quarta-feira, setembro 11, 2024

Ministério Público Eleitoral recomenda a partidos e candidatos de Petrolândia o cumprimento de leis contra poluição sonora; Soltar fogos de artifícios em eventos políticos é proibido


A Promotora Eleitoral da 70ª Zona Eleitoral, em Petrolândia, Dra. Nycole Sofia Teixeira Rego, expediu Recomendação Ministerial aos partidos e candidatos da cidade para que seja observado o cumprimento da legislação contra a poluição sonora, durante eventos políticos na campanha em andamento. 

A Recomendação Ministerial dá destaque à vedação do emprego de fogos de artifício, proibidos por lei municipal e pela lei eleitoral. 

Confira abaixo o documento, na íntegra.

RECOMENDAÇÃO MINISTERIAL – POLUIÇÃO SONORA DURANTE O PERÍODO DE REALIZAÇÃO DAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS - PETROLÂNDIA

O MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL, por intermédio de sua Representante subscrita, no uso das atribuições constitucionais e legais conferidas pelos artigos 127, caput, e 129, II e IX, da Constituição Federal, e pelos artigos 6º, XX e 72, da Lei

CONSIDERANDO que é fato notório a intensa utilização de fogos de artifício durante o período de campanhas e propagandas eleitorais, sendo que não se admite a inclusão de gastos com fogos de artifícios na prestação de contas eleitorais;

CONSIDERANDO que o artigo 22, inciso VII, da Resolução TSE nº 23.610/19 dispõe que não será tolerada propaganda, respondendo a pessoa infratora pelo emprego de processo de propaganda vedada e, se for o caso, pelo abuso de poder quando ela perturbar o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicos, inclusive aqueles provocados por fogos de artifício;

Stúdio de Dança Maria Sueli de Petrolândia se destaca no 12º FAC Festival de Dança de Campina Grande - PB, levando 11 medalhas e uma indicação de Melhor Trio.




O Stúdio de Dança Maria Sueli, de Petrolândia -PE, foi destaque no FAC - Festival de Dança, que ocorre anualmente na cidade de Campina Grande - PB, que visa aprimorar o desenvolvimento da dança em geral, estimulando o processo técnico e artístico de bailarinos(as), professores(as) e aspirantes. A 12º edição do festival aconteceu entre os dias 05 e 08 de setembro de 2024, no Teatro Municipal Severino Cabral, no agreste paraibano. O Stúdio MS, ficou entre as melhores companhias, alcançando o primeiro lugar em três categorias, incluindo Estilo Livre - Solo Feminino Adulto com "Diga-me, vai ficar ou vai embora", interpretado por Júlia Beatriz e Jazz/Musical - Trio Adulto com "Noite de Fama", interpretado por Beatriz Bello, Júlia Beatriz e Sabrina Freire, que também recebeu indicação de Melhor Trio. Ao todo, os bailarinos Júlia Beatriz, Beatriz Bello, Sofia Dantas, Sabrina Freire, Ana Clara Félix, Clara Ramalho, João Vitor Souza, Lara Alves, Letícia Bello, Luiza Ramalho, Ana Laura Santos, Isadora Freire, Lunna Victoria, e Babette Couto, apresentaram 14 coreografias, ganharam 11 medalhas, além de um troféu de Melhor Trio para os professores Iverson Ferreira e Amanda Gomes.


Um grande acerto, foi a coreografia "Terra Quente" (Estilo Livre - Conjunto Adulto), que garantiu o troféu de primeiro lugar, junto com as performances nas categorias Clássico Livre/Neoclássico, Danças Urbanas e Clássico de Repertório, consolidando o Stúdio de Dança Maria Sueli como uma potência na competição.

O prestígio merecido nesse festival, é fruto de um trabalho feito com muita dedicação dos alunos e professores do Stúdio MS, que representam o sertão pernambucano Brasil a fora, levando o nome da cidade de Petrolândia, e dando um show de dança e expressão artística por onde passam, reforçando a importância do apoio a cultura e a educação local, e reconhecendo esses projetos como agentes de transformação social.

VEJA ABAIXO MAIS FOTOS

Governo federal avalia retorno do horário de verão, por conta da seca, diz ministro


Governo federal avalia retorno do horário de verão - Foto: Pixabay

O governo do presidente Lula avalia a volta do horário de verão, encerrado em 2019. A possibilidade está sendo discutida no Ministério de Minas e Energia, disse o ministro Alexandre Silveira.

