quinta-feira, julho 11, 2024

Petrolândia Magnânima: Cida Rodrigues homenageia a cidade com poema entregue a 115 pessoas no aniversário de emancipação

Acervo Cida Rodrigues

No dia 1º de julho o município de Petrolândia celebrou 115 anos de emancipação política, sob muitas homenagens e uma das mais marcantes foi o poema escrito pela professora, poetisa e contista Aparecida Rodrigues, mais conhecida como Cida, intitulado "Petrolândia Magnânima", abaixo reproduzido. Mas, a homenagem não se limitou à poesia. Durante cerca de uma semana, antes do aniversário, Cida entregou, carinhosamente, 115 cópias do poema, como mostram as fotos aqui reproduzidas, com alguns agraciados. 

PETROLÂNDIA
Magnânima

PETROLÂNDIA
Tu és meu Amor
Eclético
Elo de amizade
Colo de Mãe
Deus te abençoe

PETROLÂNDIA
Tão Criança
E senhora
Do tempo
Sem distância
Anciã

PETROLÂNDIA
Cátedra
Ensina
Cordialidade
Abraçando
Teus filhos

PETROLÂNDIA
Magnânima
Noturna
És Lua
A luz do Sol
Resplandece

Filha de um barrageiro (trabalhador que segue as construções de barragens pelo país a fora), sua infância foi vivida entre acampamentos e mudanças. A última barragem que ela acompanhou foi a da Usina Hidroelétrica de Itaparica, com obras entre o final dos anos 70 até meados dos anos 80, quando foi inaugurada a hoje Usina Luiz Gonzaga, entre Petrolândia e Bahia. Como muitos outros

Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia-CAAP está no projeto "Plataforma Tecnológica Pescado Mais" liderado pela UFPE em convênio com várias instituições

Arquivo CAAP

No dia 8 deste mês, a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através da Pró-Reitoria de Gestão Administrativa, divulgou no Diário Oficial da União o Extrato de Convênio n° n° 46/2024-UFPE, firmado em 21/06/2024, entre a UFPE e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto de Tecnologia de Pernambuco (ITEP), Oásis Aquicultura Sustentável, Smart Rural, Yepist Produtos Animal, Aquastone - Produtos Aqua Ecológicos, Bull-Z, Lactoquito - Produção e Inovação em Produtos Lácteos, Biofábrica de Corais, G4P Consultoria e Participações e Cooperativa Agro-Aquícola de Petrolândia (CAAP), para execução do projeto  "Plataforma Tecnológica Pescado Mais". 

Com 24 meses de vigência, a partir da assinatura, o convênio tem como objeto executar o projeto "Plataforma Tecnológica Pescado Mais como Agente Transformador para a Inovação, Segurança Alimentar, Sustentabilidade, Emprego e Renda em uma era Multimercadológica". O objetivo é promover a mútua cooperação entre as partes, estimulando a estruturação da Plataforma Tecnológica Pescado Mais como um catalisador de transformação socioeconômica, integrando-se de maneira sinérgica ao Complexo Industrial Portuário de Suape. 

A UFPE foi representada no ato de assinatura pelo Reitor Prof. Alfredo Macedo Gomes, enquanto a  CAAP foi representada por Fagner Barros Barbosa Pankararu.

Blog de Assis Ramalho
Com informações da UFPE/DOU 08/07/2024

Instituídos em Petrolândia em 2017, Dia e Semana Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais caíram no esquecimento; MPPE cobra políticas públicas dentro de 3 meses


Há quase sete anos, na gestão da ex-prefeita Janielma Rodrigues, foi instituído em Petrolândia, através da Lei 1.213, de 14 de setembro de 2017, o Dia Municipal da Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais, a ser comemorado anualmente, no dia 25 de março. A lei institui ainda a Semana de Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais, a ser comemorada na semana em que cair o dia 25 de março, período em que deveriam ocorrer ações de divulgação sobre o tema nas escolas, órgãos e espaços públicos, através de feiras de adoções, palestras e materiais gráficos educativos (folders, cartazes e panfletos, por exemplo). 

Desde então, foram realizadas algumas ações pontuais, provocadas em sua maioria pela atuação de protetores voluntários da causa animal, porém nenhuma política pública foi efetivamente criada e adotada para estimular a proteção e o bem-estar dos animais, ou coibir os maus-tratos contra os animais dentro do município. Abandono, envenamentos, continuam a acontecer e os maus-tratos não se restringem a animais domésticos, mas também à fauna silvestre. Nesse período, a existência da Semana de Adoção, Proteção e Bem-Estar dos Animais foi, aparentemente ou completamente, esquecida ou ignorada.

