quarta-feira, outubro 02, 2024

Oito militares israelenses, de 21 a 23 anos, morrem em conflito com Hezbollah no Líbano

Soldados israelenses mortos em confrontos com o Hezbollah nesta quarta (2) — Foto: Forças de Defesa de Israel / Divulgação

Oito soldados israelenses morreram nesta quarta-feira (2) durante embates diretos no sul do Líbano com membros do Hezbollah, segundo as Forças Armadas de Israel.

As mortes foram as primeiras desde que Israel invadiu o Líbano por terra, na semana passada, como parte da escalada de conflitos entre as forças israelenses e o grupo extremista.

O primeiro militar morto, identificado pelo Exército israelense no começo da manhã desta quarta, foi Eitan Oster, de 22 anos, que fazia parte de um braço de elite das Forças Armadas israelenses especializada na luta contra guerrilhas.

Horas depois, mais sete baixas foram confirmadas e, após informar as famílias, as Forças de Defesa israelenses anunciaram os nomes dos militares mortos:

Capitão Harel Etinger, 23 anos, de Eli, um comandante de esquadrão na Unidade 'Egoz', Brigada de Comando

Capitão Itai Ariel Giat, 23 anos, de Shoham, um oficial na Unidade 'Yahalom', Corpo de Engenharia de Combate

Sargento de Primeira Classe Noam Barzilay, 22 anos, de Kokhav Ya'ir Tzur Yigal, um soldado na Unidade 'Egoz', Brigada de Comando

Sargento de Primeira Classe Or Mantzur, 21 anos, de Beit Aryeh-Ofarim, um soldado da Unidade 'Egoz', Brigada de Comando

Sargento de Primeira Classe Nazaar Itkin, 21 anos, de Kiryat Ata, um soldado da Unidade 'Egoz', Brigada de Comando

O sargento Almken Terefe, 21 anos, de Jerusalém, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani, Brigada Golani

O sargento Ido Broyer, 21 anos, de Ness Ziona, soldado da Unidade de Reconhecimento Golani, Brigada Golani

O mesmo comunicado, liberado às 11h47 do horário de Brasília, diz que sete membros das tropas israelenses também ficaram gravemente feridos nos confrontos na fronteira e foram levados para o hospital.

Por g1





MPPE apresenta a instituições Projeto Fortalecer Cultural para incentivar atividades culturais em Pernambuco

Foto: MPPE

O Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAO Meio Ambiente) e o Núcleo de Proteção à Cultura reuniram-se com instituições públicas que defendem os patrimônios históricos e culturais, nesta terça-feira (1º), para apresentar o Projeto Fortalecer Cultural. Trata-se de uma iniciativa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para contribuir com o incentivo e a promoção das mais diversas atividades culturais espalhadas pelas regiões do Estado, dialogando com gestores e pessoas envolvidas com atividades culturais dos municípios.

A proposta é um grupo com representantes das instituições parceiras se deslocar aos municípios e construir coletivamente conhecimentos acerca da política pública de proteção ao patrimônio cultural, tanto material quanto imaterial, com os participantes locais, para que ocorra a criação e instalação dos conselhos e fundos municipais da cultura, assim como a elaboração e publicação de uma política municipal sobre o tema.

Dessa forma, o projeto prevê palestras sobre os mecanismos de proteção do patrimônio cultural brasileiro, inventários desse patrimônio, proporcionando tombamento, desapropriação e outras formas de acautelamento e preservação. Para tanto, serão necessárias discussões com os atores locais, seminários sobre a elaboração e acompanhamento da execução do plano municipal de proteção ao patrimônio cultural, assim como fomentar a instalação de fóruns regionais de proteção ao patrimônio cultural e uma ação contínua das instituições parceiras.

Petrolândia: Eleições 2024: Evaldo da Melancia é compromisso e determinação

 




Fotos e texto: Maria, assessora de Evaldo da Melancia

Chegamos à semana decisiva da nossa caminhada, e que jornada incrível tem sido ao lado do povo Petrolandense.

