domingo, agosto 04, 2024

Escolas indígenas da rede pública de Pernambuco ganham internet por satélite


Escolas indígenas ganharam computadores (Foto: Governo de Pernambuco)

A educação nas comunidades indígenas do território Xukuru, em Pesqueira, no Agreste do Estado, ganhou um reforço.

Quatro escolas estaduais indígenas foram contempladas com serviços de Internet via satélite de 10 Mbps.

Também foram equipadas com computadores para professores e estudantes.

Segundo o governo, essa iniciativa fortalece o ensino e a pesquisa, proporcionando oportunidades inéditas para o desenvolvimento educacional dos povoados.

Essa entrega marca o início do processo de disponibilização de Internet para as 160 escolas indígenas da Rede Estadual. Neste primeiro momento, as primeiras unidades de ensino beneficiadas foram: Escola Estadual Indígena Antônio Monteiro Leite; Escola Estadual Indígena Antônio Marinho Falcão; Escola Estadual Indígena José Nogueira Neto; e Escola Estadual Indígena Pedro Quinquim de Espíndola. Todas as unidades de ensino são jurisdicionadas à Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema – Arcoverde.

Conforme o gerente geral de Tecnologia da Informação da SEE, Ivanildo Guerra, a Secretaria tem empreendido esforços com vistas à modernização das unidades escolares.

“Continuaremos trabalhando para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação digital, promovendo a inclusão e o desenvolvimento nas comunidades indígenas”, destacou.

A Secretaria Estadual de Educação informou que vem trocando computadores antigos nas escolas, reduzindo o indicador de obsolescência do parque tecnológico para 20%, em 2024.

A meta para 2025 é reduzir a obsolescência para patamares de 0%, aumentando a disponibilidade de dispositivos para estudantes de atuais 4% para 20%.

“A SEE está visando o suporte à implementação de políticas públicas desenvolvidas pelas áreas pedagógicas. Entre elas, se destacam as ações para promoção da inclusão digital dos professores e estudantes da Rede Estadual, em especial aqueles em situação de vulnerabilidade tecnológica, tais como indígenas e quilombolas”, finalizou.

Por: Diario de Pernambuco

Pé-de-Meia: expansão terá mais de 1 milhão de beneficiados


Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e o ministro da Educação, Camilo Santana, anunciaram a expansão do programa Pé-de-Meia para mais de 1 milhão de estudantes. Com a mudança, poderão participar do programa alunos do ensino médio público cuja família estiver inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e tiver renda per capita de até meio salário mínimo.

No anúncio, feito nesta sexta-feira, 2 de agosto, no Ceará, ainda foi informado que estudantes da educação de jovens e adultos (EJA) que cumprem os mesmos critérios estabelecidos também passam a receber o benefício. As novas regras ampliam em mais de 1 milhão o número de beneficiados pela poupança do ensino médio, que já abrangia 2,5 milhões de estudantes. Os novos contemplados começam a receber o incentivo a partir de agosto, enquanto os alunos da EJA vão recebê-lo em setembro, com o início do semestre letivo nessa modalidade de ensino. 
 
“Estudar é uma ação sagrada para os pais e mães”, disse Lula. “Educar um filho é a maior herança que se pode deixar, formando-o cidadão e garantindo que ele possa ter um emprego e a chance de construir um futuro melhor. É uma oportunidade o que está acontecendo com esse programa e queremos que vocês continuem na escola e possam ajudar os pais de vocês daqui alguns anos”, acrescentou o presidente.

Abigail da Silva, beneficiária do Pé-de-Meia, acredita que o programa é essencial para um Brasil mais justo. “O Pé-de-Meia ajuda a construir um Brasil onde nós todos temos oportunidades iguais de viver com dignidade, algo que é tirado de nós desde cedo. O programa mostra que a gente pode atingir nossos sonhos e permite que nós possamos estudar sem se preocupar com o financeiro”, declarou.

“Minha mãe teve que parar de trabalhar e eu tive que começar a ajudar em casa, fazendo bolo e doces para vender na escola”, disse a aluna Vitória Laysa. “Eu pensei muitas vezes em desistir, mas o Pé-de-Meia aliviou a situação e permitiu que eu focasse nos estudos. Agora, eu, como tantos outros, tenho a oportunidade de escolher ficar na escola, sem deixar de auxiliar meus pais.”

Petrolândia/Jatobá: Época em que esse blogueiro/radialista deu sua contribuição na construção da Barragem de Itaparica [Usina Luiz Gonzaga]

 

Equipe de topografia - Eixo da barragem de Itaparica (Usina Luiz Gonzaga)

A data é 21 de maio de 1983 - e a foto, enviada pelos amigos Edísio Bezerra e Edson 'Madera', é no eixo da barragem de Itaparica, no auge de sua construção. O ''retrato'' testemunha que esse blogueiro/radialista também deu sua contribuição na construção da hoje denominada Usina Luiz Gonzaga.

Na imagem relíquia, da esquerda para direita [equipe de topografia]: Damião, José Hermes, Naldo de Zuleide, Januário (In Memorian), Aloísio, Assis Ramalho [quando ostentava sua saudosa vasta cabeleira] e João José (seu João).

Saudade desses tempos! saudade da convivência com pessoas que tornaram amigos para sempre.

Obrigado aos amigos/irmãos Edísio e Edson: ''Uma amizade verdadeira não necessita de muitos encontros semanais ou conversas diárias. Enquanto a amizade vive em um coração, os verdadeiros amigos jamais se separarão''.

Francisco de Assis Ramalho Leal [Assis Ramalho]