No último dia 3, no entanto, foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE uma Recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE)  à Prefeitura de Petrolândia, à Câmara Municipal e à Vigilância Sanitária da cidade para a implantação de políticas públicas com a finalidade de promover a proteção aos animais vítimas de maus-tratos e acidentes, aos animais de rua ou abandonados. Foi definido prazo dos próximos três meses para adoção das medidas necessárias, abaixo descritas. 

Itacuruba e Belém de São Francisco: MPPE recomenda para agentes públicos, pré-candidatos e dirigentes de partidos a não realizarem atos de promoção pessoal


O Ministério Público de Pernambuco, por intermédio da Promotoria de Justiça de Belém de São Francisco, orienta agentes públicos, pré-candidatos e dirigentes dos partidos dos municípios de Itacuruba e Belém de São Francisco que se abstenham de realizar atos de promoção pessoal em respeito à legislação eleitoral.

A recomendação visa ao cumprimento da Lei Federal n° 9.504/1997, que estabelece normas para as eleições, onde proíbe a realização de qualquer promoção pessoal, mediante exposição de nomes, imagens ou voz de quaisquer pessoas, através de faixas, cartazes, fotografias, vídeos, gravações ou quaisquer meios de divulgação que possam se caracterizar como propaganda eleitoral antecipada e desrespeitar o princípio da impessoalidade disposto no artigo. 37, caput, e § 1º, da Constituição Federal, assim como o art. 36, §3º, da Lei Federal nº 9.504/97.

Entenda o golpe do Pix errado e saiba como não ser enganado; Criminosos alegam transferência por engano e pedem devolução

O Pix tem a opção “devolver”, que é diferente de fazer outra transferência. 

À medida que o Pix vai sendo cada vez mais utilizado para pagamento e transferência de dinheiro, aumentam também relatos de golpes que tentam dar prejuízo a clientes de bancos.

Um deles, que viralizou recentemente nas redes sociais, é o golpe do Pix errado. A Agência Brasil preparou uma reportagem para você entender como funciona a artimanha dos criminosos e se proteger das tentativas de golpe.

O golpe

O Pix bateu recorde de transações na última sexta-feira (5). Foram 224 milhões de transferências entre contas bancárias, segundo o Banco Central (BC). Com um número tão grande de transações, não é difícil crer que algumas tenham sido feitas realmente por engano.

É justamente neste cenário que golpistas passam a praticar o golpe do Pix errado. O primeiro passo dado pelos fraudadores é fazer uma transferência para a conta da potencial vítima. Como parte das chaves Pix é um número de telefone celular, não é difícil para o golpista conseguir um número telefônico e realizar um Pix.

Logo em seguida à transferência, a pessoa entra em contato com a pessoa pelo número de telefone, seja ligação ou mensagem de WhatsApp, por exemplo.

Eleições municipais e mudanças climáticas - Artigo de Heitor Scalambrini Costa


O aquecimento global é uma consequência direta do modo de vida que os seres humanos impuseram ao planeta. O modo de produzir e o modo/hábitos perdulários de consumo provocam, com maior intensidade e frequência, catástrofes e eventos climáticos extremos em várias partes do mundo, com ondas de calor e frio, chuvas torrenciais (desmoronamentos e inundações), secas, incêndios florestais de grande magnitude e aumento do nível do mar.

Do ponto de vista científico, não existem mais dúvidas que tais fenômenos ocorrem devido à ação humana, elevando o aumento médio da temperatura do planeta. Principalmente pelo uso de fontes energéticas fósseis (petróleo e derivados, carvão mineral e gás natural), desmatamento desenfreado e da agropecuária extensiva.

Se não evitarmos as causas do aquecimento nos próximos anos, as mudanças no clima continuarão a causar catástrofes, colocando em risco a própria sobrevivência da vida na Terra. Banir os combustíveis fósseis e conter o desmatamento são tarefas prioritárias. A natureza nunca foi inimiga, e sem ela não existirá vida em nossa Casa Comum.

No Brasil, um dos mais ricos países em abundância de fauna e flora, avançamos na geração de energia elétrica com fontes renováveis (sol, vento, biomassa), mas infelizmente ainda não adotamos as medidas necessárias para conter o desmatamento em todos os biomas. A ganância incentivada pelo capitalismo, pelos meros interesses econômicos, tem reduzido drasticamente a vegetação e as florestas.