— A adoção do horário de verão está em fase de avaliação — disse o ministro.

A discussão ocorre neste momento por conta da seca no país e na possibilidade desse instrumento ser usado para economizar energia. Estudos feitos no passado demonstraram, porém, que o horário de verão estava com um efeito contrário: gastando-se mais energia do que o normal, por conta dos hábitos de consumo.

O horário de verão foi extinto no início do governo Jair Bolsonaro, em 2019. Naquele momento, houve uma avaliação técnica de que o horário não fazia mais sentido do ponto de vista do setor elétrico.

CBHSF abre edital para municípios e consórcios públicos da Bacia do Rio São Francisco para execução de obras de esgotamento sanitário




Inscrições se iniciam no dia 07/10/2024

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) está com edital aberto para a seleção de municípios e consórcios públicos da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco que possuam projetos executivos para sistemas coletivos de esgotamento sanitário. A iniciativa visa garantir a coleta, tratamento e disposição final adequados dos efluentes gerados nos municípios, com financiamento a fundo perdido para a execução das obras. As inscrições se iniciam no dia 07/10/2024 e vão até o dia 06/11/2024.

Objetivos

O edital é um passo estratégico para atingir as metas do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio São Francisco. O objetivo é que, até 2025, 76% dos domicílios da região estejam servidos por sistemas de esgotamento sanitário e que 95% dos domicílios urbanos tenham coleta de lixo, em conformidade com o Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB).

A ação também faz parte da Agenda Setorial do CBHSF, dentro do programa de Recuperação da Qualidade da Água, que inclui estudos, planos, projetos e obras voltadas à implantação, expansão e adequação dos sistemas de efluentes domésticos, conforme previsto no Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2021-2025.

ACESSE O EDITAL

Quem pode participar?

Petrolândia: Dra Socorro Carvalho, Ultrassonografia e Ginecologia, atende na Petroclínica nesta quinta (12/09); Agende sua consulta

 


A Petroclínica, situada na na Rua José Benedito da Silva (Por trás da Eletroléo), no centro de Petrolândia, informa queque Dra Socorro Carvalho (Ultrassonografia e Ginecologia) atenderá nesta quinta-feira 12 de setembro de 2024.

Para marcação de consultas e maiores informações
Ligue : 87 3851-2333 / 87 998050774

A Petroclínica, realiza Eletrocardiograma com laudo! Todos os dias manhã e tarde

Boulos tem 28%, Marçal, 24,4% e Nunes, 20,1%, em SP, aponta pesquisa AtlasIntel

(Renato Pizzutto/Band/Divulgação)

Pesquisa AtlasIntel realizada pela Internet e divulgada hoje (11) mostra Guilherme Boulos (PSOL) e Pablo Marçal (PRTB) tecnicamente empatados na liderança para a Prefeitura de São Paulo. O atual prefeito Ricardo Nunes (MDB) aparece em terceiro.

Marçal cresceu oito pontos na comparação com a rodada anterior, de 21 de agosto. Ele tem 24,4%, enquanto Boulos, 28%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão no mesmo patamar.

Guilherme Boulos (PSOL): 28% (tinha 28,5%)

Pablo Marçal (PRTB): 24,4% (tinha 16,3%)

Ricardo Nunes (MDB): 20,1% (tinha 21,8%)

Tabata Amaral (PSB): 10,7% (tinha 12%)

Datena (PSDB): 7,2% (tinha 9,5%)

Marina Helena (Novo): 4,7% (tinha 4,3%)

Ricardo Senese (UP): 0,7% (tinha 0,2%)

João Pimenta (PCO): 0% (tinha 0%)

Não sei: 1,7% (era 0,9%)

Branco/Nulo: 2,5% (era 6,2%).

Com recursos próprios, a Atlas ouviu 2.200 eleitores paulistanos entre os dias 5 e 10 de setembro. O protocolo de registro na Justiça Eleitoral é SP-01125/2024.

