sexta-feira, outubro 04, 2024

Multidão de fiéis petrolandenses participam do encerramento da Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

Fotos e vídeos: Assis Ramalho





Uma multidão de fiéis participou da missa e procissão de encerramento dos festejos do Padroeiro São Francisco de Assis, na tarde desta sexta-feira, 04 de outubro de 2024. 

A missa foi presedida por Dom Gabriel, bispo da Diocese de Floresta, junto com o pároco local Geraldino Rodrigues. Também participou da celebração o padre Luciano Aguiar, também da Diocese de Floresta.

Por causa da grande quantidade de devotos e pelo forte calor que fez hoje em Petrolândia, a missa foi celebrada ao ar livre no pátio da Igreja. Muitas cadeiras foram colocadas para abrigar os fiéis, principalmente os mais idosos. 

Saindo da Igreja da Matriz, após a Missa de encerramento das festividades, sob cânticos, animado pelo Coral Vozes do São Francisco, e o acompanhamento da lendária orquestra Banda Musical Adolfo Aleaxandre de Melo. o cortejo com a imagem do Padroeiro de Petrolândia percorreu ruas e avenidas da cidade, retornando à Praça de Matriz, onde o pároco local, Geraldino Rodrigues deu as bênção final aos fiéis, agradecendo a participação de todos nas noites de novenas da Festa de São Francisco de Assis 2024.

A procissão teve o apoio da Guarda Civil Municipal.

A contagem regressiva já começou para os festejos de 2025 do padroeiro São Francisco de Assis.

VEJA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS

Petrolândia: Instituto de Arte Popular João Pernambuco recebe homenagem no Dia Estadual do Choro na ALEPE

João Pernambuco

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) vai celebrar em sessão solene, na noite de 16 de outubro, o Dia Estadual do Choro João Pernambuco, data comemorativa à memória e obra do violonista petrolandense João Teixeira Guimarães (1883-1947), o poeta do violão. Após a sessão, haverá roda de choro com 

Na oportunidade, o IPHAN fará a entrega dos certificados do Choro Patrimônio Cultural Brasileiro. 

Serão homenageados na Alpe a Escola Pernambucana de Choro (Recife), ao Instituto de Arte Popular João Pernambuco (Recife/Petrolândia) e Bozó 7Cordas (Recife). 

Presidente do Instituto de Arte Popular João Pernambuco, Necy Nascimento estará presente na cerimônia para receber a homenagem. 

O Instituto de Arte Popular João Pernambuco foi criado pela produtora cultural petrolandense Necy Nascimento e pelo escritor José Leal, falecido em 2023. A instituição tem sido mantida exclusivamente com recursos próprios de Necy Nascimento e do Café Cultural João & José (Petrolândia), e com contribuições de sócios beneméritos. Apesar da relevância cultural e educacional, o IAPJP não recebe nenhum apoio financeiro governamental do município ou do estado.  

José Leal 

O pesquisador carioca José Leal faleceu na noite de 13/09/2023, aos 77 anos, vítima de acidente doméstico. O escritor residia na Alemanha e estava no Brasil para os eventos de lançamento de seu novo livro "Raízes e Frutos da Obra de João Pernambuco". De acordo com o site violão brasileiro, "Leal foi fundamental para preservar a memória, iconografia e trajetória artística de João Pernambuco (1883-1947), sendo o autor do primeiro livro dedicado ao compositor". Com o falecimento do escritor, Necy Nascimento dá continuidade ao legado de João Pernambuco, do qual já era pesquisadora, e do amigo João Leal. 

Visite o Instituto João Pernambuco e o Café Cultural João & José, com lanches da culinária regional, situados na Rua Princesa Isabel, 191, na Quadra 01 de Petrolândia. Aberto às sextas, a partir das 16 horas. Visitação com agendamento nos demais dias da semana pelo celular 81 99988-6167 (Necy). Entrada gratuita. 

Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Necy Nascimento/IAPJP

Paróquia de Petrolândia realiza bênção dos animais na programação da festa em louvor do Padroeiro São Francisco de Assis

Padre Geraldino Rodrigues abençoa os animais de estimação dos fiéis (Fotos: Assis Ramalho)

Na manhã desta sexta-feira, 4 de outubro, data em que é celebrado o Dia de São Francisco de Assis, a Paróquia de Petrolândia realizou a Bênção dos Animais, em frente à Igreja Matriz. O pároco Geraldino Rodrigues concedeu a bênção aos animais de estimação, em sua maioria cães e gatos, conduzidos pelos fiéis.  

A bênção foi incluída há dois anos na programação da festa do Padroeiro São Francisco de Assis, conhecido como santo protetor dos animais, por solicitação da ABRASFA, entidade de proteção ao bem-estar animal, sediada em Petrolândia. Abençoar os animais no dia do santo é prática em várias paróquias do Brasil e do mundo. 

Veja mais fotos abaixo.  