Cada abraço, cada palavra de incentivo, fortalecem nossa certeza de que, juntos, podemos ir além.

Nossa trajetória é de compromisso, união e determinação por uma Petrolândia que continuará crescendo e avançando.

Dia 6 de Outubro, vamos reafirmar nosso compromisso.
É 13.000 na cabeça e no coração!❤️🍉🍉
Evaldo da Melancia, Rumo a Vitória

Propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio chega ao fim nesta quinta-feira (3)



Foto: Reprodução/Via G1

Eleições 2024 | Termina nesta quinta-feira (3) o prazo da legislação eleitoral para propaganda política em reuniões e comícios, para debates no rádio e na televisão e para propaganda eleitoral gratuita.

Sábado (5), véspera do pleito, é o último dia para propaganda eleitoral com alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8h e as 22h. Também só será permitida até as 22h do sábado a distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou uso de carro de som que transite pela cidade divulgando músicas ou mensagens de candidatos.

Com informações da Agência Senado

Saiba como baixar o e-Título para votar no dia 6 de outubro

Foto: Marcello Casal Junior/Agência Brasil

O eleitor que pretende usar o título digital para votar no primeiro turno das eleições municipais de 6 de outubro deve baixar o aplicativo e-Título para celulares até sábado (5), véspera do pleito.

No dia de votação, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

O aplicativo é gerido pela Justiça Eleitoral e pode ser utilizado como documento de identificação para votar e acessar o endereço do local de votação, além de permitir a justificativa pela ausência na votação.

O e-Título pode ser baixado gratuitamente nas lojas de aplicativos Apple e Android. Em seguida, o usuário deve preencher os dados pessoais solicitados e validar o acesso ao aplicativo.

Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado. Se essas condições não estiverem preenchidas, o eleitor só poderá votar com um documento oficial com foto, como a carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou carteira de trabalho.

Moradora de Petrolândia denuncia maus-tratos a filhotes de gato: "7 gatinhos jogados em monte de brita quente"


Moradora de Petrolândia, Iolanda Santos demonstrou sua indignação com o abandono de filhotes de gato recém-nascidos, com postagem no Instagram ontem (01/10). 

"Gatinhos jogados no lixo. Gente, tenha humanidade. Saí pra ir aqui, comprar uma carne, quando cheguei, 7 gatinhos jogados em monte de brita quente, neste sol. Alguns com os olhos abertos, outros não. Cada dia estou mais consciente de que quanto mais conheço gente, mais gosto de animal. Porque, minha gente, jogar umas criaturas tão indefesas para morrer queimados nas pedras quentes, não pode ser chamados de gente uma pessoa dessa. UM LEMBRETE PARA OS QUE ACHAM, QUE PARA O SENHOR, O PAI DE TODAS AS CRIATURAS, VALEM MAIS DO QUE UM GATINHO DESSES. VALEM NÃO. PARA DEUS SOMOS TODOS IGUAIS, ATÉ AS SERPENTES SÃO FILHAS DO CRIADOR. BOM REFLETIR, PESSOAL, QUANDO ESTAMOS SENDO COMIDOS PELOS CÂNCERES DA VIDA NÃO SABEMOS POR QUE. O QUE É FEITO AQUI, É PAGO AQUI", declarou Iolanda.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Pai e filho morrem em acidente de moto na PE-390 em Floresta, no Sertão de Pernambuco

As vítimas morreram na hora no local do acidente. A colisão aconteceu na entrada da comunidade São Gonçalo, às margens da rodovia estadual PE-390, próximo a Nazaré do Pico. - Foto: Blog do Elvis

Um acidente envolvendo um carro e uma moto deixou pai e filho mortos na noite da última terça-feira (1°), na zona rural de Floresta, Sertão de Pernambuco. A colisão aconteceu na entrada da comunidade São Gonçalo, às margens da rodovia estadual PE-390, próximo a Nazaré do Pico.

As vítimas foram identificadas por Mateus, de 25 anos e o pai dele, Fernando, de 55 anos. Ao g1, a Polícia Civil disse que pai e filho morreram após colidirem frontalmente a moto em que estavam em um veículo. Os corpos foram encaminhados para o Instituto de Medicina Legal e um inquérito policial foi aberto para investigar o caso.

