domingo, agosto 25, 2024

Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, candidata a vereadora Lurdinha garante “olho clínico” para melhorias na educação em caso de eleição na cidade de Petrolândia

Foto: Divulgação


Por Reinaldo Souza

Com mais de 20 anos dedicados à área da educação de Petrolândia, Maria de Lourdes de Barros Araújo, a popular Lurdinha, é mais uma candidata ao cargo de vereadora do município nas eleições 2024. Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho, a candidata contou, com detalhes, como foi o seu processo de filiação para concorrer ao cargo na Câmara.

Filiada ao Partido Social Democrático (PSD), no último dia 25 de março, Lurdinha começou, nessa data, a trilhar seus primeiros passos no campo da política. Segundo ela, em princípio, ainda não pensava em se candidatar, mas, com o passar dos dias a ideia foi sendo debatida internamente e, na sequência, prontamente aceitada.

“Meu pensamento sempre foi diferente de muitos. A política era pra ser a voz daquele que não consegue se expressar. Não era filiada a nenhum partido, mas recebi um convite este ano. A priori, fiquei receiosa em aceitar. Ao receber o apoio dos meus familiares, decidi aceitar e viver o novo. E que, acima de tudo, seja feita a vontade de Deus”, disse a candidata.

Questionada como usará o poder político para beneficiar a educação, área a que dedicou décadas da sua carreira profissional, Lurdinha (PSD) foi enfática ao garantir que, de fato, tem projetos acerca da melhoria dos estudantes e lutará pela valorização dos docentes.

“Quero sim olhar a valorização dos docentes, tanto como concursados como contratados, pois sei bem como é ser contratado. Quero buscar apoio psicológico para nós, docentes, pois estamos tendo muitos profissionais da educação com síndrome e ansiedade, que são as doenças do século. Também preciso destacar minha visão para as crianças atípicas, buscar cursos especializados para os docentes, sabendo que as mães atípicas precisam que a sociedade tenha um olhar diferenciado para os seus filhos. Do mesmo jeito que irei buscar psicológico para os docentes, irei também buscar para os discentes”, finalizou Lurdinha. 

As eleições municipais em todo o Brasil acontecem no próximo dia 6 de outubro. Em Petrolândia, 13 vereadores, além de prefeito e vice-prefeito, serão eleitos desta vez.

Este espaço é aberto a todos os candidatos às eleições 2024 de Petrolândia. 

Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: É HOJE! Bar do Lampião tem show ao vivo neste domingo (25), na Quadra 10

 


Neste domingo, 25 de agosto de 2024, o Bar do Lampião, localizado na Avenida Apolônio Sales, na Quadra 10 de Petrolândia, promoverá som ao vivo para os seus clientes.

O estabelecimento contará com a animação musical da dupla Genilson Souza & Indio (Oa malvadãos da Sofrência).

Não perca! Vai ser Show!

Missa do sétimo dia do ex-deputado Vital Novaes será realizada nesta segunda (26) na igreja matriz do Espinheiro, na Zona Norte do Recife


Nesta segunda-feira (26), os familiares do ex-deputado Vital Novaes realizarão a missa do sétimo dia, na igreja matriz do Espinheiro, localizada na Zona Norte do Recife. O evento religioso está programado para começar ás 19h30.

Informação: Família

Nível de reservatórios deve cair devido às chuvas abaixo da média, diz ONS




O boletim do Programa Mensal de Operação (PMO) da última semana de agosto, divulgado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), mostrou que os níveis dos reservatórios das hidrelétricas estão “dentro do esperado para o período tipicamente seco e devemos observar um comportamento de redução desses patamares nos próximos meses.” Essa expectativa de redução, como mostra o PMO, é fruto de estimativas de chuvas abaixo da média histórica até o fim do mês de agosto.

Segundo o ONS, o PMO da última semana de agosto, que compreende os dias de 24 a 30 de agosto, indica que as projeções para a Energia Armazenada (EAR) seguem na casa dos 50% para os reservatórios de todos os subsistemas.

Os percentuais mais expressivos de armazenagem de água nos reservatórios das hidrelétricas devem ser verificados, segundo o ONS, nas regiões Norte e Sul, com 80,2% e 66,8%, respectivamente. Já o Nordeste deve encerrar o mês em 56,2% e o Sudeste/Centro-Oeste em 55,4%.

Em relação à demanda por energia elétrica, o Operador frisa que as projeções apontam para crescimento no Sistema Interligado Nacional (SIN) e em todos os subsistemas. A expansão do SIN é estimada em 4,3% (76.173 MWmed). Entre os submercados, o maior avanço é esperado no Nordeste, com 9,0% (12.893 Mwmed), seguido pelo Norte, com 7,2% (8.051 MWmed). O Sul e o Sudeste/Centro-Oeste devem apresentar aceleração de 6,5% (13.084 MWmed) e de 1,7% (42.145 MWmed), respectivamente. A comparação é realizada entre os números estimados para agosto de 2024 e os verificados em igual período de 2023.

Mas as estimativas para o regime de chuvas não são tão positivas. As previsões de Energia Natural Afluente (ENA) seguem abaixo da Média de Longo Termo (MLT) em todos os subsistemas para o mês de agosto. O maior percentual deve ser verificado no Sul, com 62% da MLT, um recuo de 11 pontos percentuais em relação à última revisão (73%). Para os demais subsistemas, os patamares indicados são de 58% da MLT no Sudeste/Centro-Oeste, 50% no Norte e 43% no Nordeste.