No dia 26 de julho foi comemorado o dia dos avós. Essa data é mais conhecida como o dia da vovó, mas foi criada para homenagear Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo.
Para celebrarar e comemorar essa data de grande importância, esse blogueiro e radialista Assis Ramalho visitou e resgatou - através de um bate-papo - com sua avó paterna Expedita Jacobino Ramalho, a sua bonita história de 101 anos, preste a completar 102 em novembro. A conversa aconteceu na manhã deste domigo (28/07/2024), em sua residência na Quadra 05 dedomingo, julho 28, 2024
Petrolândia: Homenagem ao Dia dos Avós! Assis Ramalho bate papo e resgata a história de sua avó Expedita Jacobino Ramalho, prestes a completar 102 anos
Câmara Municipal concede título de cidadão de São Paulo a Eduardo Campos; Honraria in memoriam foi recebida por familiares do ex-governador de Pernambuco
O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (1965-2014) foi homenageado, na noite da sexta-feira (26), com o título in memoriam de cidadão paulistano. A solenidade ocorreu na Câmara Municipal de São Paulo e teve a presença de autoridades e familiares do político, entre eles, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), e o deputado federal Pedro Campos (PSB).
Proposta pelo vereador Eliseu Gabriel (PSB), a honraria reconhece os relevantes serviços prestados por Eduardo Campos à população paulistana, sobretudo no período em que teve atuação nacional como ministro da Ciência e Tecnologia. “Propus esse título quando Eduardo ainda era vivo e, pouco depois, houve o acidente. Muita gente dizia que seria o presidente do Brasil. Se não fosse naquela eleição, seria na seguinte. E, realmente, o Brasil estaria muito melhor com ele”, expressou o autor da proposição.
Em seu discurso, o prefeito João Campos agradeceu a homenagem ao pai e destacou que seu legado continua a inspirar gestores públicos como ele. “A gente sabe que Eduardo teve a capacidade de fazer muito em tudo aquilo que se dedicou nas diversas esferas do poder público, como governador de Pernambuco, deputado federal, ministro, deputado estadual e candidato à Presidência da República. Ele se preocupou em fazer a coisa pública funcionar de maneira adequada, sobretudo, para quem menos tem. Então, ver o que ele enxergava como sonho lá atrás sendo realizado no Brasil é motivo de muita alegria”, declarou.
Já o deputado Pedro Campos lembrou que São Paulo é uma cidade que abraça pessoas de todo o país, inclusive brasileiros do Nordeste, que, ao longo de décadas, se deslocaram até a região em busca de uma vida melhor. Destacou, a partir disso, conquistas de seu pai que, por meio de sua atuação nacional, tiveram reflexo em todo o país, como a criação da Olimpíada Brasileira de Matemática. “Hoje a gente celebra mais um nordestino acolhido pelos braços de São Paulo. Um nordestino que, como tantos outros, teve a oportunidade de vir aqui em busca do sonho de transformar o Brasil em um lugar melhor”, discursou.
Além de João e Pedro Campos, marcaram presença Eduarda e Miguel, também filhos de Eduardo, e Renata Campos, viúva do homenageado. O ato também foi prestigiado por autoridades como o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), o deputado federal Jonas Donizette (PSB-SP) e o deputado estadual Caio França (PSB-SP), além de membros do PSB de várias partes do Brasil.
Homenagem aos 66 anos de emancipação política de Paulo Afonso-BA: “Cidade de infinita beleza!”


Cidade de infinita beleza
Paulo Afonso, Paulo Afonso
Criada pela própria natureza
Paulo Afonso, Paulo Afonso
Lugar de encantos mil
És a capital da energia
Riqueza do nosso Brasil”…
Assim ressoa o hino oficial do município, celebrando a singularidade e a majestade de Paulo Afonso, uma cidade que encanta a todos com sua beleza natural. Neste anos, comemoramos com grande orgulho os 66 anos de emancipação política deste município que é um verdadeiro tesouro baiano.
Cercada pelo majestoso rio São Francisco, Paulo Afonso é um testemunho da generosidade da natureza. Desde a assinatura da Lei Estadual 1012/1958 em 28 de julho de 1958, pelo governador Antônio Balbino de Carvalho, que a cidade se tornou independente do município de Glória, começando assim uma trajetória que a transformou na “capital da energia”.
A riqueza hidroelétrica de Paulo Afonso não só impulsionou o progresso local como também contribuiu significativamente para o crescimento do Nordeste. A energia gerada pelas suas usinas é vital para diversas cidades do país.
Mais do que uma cidade de beleza infinita, Paulo Afonso é um lugar de encantos mil, onde a história e a modernidade se entrelaçam harmoniosamente. Seus parques, cachoeiras e paisagens naturais são um convite irresistível para os amantes da natureza e do ecoturismo. Além disso, a hospitalidade de sua gente torna a experiência de visitar Paulo Afonso ainda mais especial.
Neste aniversário de 66 anos de emancipação, celebramos não apenas a história e as conquistas de Paulo Afonso, mas também o espírito resiliente e inovador de seu povo. Que os próximos anos tragam mais progresso e que a cidade seja uma referência de desenvolvimento sustentável e qualidade de vida.
Parabéns, Paulo Afonso, pelos seus 66 anos de emancipação política!