segunda-feira, julho 01, 2024

Petrolândia: 115 anos - no Túnel do Tempo: Jornal Gazeta Esportiva na edição Nº 35 - novembro/2002, trazia a notícia da morte do carnavalesco Pantaleão, criador dos tradicionais bonecos gigantes que animava o carnaval de Petrolândia

  

A edição 35 do Jornal Gazeta Esportiva lançada em novembro de 2002 trazia a notícia da morte do carnavalesco Pantaleão, criador dos tradicionais bonecos gigantes que animam o carnaval de Petrolândia, últimos símbolos da resistência da cultura pernambucana à imposição dos padrões baianos.

Também nessa edição, com muita tristeza, a minha coluna (ASSIS RAMALHO A VERDADE NOS ESPORTES) anunciava a morte de um dos maiores jogadores da história de Petrolândia que, por uma fatalidade automobilística, teve sua carreira encerrada prematuramente. Tratava-se de Lula, irmão do goleiro Totó, de Tadinho e de Luiz Carlos da Sorveteria.

Além disso, o Jornal Gazeta Esportiva trazia a pauta da Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Petrolândia, realizada em 12.11.2002, levando à comunidade as ações de seus vereadores. Entre os vereadores citados na pauta, há o atual prefeito de Petrolândia, Fabiano Marques

Clique em cima da imagem para ampliar. Clicando pela segunda vez, a ampliação será ainda maior




Da redação do Blog de Assis Ramalho

Conselho de Política Cultural de Petrolândia celebra 115º aniversário de Emancipação do Município

Fotos: Sectur-PE

Hoje (1º) Petrolândia comemora seu aniversário de 115 anos. Isso não significa que, em 1909, a cidade apareceu de repente, no meio do nada, e começou a contar aniversário. Não, não foi assim. Significa que, em 1º de julho, Petrolândia foi reconhecida como cidade, pela primeira vez. A povoação já existia antes, o núcleo de comunidade, seu povo, suas tradições, suas manifestações culturais, principalmente, católicas e indígenas, já eram praticadas no território de nossa cidade, desde as primeiras décadas da colonização do Brasil, que começou em meados de 1500. E, antes de tudo isso, os indígenas. 

Três nomes, três etnias e uma história. Em sua mais distante origem, Petrolândia carrega no seu seio heranças culturais européias, indígenas e africanas, amalgamadas pela violência, mas também pela esperança de liberdade e de desenvolvimento. A partir do advento da construção da Barragem de Itaparica, em meados de 1980, o município recebeu novos povos, pessoas vindas de longe e de perto, que passaram a amar esta cidade como terra natal, provavelmente com igual ou maior afeto do que às cidades onde nasceram. E mantém-se hoje a secular esperança pelo desenvolvimento da cidade. 

É esta Petrolândia, de cultura complexa e dinâmica, de Patrimônio Cultural sólido e, paradoxalmente, frágil, que assumimos a missão de estudar, compreender, preservar, apoiar, incentivar e divulgar. O Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia-PE, criado pela Lei Nº 1401/2023, com posse realizada em 16 de janeiro de 2024, tem a honra de celebrar o 115º ano de Emancipação do Município. Nesta data inspiradora de homenagens à, sem sombra de dúvida ou modéstia, mais bela e encantadora cidade do Sertão de Itaparica, renovamos nosso compromisso de dedicar à nossa missão de conselheiros o tempo possível e necessário para incentivar e apoiar as iniciativas dos produtores culturais petrolandenses, lutar pela salvaguarda e preservação de nosso Patrimônio Cultural e garantir fontes para fomento à produção e difusão dos agentes culturais de nossa cidade.

Feliz aniversário a Petrolândia e ao Patrimônio Cultural Material e Imaterial que a embeleza e enriquece. 

Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia

No túnel do tempo em Petrolândia. Por: Profª Doutoranda Maria da Conceição Araújo Correia

NO TÚNEL DO TEMPO EM PETROLANDIA 

NO TÚNEL DO TEMPO EM PETROLANDIA No sertão de Pernambuco, Há histórias a contar, De três homens destemidos, Que vieram a se destacar. Amaro, Zé de Caboclo, E o senhor Chiquinho, vamos já versar. Amaro José da Silva, Um agricultor e comerciante, Plantava cocos e sonhos, Com espírito gigante. Foi prefeito dedicado, Com o primeiro caminhão, adiante. Casado com Cristina Almeida, ao lado,tiveram filhos e vitórias, Família de grande legado. No progresso da cidade, Seu nome foi celebrado.