Petrolândia/PE: Praia do Sobrado, a Noronha do Sertão, um verdadeiro paraíso ao alcance de todos

 

Quem ainda não conhece a Noronha do Sertão, precisa conhecer, e quem já conhece, precisa voltar para conhecer melhor ainda. A Praia do Sobrado, situada na zona rural de Petrolândia, a cerca de 40 km do centro da cidade, no Sertão de Pernambuco, após grandes investimentos empresariais, é um excelente destino para excursões de finais de semana e feriados.

O Receptivo Praia do Sobrado, ponto de apoio e venda de passeios de catamarã e de ônibus para a Praia do Sobrado, funciona na Avenida Deputado Milvernes Cruz Lima, na Orla Fluvial de Petrolândia, em frente ao Posto do Corpo de Bombeiros, no centro da cidade. O ponto de embarque do Catamarã Sobrado I é do outro lado da avenida, às margens do Lago de Itaparica, onde vários catamarãs são ancorados durante a semana e dão um charme a mais à cidade ribeirinha.

Além da venda dos passeios, o Receptivo Praia do Sobrado tem o objetivo de oferecer conforto e praticidade aos clientes, além de ter à venda artigos indispensáveis para desfrutar do passeio, como chapéus, óculos, bolsas, shorts, tops, camisetas, entre outros itens.

A viagem de ônibus é mais rápida, porém, o passeio a bordo do Catamarã Sobrado I oferece belas e inesquecíveis paisagens como, no percurso de ida, uma parada em frente às ruínas da Igreja do Sagrado Coração de Jesus. Cartão postal da cidade, a igreja (semi-)submersa é a única construção remanescente nunca totalmente encoberta pelo Lago de Itaparica, represa que inundou parte do território do município, em meados dos anos 1980.

Na Praia do Sobrado, o desembarque é no complexo turístico de mesmo nome. O local dispõe de várias áreas sombreadas, espalhadas ao longo da praia, além de restaurante com gastronomia local. O banho é uma das principais atrações na praia rasa, de águas claras, ideal para lazer das crianças (sob supervisão dos responsáveis).

Quem deseja aproveitar mais tempo na Praia do Sobrado, tem a opção de reservar diárias no amplo apartamento, que pode acomodar até 10 pessoas, localizado no primeiro andar do restaurante. A Praia do Sobrado tem ainda área para acampamento.

RECEPTIVO PRAIA DO SOBRADO - Aberto de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 020h00, e sábado, das 16 às 20h00. RESERVAS (87) 99931-3097/Marciano. Passeios nos finais de semana e feriados. Acompanhe no Instagram @praiadosobradoficial

Tem mais: o pagamento dos passeios pode ser PARCELADO em até 12 vezes nos CARTÕES, sem juros.

Blog de Assis Ramalho


Petrolândia: Documentário: 'Passeio Pela História' da escritora Paula Rubens será lançado nesta sexta (12) no Centro Cultural, às 9h da manhã


Com o apoio da Lei Paulo Gustavo Municipal, a escritora e memorialista, Paula Rubens, lança o documentário "Passeio Pela História", que promete uma experiência imersiva e enriquecedora, guiando os espectadores por um roteiro virtual que destaca o centro cívico-administrativo-religioso de Petrolândia, o Estádio Manuel Anísio da Mota, os murais de Marcel Bezerra e o Mirante da Serrota.

Relatos emocionantes de antigos moradores enriquecem cada parada, contextualizando a importância histórica de cada local e os eventos que moldaram a cidade de Petrolândia.

*A estreia do documentário será aberta ao público em geral.

Serviço: LANÇAMENTO DO DOC “PASSEIO PELA HISTÓRIA”

Data: 12.07.2024 (próxima sexta-feira)
Hora: 9h ( nove horas da manhã)
Local: Centro Cultural Hildebrando de Menezes

Programação:

- Exibição do documentário
- Roda de conversa para troca de ideias e reflexões sobre a história e o patrimônio cultural de Petrolândia.
- Mostra da culinária afetivo-cultural do município.

O objetivo é:

Público em geral: Proporcionar uma forma divertida e informativa de conhecer Petrolândia, seja morador, turista ou qualquer pessoa que aprecia história e cultura.
Professores e Estudantes: Subsídio ideal para aulas e estudo da história, geografia e cultura local, oferecendo uma vivência imersiva do patrimônio de Petrolândia.
Agentes e guias de turismo: Ferramenta essencial para capacitação e aprimoramento profissional, com informações detalhadas sobre os atrativos da cidade.

Endereço do projeto (acesse)

Instagram: @passeiopelahistoria2024
facebook: @passeiopelahistoria

Por: Paula Rubens - Escritora e memorialista