Segundo turno

Produção de motos cresce 11,4% em agosto

Foto: José Paulo Lacerda

A produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM) registrou, em agosto, 163.960 unidades fabricadas, sendo o melhor desempenho para o mês desde 2012, e uma quantidade 11,4% maior que a anotada em julho. No ano, a produção atinge 1.179.161 motocicletas, 12,1% acima do registrado em igual período de 2023.

A produção de bicicletas, também no polo industrial, totalizou 33.452 unidades em agosto, 17% acima da produção de julho.

No acumulado do ano, de janeiro a agosto, 245.421 bicicletas saíram das linhas de montagem, embora esse número tenha sido 29,2% menor na comparação com igual período de 2023. As informações são da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Em nota, a Abraciclo informa que o mercado para aquisição de motocicletas continua aquecido, principalmente modelos de baixa cilindrada que são mais econômicos; os preços são mais acessíveis tanto para a pessoa que compra sua primeira moto quanto para quem está trocando de modelo.

Em agosto, os emplacamentos somaram 163.929 unidades, 4,5% a mais do que em julho e 14,8% na comparação com agosto de 2023. Esse foi o melhor resultado para o mês nos últimos 13 anos. A média diária de vendas foi de 7.451 unidades, com destaque para as motocicletas de baixa cilindrada que detém 78,9% de participação no mercado.
 
Estiagem

O presidente da Abraciclo, Marcos Bento, disse que as fábricas do Polo Industrial de Manaus estão atentas aos efeitos da estiagem que afeta a região e o momento exige atenção dos produtores.

"As empresas estão tomando medidas preventivas para garantir o abastecimento das linhas de produção. Além disso, outras alternativas logísticas para o recebimento dos insumos e o transporte dos produtos estão sendo realizadas. A meta é minimizar eventuais impactos futuros por conta do baixo nível dos rios", explicou.

Edição: Kleber Sampaio - Agência Brasil

Copa do Brasil: semifinalistas começam a ser conhecidos nesta quarta (11); veja onde assistir



Vasco x Athletico-PR, em São Januário - Foto: Matheus Lima/Vasco

Com o fim da Data FIFA deste mês de setembro, os clubes que seguem vivos na Copa do Brasil começam a decidir, nesta quarta-feira (11), quem serão os semifinalistas do principal mata-mata do futebol nacional.

Athletico-PR x Vasco e Corinthians x Juventude são os confrontos do dia. Na quinta-feira (12), Flamengo x Bahia e Atlético-MG x São Paulo fecham as quartas de final.

Após vencer a partida de ida por 2x1, de virada, em São Januário, o Vasco visita o Athletico, às 21h30, na Ligga Arena. O time carioca joga pelo empate para avançar à próxima fase. Para o compromisso, contudo, o técnico Rafael Paiva não poderá contar com Philippe Coutinho, que será preservado.

Com o apoio do torcedor, o Furacão, por sua vez, precisa de uma vitória simples para levar a decisão da vaga para os pênaltis.

Quem se classificar em Curitiba encara o vencedor do embate entre Atlético-MG e São Paulo, que se enfrentam às 21h45 da quinta-feira, na Arena MRV, em Belo Horizonte. No Morumbis, a equipe mineira venceu os donos da casa por 1x0.

Também na quarta-feira, só que às 21h, o Corinthians busca reverter o revés sofrido por 2x1 em Caxias do Sul, diante do Juventude. Em noite de apresentação de Memphis Depay à torcida, na Neo Química Arena, o Alvinegro necessita de um resultado positivo simples para garantir, pelo menos, uma disputa de pênaltis.

Já o clube gaúcho, depois de deixar Internacional e Fluminense pelo caminho, espera eliminar mais um gigante do futebol nacional e seguir fazendo história.

O adversário de Corinthians ou Juventude sai da partida entre Flamengo e Bahia, marcada para quinta, às 21h45, no Maracanã.

No encontro de ida, o Rubro-negro soube segurar o ímpeto dos baianos na Fonte Nova e triunfou por 1x0. Jogando pelo resultado de igualdade, o time dirigido por Tite terá os retornos de Arrascaeta, Gabigol e Léo Pereira, mas vão a campo sem De La Cruz e Pedro, lesionados.

Onde assistir?