Petrolândia: Sarau lítero-musical marca abertura da 1ª Exposição Sonora do Instituto de Arte Popular João Pernambuco com artista plástico Danilo Souza

Poetisa Iale Santos (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier Ramalho)

No dia 21 de setembro, o artista plástico Danilo Souza, de Glória (BA), esteve em Petrolândia, no lançamento da 1ª Exposição Sonora, em homenagem à obra de João Pernambuco, realizada pelo Instituto de Arte Popular João Pernambuco, sediado em Petrolândia. O evento contou com a participação de poetas e músicos em animado sarau lítero-musical.

"É com imensa alegria que participo da 1° Exposição Sonora, um evento que une música, arte e sensibilidade em uma celebração ao legado de João Pernambuco, um dos maiores nomes da música brasileira. Nesta mostra exclusiva, você encontrará seis telas, cada uma inspirada em uma de suas obras musicais, na voz de Gláucia Nasser, do álbum 'João Pernambuco - coração do violão', além de uma tela especial dedicada ao livro 'Raízes e Frutos da Arte de João Pernambuco', escrito por José Leal", afirmou o artista plástico que recebeu apoio cultural da Prefeitura de Glória. No vídeo abaixo, o artista plástico gloriense conversa com Assis Ramalho. 


A exposição sonora é interativa. Cada pintura é acompanhada de um QR code, permitindo que você escute a música que inspirou o processo criativo, tornando possível sentir a harmonia entre som e imagem. 

Após a apresentação das telas, os presentes acomodaram-se no acolhedor quintal do Café Cultural João & José para um animado sarau, com declamação de poemas, música e troca de experiências. Declamaram poemas a poetisa mirim Iale Santos, filha da poetisa Ivone Santos, também presente, o poeta Modelo Santos e a educadora e poetisa Ana Maria Nascimento. Músicos Gabriel Alexandre (trombone) e Willams Cavalcante Xucuru (violão), que também declamou poemas. Danilo Souza e Lúcia Xavier Ramalho cantaram, acompanhados pelo violão de Willams Xucuru. 

 Os músicos Willams Xucuru e Gabriel Alexandre, protagonistas do Ensaio, realizado às sextas-feiras, a partir das 18h00, no mesmo local, fizeram a trilha sonora do encontro cultural. 

Com curadoria de Necy Nascimento (Mâe da Mata), a 1ª Exposição Sonora será encerrada no dia 21 de outubro, com 7 belíssimas telas à venda. 

Conheça a arte de Petrolândia e região. Visite o Instituto João Pernambuco, presidido por Necy Nascimento (Mãe da Mata), localizado na Rua Princesa Isabel, 191 - Quadra 01 de Petrolândia, ponto de memória para resgate e salvaguarda das raízes culturais de Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, cidades do violonista João Pernambuco. 

Às sextas-feiras, a partir das 18h00, o Café Cultural João & José é palco para o Ensaio da dupla de músicos Gabriel Alexandre (sopro) e Willams Xucuru (violão, voz), ao ar livre. Sem amplificadores, sem holofotes, o ensaio passeia em clássicos da MPB. Após o ensaio, abre-se a roda de conversa, com discussões sobre a cultura da nossa cidade, poesia e animada socialização, inclusive com acompanhamento de violão para cantores e aspirantes. 

Inaugurados há cerca de dois meses, o Instituto de Arte Popular João Pernambuco e o Café Cultural João & José já ocupam lugar de destaque em Petrolândia na cultura petrolandense. O Café Cultural é o único estabelecimento no centro de Petrolândia restrito aos músicos que tocam música popular brasileira, sem concessões aos ritmos da moda, que têm ampla divulgação em todos os lugares e festas da cidade. Abaixo, uma amostra do sarau de 21/09/2024. 


Redação do Blog de Assis Ramalho

30% das vagas do concurso dos Correios serão destinadas para negros e indígenas

A previsão para a aplicação da prova é para o dia 15 de dezembro de 2024 (Crédito: Agência Brasil)

O concurso nacional dos Correios destinará 30% das vagas para pessoas negras (pretas e pardas) e indígenas. A estatal está na etapa final de revisão e análise dos editais, que serão publicados no dia 9 de outubro.

“A equidade de raça está entre as prioridades da nossa gestão, em alinhamento às diretrizes do governo do Presidente Lula. Com a reserva de vagas para grupos historicamente minorizados estamos criando oportunidades para que iniciem uma carreira sólida nos Correios, uma das empresas mais admiradas do Brasil, e contribuímos para o avanço da justiça social em nosso País”, afirma o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Com a realização do concurso, a atual gestão está cumprindo um compromisso assumido com as empregadas e empregados da estatal, que passou por um processo de sucateamento no governo anterior, com vistas à privatização. O último concurso público nacional para nível médio e superior da empresa foi realizado há 13 anos, em 2011.