Por g1 Caruaru

Saiba o que pode e o que não pode ser feito no dia da eleição no domingo 6 de outubro

Saiba o que pode ou não ser feito no dia da eleição

Em 6 de outubro, mais de 153 milhões de brasileiras e brasileiros irão às urnas para escolher novos prefeitos e vereadores para 5.569 municípios. E, para esse dia, a Justiça Eleitoral tem uma norma que disciplina o que pode ou não ser feito, seja pelos candidatos ou pelos próprios eleitores. Todas as regras sobre propaganda eleitoral estão na Resolução TSE n° 23.610/2019, modificada recentemente pela Resolução TSE n° 23.732/2024.

Permissão

No dia das eleições é permitida a manifestação, desde que individual e silenciosa, da preferência do eleitor por determinado candidato, partido, coligação ou federação, desde que seja feita por meio do uso de bandeiras, broches, dísticos, adesivos e camisetas.

Proibição

A aglomeração de pessoas com roupas ou instrumentos de propaganda que identifiquem partido, coligação ou federação é vedada pela legislação eleitoral. Da mesma forma, é proibida a manifestação ruidosa ou coletiva, a abordagem, aliciamento e utilização de métodos de persuasão ou convencimento do eleitorado, bem como a distribuição de camisetas.

Nas seções eleitorais e juntas apuradoras, os servidores da Justiça Eleitoral, mesários e escrutinadores são proibidos de usar ou portar qualquer objeto que tenha propaganda de candidato, partido, coligação ou federação. A violação a qualquer uma das condutas listadas acima configura divulgação de propaganda, prevista no artigo 39 da Lei n° 9.504/1997.

Crimes


É considerado crime, no dia da eleição, o uso de alto-falantes e amplificadores de som; a realização de comício ou carreata; a persuasão do eleitorado; a propaganda de boca de urna; a divulgação de propaganda de partido ou candidato; e a publicação de novos conteúdos ou o impulsionamento, podendo ser mantidos em funcionamento aplicativos e conteúdos que já tenham sido publicados anteriormente.

Responsabilização

Qualquer cidadão que tiver conhecimento de infração penal prevista na legislação eleitoral deve comunicar ao juízo da zona eleitoral onde a irregularidade foi verificada. Juízas e juízes eleitorais poderão, a depender da natureza da infração, encaminhar as irregularidades para análise do Ministério Público.

Blog de Assis Ramalho
Fonte: Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Petrolândia: Familia comunica o falecimento de José João (China); corpo está sendo velado na rua Bela vista (Quadra 01) e o sepultamento será amanhã (03/10/2024)

 

Comunicamos o falecimento de José João, mais conhecido como China. Sua esposa Dora, seus Filhos Vitor e Medlen , sua mãe Dona Inês seus irmãos. sobrinhos e demais familiares comunicam que seu corpo estar sendo velado na rua Bela vista número 99 na quadra 1. Seu sepultamento será amanhã 03/10 às 10:00 horas no da manhã no cemitério local, a família enlutada agradece a todos que comparece

Blog de Assis Ramalho
Informação e foto: Família


Petrolândia; Procissão dos Motoristas é realizada na 7ª noite de Festa do Padroeiro São Francisco de Assis

Fotos: Assis Ramalho


Na noite desta terça-feira, 1º de outubro de 2024, aconteceu a sétima noite da Novena de São Francisco de Assis, Padroeiro de Petrolândia. 

A novena teve início às 19h30 na Igreja Matriz, no centro da cidade. O celebrante foi o padre Luiz Augusto, da Diocese de Floresta. Serviços Litúrgicos: Terço dos Homens e Coral Vozes do São Francisco. O ofertório foi açúcar.

Logo após a novena, aconteceu a tradicional procissão dos motoristas (carros, motos, bicicletas) pelas ruas e avenidas da cidade. 

A quermesse da noite teve a organização dos Coroinhas. 

Veja vídeo e fotos