José Araújo da Silva, O Zé de Caboclo, com brio, Na construção civil brilhou, Na Serra Negra, um desafio. Empregos gerou em Itaprica, Dois mandatos de Prefeito, fez administração brilhar. Com Maria Matilde Lima, A Menininha,sempre a apoiar, Juntos construíram sonhos, E ajudaram a cidade a avançar. Foi um líder respeitado, Sua história a prosperar. Francisco Correia da Silva, Conhecido como Chiquinho, Na loja de Manoel Ovídio, Começou seu caminho. Servidor público e vereador, No cenário político, seu ninho.

Casado com Maria de Lourdes, Irmã de Zé de Caboclo, assim, Viveram em união e fé, Pela cidade até o fim. Vice-prefeito honrado, Com amor por Petrolândia, enfim

Homens de integridade rara, Empreendedores de valor, Contribuíram com trabalho, Para um futuro promissor. Petrolândia agradece, Seu esforço e seu vigor. Seus nomes são lembrados, No coração dessa terra querida, Amaro, Zé de Caboclo e Chiquinho, Exemplos de uma vida bem vivida. Que seus feitos inspirem sempre, Uma cidade bem erguida.

Neste 1º de julho, Uma data a celebrar, Petrolândia faz 115 anos, De história a brilhar. Com orgulho e alegria, Vamostodos comemorar. 

Que o legado desses homens, Nos inspire a crescer, Com amor e dedicação, Nossa cidade a fortalecer. 

Profª Doutoranda Maria da Conceição Araújo Correia 




Homenagem do IGH de Petrolândia aos 115 anos de Emancipação do Município


PETROLÂNDIA, terra de Pedro, de Josés e Marias; do povo Pankararu, dos engenhos do Brejinho, do porto da Várzea Redonda, da ferrovia, da barragem e suas lutas.

Terra de João Pernambuco, o poeta do violão; da parteira Mãe Mocinha; do professor Gilberto de Menezes: de Nicó, a musa do carnaval e tantos outros e outras que fizeram desta cidade o que ela é hoje.

Salve, Petrolândia! 115 anos de muita história para contar.

Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

Petrolândia: Homenagem do vereador Fabrício Cavalcante aos 115 anos de emancipação do município


O vereador Fabrício Cavalcante postou em rede social uma homenagem aos 115 anos de emancipação do município. Confira abaixo. 


Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: "Uma Homenagem Merecida" - Toada de João Bosco de Melo

Locutora Hislaine Menezes, aniversariante do dia, é uma das homenagens de João Bosco neste dia 1º (Reprodução Instagram Hislaine Menezes)

Neste dia 1º de julho, no aniversário de 115 anos de emancipação de Petrolândia, o poeta João Bosco de Melo envia ao Blog de Assis Ramalho a tradicional homenagem à sua amada cidade, com intensos toques de nostalgia. Entre as pessoas citadas está a locutora Hislaine Menezes, que completa idade nova hoje. 

Petrolândia, 01 de Julho de 2024

UMA HOMENAGEM MERECIDA
Capricha... Canta, Petrolândia

INT. PARABÉNS

Vamo junto minha gente
Cantar essa linda toada Ê
Com o bom Deus alegremente
Recordar a terra amada
Petrolândia de outrora
E Petrolândia de agora
Ê Petrolândia Ê, Ô, Ô

Tinha o Alto da Raposa
Tinha a Igreja Matriz Ê
Tinha a rua da Linha
O Grupo Velho e o Chafariz
O cais do porto e a estação 
Petrolândia linda história 
Gravada no Coração
Ê Petrolândia Ê, Ô, Ô

Cada manhã de setembro
Vale a pena recordar Ê
A Banda Adolfo Alexandre
Tocar alvoradas no ar
Nos faz lembrar do cantor
Do ótimo compositor
Que foi o artista Ruy Sá
Ê Petrolândia Ê, Ô, Ô

Petrolândia: Confira agenda da semana da Clínica MAIS SAÚDE (de 02 a 05 de julho) e marque sua consulta

 


Clínica MAIS SAÚDE, localizada em Petrolândia na Av. Auspício Valgueiro Barros, 146, no centro da cidade, ao lado da Escola Delmiro Gouveia, informa agenda da semana, de 02 a 05 de julho de 2024.

