A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)premia as melhores teses de doutorado defendidas no Brasil nas áreas de avaliação definidas pela Fundação e que fazem parte do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Considerado o Oscar da Ciência Brasileira, o Prêmio CAPES de Teses concedeu Menção Honrosa ao trabalho Fazendo a ciência não-feita: a produção de contra-expertises diante da mineração de urânio em Caetité (BA) do pesquisador Bruno Lucas Saliba de Paula (mestrado em Sociologia pela UNB).
Destacamos a importância desta premiação ser concedida a uma relevante análise dos impactos da mineração de urânio em Caetité que vem sendo alvo de diversas investigações acadêmicas. Este trabalho por certo contribuirá muito para a ampliação do conhecimento e do debate sobre a nefasta ação da indústria nuclear no sertão da Bahia, onde acontece a primeira fase do ciclo de produção da energia nuclear, hoje falsamente apontada como solução para o enfrentamento das mudanças climáticas.
A partir dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, a pesquisa abrangeu as dimensões epistêmicas do conflito ambiental relativo à mineração e ao beneficiamento de urânio realizado pelas Indústrias Nucleares do Brasil (INB), na Bahia. Desde o início das atividades (1999), a empresa é alvo de contestações, já que a mineração atômica está associada a um quadro de adoecimento por radiação ionizante - com índices crescentes de câncer na região - e a contaminações ambientais.