Quarta-feira (11)


21h - Corinthians x Juventude
Premiere e Sportv

21h30 - Athletico-PR x Vasco
Amazon Prime Video

Quinta-feira (12)

21h45 – Flamengo x Bahia
TV Globo para todo o Brasil (exceto Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul), Sportv e Premiere;

21h45 – Atlético-MG x São Paulo
TV Globo para Minas Gerais (exceto a cidade de Juiz de Fora), São Paulo e Rio Grande do Sul, Sportv2 e Premiere

Por Yuri Teixeira, da Folha de Pernambuco

Setor de serviços cresce pelo 2º mês seguido e renova patamar recorde, diz IBGE

ParkShopping Canoas (Crédito: Vinicius Dalla Rosa )

O volume de serviços prestados no país seguiu em trajetória de crescimento em julho, apresentando expansão de 1,2% na comparação com junho. Este é o segundo resultado positivo seguido, período em que acumulou um ganho de 2,9% (junho-julho). Dessa forma, o setor renovou seu patamar recorde, suplantando o nível do mês anterior. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta quarta-feira (11/9) pelo IBGE.

Na comparação contra julho de 2023, o setor teve expansão de 4,3% no mês. No acumulado do ano, o volume de serviços cresceu 1,8% frente a igual período de 2023. Já no indicador dos últimos 12 meses, houve ganho de dinamismo, passando de 0,8% em junho para 0,9% em julho.

"Para o entendimento do resultado, é importante notar a ligeira disseminação das altas, registradas em três dos cinco setores avaliados na pesquisa, mas com destaque para as atividades de profissionais, administrativos e complementares e de informação e comunicação, que emplacaram, em ambos os casos, o segundo resultado positivo em sequência", analisa Rodrigo Lobo, gerente da PMS

A alta de profissionais, administrativos e complementares foi de 4,2%, com um crescimento de 6,5% no período junho-julho. Dentro do setor, os destaques foram as atividades de: agenciamento de espaços de publicidade; e a intermediação de negócios em geral.

Petrolândia: Ortopedista Dr. Érico Herbert atende na Policlínica nesta quarta (11/09/2024) a partir das 14h00; agende sua consulta



A Policlínica de Petrolândia, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 62 - Centro, em frente ao CAT dos Bombeiros (antigo escritório da Celpe), informa que Dr. Érico Herbert, ortopedista, atende nesta quarta-feira,11 de setemro de 2024, a partir das 14h00

Agende sua consulta pelos números (87) 3851-2497 ou 99618-8877.

DR. Érico Herbert também atende na Policlínica às sextas-feiras a partir das 08h;00 horas.

Prêmio da Mega-Sena acumula e vai a R$ 50 milhões; veja os números e os demais sorteios desta terça (10/09/2024) - Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira



O sorteio do concurso 2.772 da Mega-Sena foi realizado na noite desta terça-feira (10), em São Paulo. Nenhuma aposta acertou as seis dezenas, e o prêmio para o próximo sorteio acumulou em R$ 50 milhões.

Veja os números sorteados: 01 - 12 - 33 - 41 - 53 - 56

5 acertos - 51 apostas ganhadoras: R$ 64.804,31
4 acertos - 4.052 apostas ganhadoras: R$ 1.165,21

O próximo sorteio da Mega será na quinta-feira (12).


Em Petrolândia as apostas são realizadas na Lotérica Nogueira.

Lotérica Nogueira, situada na Av. Auspício Valgueiro Barros, 591, na
Quadra 12 de Petrolândia

Confira manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 11 de setembro de 2024










 


Confira abaixo as demais manchetes dos principais jornais do país nesta quarta-feira 11 de setembro de 2024

Petrolândia: Compesa avisa falta de água no domingo (15/09/2024) para limpeza da Estação de Tratamento de Água (ETA )

 

A Compesa informa que neste domingo, 15 de setembro de 2024, o fornecimento de água será suspenso (das 6h às 18h) para limpeza da Estação de Tratamento de Água ( ETA ).

Assim que for concluído será retomado o abastecimento de forma gradativa, como informa a divulgação abaixo




Redação do Blog de Assis Ramalho
Informação: Escritório da Compesa/Petrolândia

Com direito a "olé"! Brasil joga mal, perde para o Paraguai e se complica nas eliminatórias; confira jogos e classificação

Paraguai 1x0 Brasil, pelas Eliminatórias da Copa - Foto: Daniel DUARTE / AFP

"Brasil estará na final da Copa, podem me cobrar". Esta declaração foi dada pelo técnico Dorival Júnior, às vésperas do confronto desta terça-feira (10), contra o Paraguai, em Assunção, pelas Eliminatórias Sul-Americanas.