Serão ofertadas 3.099 vagas de Agente de Correios (nível médio), além de 5.344 para cadastro reserva; e 369 vagas para Analista de Correios (nível superior) mais cadastro reserva de 631 postos para o cargo. Os salários iniciais serão de R$ 2.429,26 e R$ 6.872,48, respectivamente.

Petrolândia: Sextou! Hoje é dia de saborear a melhor feijoada da região no Bar e Restaurante César da Feijoada

  

CESAR DA FEIJOADA (Foto: Assis Ramalho)

O Bar e Restaurante César da Feijoada fica localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia



O Bar e Restaurante César da Feijoada, localizado na rua Francisco Soares dos Santos, na Quadra 03, próximo à Orla Fluvial de Petrolândia, informa o cardápio desta sexta-feira, 04 de outubro de 2024. Confira abaixo cardápio completo

Marmitas de R$ 18,00 ou R$ 22,00 .Faça seu pedido por telefone ou whatsapp (87) 9995-6667 ou pelo site https://delivery.pedeligero.com/CESARFEIJOADA 

Taxa de entrega: R$ 4,00 na cidade e R$ 6,00 no Bairro Nova Esperança.

Petrolândia: Neste 4 de outubro é comemorado o 46º aniversário de fundação do saudoso Pelotas Esporte Clube; conheça a história contada por Assis Ramalho


ESTÁDIO HILTON RODRIGUES DE ALMEIDA (HILTÃO)- Time do Pelotas E.C. Em pé: Edson Madera, Damião da Eletrônica, Juracy, Assis Ramalho, Alencar, Magão, Terror, Renato Epifânio e Ratinho. Agachados: Dão de Curinga, Tuí, Dinho, Punaré, Deó e Catita.

Estádio Hilton Rodrigues de Almeida com a inscrição "Pelotas Esporte Clube - Fundado em 04.10.78"

Nesta sexta-feira, 4 de outubro de 2024, os atletas da velha cidade de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, hoje veteranos, relembram a fundação de um time icônico na história do futebol da cidade, em 1978: o Pelotas Esporte Clube. 

O Pelotas E.C. foi fundado pelo então empresário do ramo de bebidas, sr. João do Alambique. Inicialmente, apesar da equipe ser composta por jovens, o time era chamado de Alambique, mas, já naquela época, o nome não caía bem na área de esportes. Procurou-se uma nova designação. 

Este blogueiro Assis Ramalho, capião do Alambique, propôs o nome de Pelotas. A inspiração veio através das páginas da revista Placar, cujos exemplares eram ansiosamente aguardados todas as semanas, e, após lidas, empilhadas dentro de caixas que o tempo e a mudança de cidade fizeram desaparecer. Ao folhear um dos números da Placar, à procura de um nome bonito para a equipe petrolandense, deparei com a foto do Esporte Clube Pelotas (RS), com camisas amarelas, parecidas com o único padrão (terno) do Alambique. Saiba tudo isto e mais no vídeo abaixo. 

CONHEÇA A HISTÓRIA DO PELOTAS E. C CONTADA COM DETALHES POR ASSIS RAMALHO
video


Campo de Barreiras: Ratinho (Em pé), Deó e Assis Ramalho

Paulo Afonso (BA): Estádio Ruberleno de Oliveira. Na foto: João Eleodoro, Dão, Assis Ramalho, Gildo e Dido de Pavão

Paulo Afonso (BA): Estádio Ruberleno de Oliveira. Na foto: Arnaldo (Punaré) e Assis Ramalho

Blog de Assis Ramalho

Hoje é dia de São Francisco de Assis: o padroeiro de Petrolândia, dos animais e da natureza


São Francisco de Assis com animais na mata- Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

Comemorado em 4 de outubro, o dia de São Francisco de Assis é uma homenagem a um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana. Padroeiro dos animais e da natureza, é conhecido também por ser o santo dos pobres.

Nascido em 3 de julho de 1182, na cidade de Assis, na Itália, seu nome de batismo era Giovanni di Pietro di Bernardone. Filho de Pietro Bernadone e Pica Bourlemont, o jovem aproveitou sua infância e adolescência desfrutando da riqueza e esbanjando vaidade.

Quando adulto, Giovanni chegou a ser soldado e lutou na guerra que a cidade de Assis travou contra Peruggia, também na Itália. Na ocasião, foi capturado e se tornou prisioneiro de guerra por aproximadamente um ano, quando foi resgatado.

Conta a história que ele tentou regressar ao exército, mas teve um sonho que transformou a sua vida. No sonho, uma voz disse-lhe para “servir ao amor e ao Servo”. A partir daí Francisco de Assis abandonou a vida de riqueza para viver na pobreza – e começou a meditar em cavernas e igrejas abandonadas.

Em um desses momentos de meditação, ele recebeu uma visão, que pedia que sua igreja fosse reconstruída. E assim o fez, atraindo um grande número de jovens que desejavam seguir seus passos.

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 04 de outubro de 2024

 





Confira demais manchetes dos principais jornais do país nesta sexta-feira 04 de outubro de 2024