Confira nos quadros disponibilizados.

Blog de Assis Ramalho: Homenagem aos 115 anos de Petrolândia, comemorado nesta segunda (1º/07/2024)

 

Homenagem do Blog de Assis Ramalho e parceiros/anunciantes aos 115 anos de Emancipação Política de Petrolândia, comemorado nesta segunda-feira, 1º de julho de 2024.

Conheça a história de Petrolândia

Homenagem da Unopar Anhanguera aos 115 anos de Emancipação Política de Petrolândia

 



Confira manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira, 1º de julho de 2024

 





Confira demais manchetes dos principais jornais do país nesta segunda-feira 1º de julho de 2024

Petrolândia: (vídeo) Assis Ramalho mostra no meio do povão o clima da festa do cantor Leonardo que cantou seus grandes sucessos:'' FOI SHOW''


O grande público que compareceu na avenida da orla fluvial de Petrolândia na noite deste domingo 30/06/2024 para madrugada de segunda-feira (1º), para prestigiar as atrações musicais das comemorações dos 115 anos de emancipação política da cidade, sem dúvida ficou encantado com o show do cantor Leonardo. Carismático, ele cantou e encantou o povão com seu repertório impecável.

O cantor que iniciou a carreira como dupla com Leandro, cantou as principais músicas de sua trajetória e teve como resposta, um coral da platéia. Para mostrar o verdadeiro clima do festão, a reportagem do Blog de Assis Ramalho se infiltrou no meio do povão e mostrou momentos de delírio daqueles que compareceram e lotaram o pátio da Orla Fluvial de Petrolândia.

VEJA ABAIXO TÓPICOS DOS BASTIDORES DO SHOW DE LEONARDO EM PETROLÂNDIA REGISTRADOS POR ASSIS RAMALHO


Cantor Leonardo chega a Petrolândia - Assis Ramalho fez registro


No camarim, momentos antes do show, Leonardo mandou mensagem a Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho - O show teve início 30 minutos após a meia noite. Antes, houve um discurso do prefeito Fabiano Marques e queima de fogos para comemorar os 115 anos de Petrolândia. O espaço da orla onde foi montado o palanque está totalmente lotado.

Blog de Assis Ramalho

Assis Ramalho conversa com Leonardo momentos antes do show em Petrolândia/PE


O cantor Leonardo é a grande atração das comemorações dos 115 anos de emancipação do município de Petrolândia. Sua chegada ao local do show se deu por volta das 23 horas deste domingo, 30 de junho de 2024. O momento foi registrado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho

No camarim, momentos antes do show, Leonardo mandou mensagem a Web Rádio Petrolândia e Blog de Assis Ramalho O show teve início 30 minutos após a meia noite. Antes, houve um discurso do prefeito Fabiano Marques e queima de fogos para comemorar os 115 anos de Petrolândia. O espaço da orla onde foi montado o palanque está totalmente lotado.


Cantor Leonardo chega a Petrolândia - Assis Ramalho fez registro


O cantor Leonardo é a grande atração das comemorações dos 115 anos de emancipação do município de Petrolândia. Sua chegada ao local do show se deu por volta das 23 horas deste domingo, 30 de junho de 2024. O momento foi registrado pela reportagem do Blog de Assis Ramalho

O show teve início 30 minutos após a meia noite. Antes, houve um discurso do prefeito Fabiano Marques e queima de fogos para comemorar os 15 anos de Petrolândia. O espaço da orla onde foi montado o palanque foi totalmente lotado.

Em breve, matéria completa no blog de Assis Ramalho

Multidão chega à orla de Petrolândia para prestigiar shows na noite deste domingo (30/06/2024)


Na noite deste domingo (30/06/2024), a reportagem do blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia fez registro momento em que uma multidão chegava à orla de Petrolândia para prestigiar shows dos cantores Thiago Freitas e Leonardo.

A festa faz parte das comemorações dos 115 anos de emancipação do município.

Blog de Assis Ramalho
Vídeo: Assis Ramalho