Se a Seleção, de fato, estará na decisão do Mundial em 2026, ainda não sabemos. No entanto, o que fica claro, é que ainda há muito trabalho a ser feito. Em duelo válido pela 8ª rodada da competição continental, o time verde-amarelo perdeu para os paraguaios, por 1x0, no Defensores del Chaco.

O resultado fez o Brasil cair para a quinta colocação, estacionando nos dez pontos. Com um ponto a menos, o Paraguai chegou à sétima posição.


+ Clique aqui e veja como está a tabela

A Seleção Brasileira volta a se reunir para mais dois jogos das Eliminatórias em outubro. No dia 10, visita o Chile, em Santiago, pela 9ª rodada. Cinco dias depois, recebe o Peru, no Mané Garrincha, em Brasília.

Se a vitória contra o Equador mascarou uma fraca atuação da Seleção Brasileira, o primeiro tempo diante dos paraguaios escancarou o quanto a equipe dirigida por Dorival Júnior é pobre de ideias.

Com um "pé de obra" mais qualificado que o do adversário, o Brasil até chegou a controlar o confronto nos minutos iniciais. Ficava com a bola no pé, mas sem criatividade e previsível pouco incomodava a retranca de Gustavo Alfaro.

Um chute, um gol

O Paraguai, por sua vez, não precisou de muito para fazer a festa dos 35 mil torcedores presentes no Defensores sel Chaco. E foi na primeira investida, aos 19 minutos. Após cruzamento da esquerda, Gabriel Magalhães afastou de cabeça para a entrada da área.

Diego Gómez errou o primeiro domínio, mas na sequência limpou a marcação de Bruno Guimarães e chutou de trivela. A bola acertou o poste direito de Alisson e morreu no fundo do barbante. Foi apenas o segundo gol paraguaio nesta edição das Eliminatórias.

A resposta e única boa chegada da Seleção aconteceu logo em seguida ao gol sofrido. Aos 23 minutos, Endrick recebeu pela direita e invertou para Vinícius Júnior.

Em rara boa jogada do camisa 7, ele ganhou da marcação e rolou para trás. Livre, Guilherme Arana chutou forte rasteiro e viu o companheiro de Atlético-MG, Junior Alonso, salvar o Paraguai em cima da linha.

Com direito a "olé"

Ciente da atuação abaixo da crítica, Dorival Júnior voltou para o segundo tempo com Luiz Henrique e João Pedro nas vagas de Bruno Guimarães e Endrick, respectivamente. Logo na primeira participação do atacante do Brighton, ele serviu Rodrygo, que chutou para fora.

Em seguida, o atleta do Botafogo cruzou e João Pedro cabeceou para fora. Vinícius Júnior, em tentativa de fora da área, parou no goleiro Gatito Fernández.

Bem postado na zaga, o Paraguai saía apenas nos erros do Brasil e chegou a tirar o grito de "olé" do torcedor em duas oportunidades na etapa final, enquanto envolvia a equipe pentacampeã mundial com boa troca de passes no campo ofensivo.

Ficha do jogo

Paraguai 1
Gatito Fernández; Juan Cáceres, Balbuena, Alderete (Velázquez) e Junior Alonso; Villasanti, Diego Gómez (Ramón Sosa), Bobadilla, Almirón (Cuenca) e Enciso (Riveros); Isidro Pitta (Alex Arce). Técnico: Gustavo Alfaro.
-
Brasil 0
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Guilherme Arana (Estêvão); Bruno Guimarães (Luiz Henrique), André e Lucas Paquetá (Gerson); Rodrygo (Lucas Moura), Endrick (João Pedro) e Vinícius Júnior. Técnico: Dorival Júnior.

Local: Defensores del Chaco (Assunção/PAR)
Árbitro: Andrés Matonte (URU)
Assistentes: Nicolás Tarán e Andrés Nievas (ambos do URU)
Gols: Diego Gómez, aos 19' do 1T (PAR)
Cartões amarelos: Bobadilla, Diego Gómez (PAR); Paquetá, Vini Jr. (BRA)

Por Yuri Teixeira