petrolândia, situada na rua Cecília Delgado, em frente à loja D'Leles (antiga Minas Calçados), no centro de Petrolândia.
Horário de marcação: 07h30 às 11h00Queda do helicóptero dos bombeiros em MG que matou seis: o que se sabe e o que falta saber
As seis vítimas: Quatro militares do Corpo de Bombeiros, um médico e um enfermeiro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estavam na aeronave.
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu após atender uma ocorrência de acidente aéreo envolvendo um monomotor, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Os seis ocupantes da aeronave morreram. As vítimas são quatro militares, um médico e um enfermeiro.
Veja abaixo o que se sabe sobre o acidente:
O que aconteceu?
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de queda de monomotor no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (11). Uma pessoa morreu no acidente.
Após o atendimento da ocorrência, durante o retorno para Belo Horizonte, a aeronave dos bombeiros caiu. Os seis ocupantes morreram.
Qual foi o último contato com a aeronave?
Segundo o tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Corpo de Bombeiros, após atender a ocorrência com o monomotor, a aeronave informou, no trevo de Ouro Preto, condição de ausência de visibilidade e de segurança para retorno. Essa foi a última informação repassada.
A corporação acredita que, depois disso, a equipe tenha avaliado a possibilidade de voo e decidido retornar para Belo Horizonte.
No fim da tarde de sexta-feira (11), a Força Aérea Brasileira (FAB) identificou o acionamento do dispositivo de emergência do helicóptero, que transmite dados de localização.
Equipes de busca foram acionadas e mais de 80 pessoas foram empenhadas nos trabalhos, que duraram 12 horas. Os destroços da aeronave e os corpos das vítimas foram encontrados em uma área de serra íngreme de Ouro Preto, perto do local do acidente envolvendo o monomotor.
Qual foi a causa do acidente?
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para iniciar as investigações.
De acordo com o tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Corpo de Bombeiros, a condição meteorológica pode ter sido "um fator contribuinte".
Quem são as vítimas?
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros caiu após atender uma ocorrência de acidente aéreo envolvendo um monomotor, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Os seis ocupantes da aeronave morreram. As vítimas são quatro militares, um médico e um enfermeiro.
Veja abaixo o que se sabe sobre o acidente:
O que aconteceu?
Um helicóptero do Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma ocorrência de queda de monomotor no distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, na tarde desta sexta-feira (11). Uma pessoa morreu no acidente.
Após o atendimento da ocorrência, durante o retorno para Belo Horizonte, a aeronave dos bombeiros caiu. Os seis ocupantes morreram.
Qual foi o último contato com a aeronave?
Segundo o tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Corpo de Bombeiros, após atender a ocorrência com o monomotor, a aeronave informou, no trevo de Ouro Preto, condição de ausência de visibilidade e de segurança para retorno. Essa foi a última informação repassada.
A corporação acredita que, depois disso, a equipe tenha avaliado a possibilidade de voo e decidido retornar para Belo Horizonte.
No fim da tarde de sexta-feira (11), a Força Aérea Brasileira (FAB) identificou o acionamento do dispositivo de emergência do helicóptero, que transmite dados de localização.
Equipes de busca foram acionadas e mais de 80 pessoas foram empenhadas nos trabalhos, que duraram 12 horas. Os destroços da aeronave e os corpos das vítimas foram encontrados em uma área de serra íngreme de Ouro Preto, perto do local do acidente envolvendo o monomotor.
Qual foi a causa do acidente?
As causas do acidente ainda estão sendo apuradas. Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foram acionados para iniciar as investigações.
De acordo com o tenente Henrique Barcellos, porta-voz dos Corpo de Bombeiros, a condição meteorológica pode ter sido "um fator contribuinte".
Quem são as vítimas?
Grave acidente de trânsito na BA-210 em Paulo Afonso envolve viatura da Polícia Civil e carro que pegou fogo
Na manhã deste sábado, 12, um grave acidente de trânsito ocorreu na rodovia BA-210, em Paulo Afonso, envolvendo uma viatura da Polícia Civil da Bahia e outro veículo, que pegou fogo após provável colisão.
Entre as vítimas feridas está o policial Mário dos Santos, irmão do prefeito Marcondes Francisco que esteve no local como mostram as imagens. Equipes do SAMU foram acionadas rapidamente e realizaram o socorro das vítimas até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) da cidade. O Corpo de Bombeiros já conseguiu conter as chamas do veículo incendiado.
Ainda não foram divulgadas as causas ou a dinâmica exata do acidente, e uma investigação será realizada. Esta matéria está em atualização, e novas informações serão publicadas assim que disponíveis.
Ainda não foram divulgadas as causas ou a dinâmica exata do acidente, e uma investigação será realizada. Esta matéria está em atualização, e novas informações serão publicadas assim que disponíveis.
Assinar:
Postagens (Atom)