quarta-feira, maio 29, 2024

Lojas de Atendimento da Compesa funcionam no feriado de Corpus Christi

Foto: Compesa/Divulgação

Em virtude da transferência do feriado de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira (30), para o dia 21 de junho (sexta-feira que antecede o Dia de São João), as Lojas de Atendimento da Compesa estarão funcionando normalmente amanhã. A exceção fica para as unidades de algumas cidades onde é feriado municipal, como Flores, Arcoverde, Garanhuns, Afrânio, Petrolina, Nazaré da Mata, Itaquitinga, Ipojuca (também a loja Porto de Galinhas), Itamaracá, Afogados da Ingazeira, Alagoinha, Glória do Goitá, Ipubi, Venturosa, Carnaíba, Buíque, Surubim, Ouricuri e Lajedo. Também estarão fechadas as lojas que funcionam nas unidades dos Expressos Cidadão de Vitória de Santo Antão, Garanhuns e Petrolina.

Nos municípios onde as lojas estarão fechadas, a Compesa informa que equipes estarão de plantão para situações de emergência. Os clientes também podem utilizar os canais de atendimento como o 0800 081 0195, a Loja Virtual no endereço eletrônico (www.compesa.com.br), e no aplicativo da Compesa para solicitar serviços e informações.

Na sexta-feira (31) e no sábado (01/06) todas as lojas estarão abertas nos horários habituais.

Compesa

Pernambuco é o único estado do Brasil a reduzir o desmatamento da Caatinga

Segundo Relatório Anual de Desmatamento 2023, publicado na terça-feira (28), Estado reduziu em 35% o desflorestamento do bioma (Foto: Tarciso Augusto/Semas)

⁠Pernambuco reduziu em 35% o desmatamento na Caatinga. Esse foi um dos principais resultados trazidos pelo Relatório Anual de Desmatamento 2023 (RAD 2023), produzido pelo MapBiomas Alerta, um sistema de validação de alertas de desmatamento de vegetação nativa. O documento foi divulgado ontem (28) e pode ser acessado através do site https://alerta.mapbiomas.org/relatorio/.

Em números absolutos, em 2022 o desmatamento na Caatinga foi de 21,5 mil hectares, enquanto em 2023 o alerta da plataforma identificou uma supressão de 15,9 mil hectares na vegetação do semiárido pernambucano. “Pernambuco não somente está evitando o desmatamento, como está ativamente promovendo o reflorestamento do bioma. Em abril, lançamos o Edital Caatinga destinando R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil árvores de espécies nativas do bioma. Estamos dando atenção à regeneração deste bioma, tão importante para nosso ecossistema”, destaca a governadora Raquel Lyra.

Dos nove estados que possuem a Caatinga - Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e Minas Gerais - Pernambuco foi o único que apresentou redução no desmatamento neste bioma. Em relação ao desmatamento geral, que inclui outros biomas, o RAD 2023 mostra que, no Nordeste, apenas em Pernambuco e Piauí os índices de supressão geral às vegetações caíram.

II Mostra Junina de Cinema Caruaruense acontece no próximo domingo (02) em Caruaru


Neste domingo (02), 17h, acontece dentro da programação do São João de Caruaru, a 2ª Mostra Junina de Cinema Caruaruense, no Polo do Repente.

Com o intuito de prestigiar o cinema caruaruense e dar visibilidade aos realizadores locais, o evento tem realização de Túlio Beat, classificação livre e é aberto ao público.

A programação contará com os curtas-metragens "Tudo o que Restou" (Dir. Bono Siqueira), "Lá Fora" (Dir. Louise Farias), "Flor do Barro" (Dir. Rosangela Araújo e Carlos Antonio França), "Imbé da Mata" (Dir. Cauê Kamalesha), "Ednilson Leite - 40 anos" (Dir. Rener Barbosa), "Azul Marinho" (Dir. Stefany Gabrielly), "Chamado" (Dir. Túlio Beat) e presença dos realizadores.

A dois dias do prazo, quase 50% dos MEIs não enviaram declaração anual


A dois dias do fim do prazo, quase metade dos microempreendedores individuais (MEI) ainda não entregaram a Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual (DASN-MEI) de 2024. Segundo a Receita Federal, até as 11h desta quarta-feira (29), 7,91 milhões de profissionais autônomos haviam enviado o documento. Isso equivale a 50,33% dos 15.719.345 MEI ativos em 2023.

O prazo de entrega acaba na próxima sexta-feira (31), no mesmo dia do fim de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Os MEI obrigados a declarar Imposto de Renda deve enviar os dois documentos.

A DASN-MEI deve ser entregue mesmo por quem enviou a Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física, cujo prazo acabou em 31 de maio. Devem entregar o documento quem atuou como MEI em qualquer período de 2023. Quem se tornou microempreendedor individual em 2024 só deve preencher a declaração em 2025.

Petrolândia: CASA ESPERANÇA, a sua opção de economia em produtos de reforma ou construção, no centro da cidade; faça uma visita



Localizada na Rua Aureliano de Menezes, rua ao lado do Mercado Público, próximo ao Atacadão São Paulo, a CASA ESPERANÇA é opção de economia para quem procura bons preços na linha de produtos para reforma ou construção.

Na CASA ESPERANÇA o cliente encontra:

* Material de construção
* Material elétrico
* Material hidráulico
* Tubos soldável.
* Tubos esgoto.
* Cimento em kg.
* Gesso em pó (por kg)
* Conexões em geral.
* Material eletrônico.
* Ferramentas
* Fechaduras
* Ferrolhos
* Facas comum Tramontina
* Facas inox Tramotina
* Facão Tramontina inox
* Cordas sortidas.
* Tintas etc.

A CASA ESPERANÇA agora tem a organização de Geraldo, ex-funcionário da Casa Lealdade.

CASA ESPERANÇA
Rua Aureliano de Menezes, no centro de Petrolândia - Contato: 87 99931-0906.

Petrolândia e Cabrobó terão miniagências do programa de microcrédito Crediamigo, do Banco do Nordeste


Como parte da estratégia para ampliar os financiamentos direcionados para os micros, minis, pequenos e médios empreendedores por meio do programa de microcrédito Crediamigo, o Banco do Nordeste inaugurou em Pernambuco a primeira miniagência instalada em contêiner modular do Brasil.

Com design moderno, estrutura interna confortável e sustentável, a unidade começou a funcionar no município de Ipojuca. Mais duas devem ser instaladas esta semana em Cabrobó e Petrolândia, ambas no Sertão de Pernambuco. Outras 50 lojas avançadas desse tipo também serão instaladas em todo Nordeste e nas regiões dos estados do Espírito Santo e Minas Gerais nas quais o banco atua.

Desenvolvidas pela empresa pernambucana Agemar Infraestrutura e Logística, as estruturas das miniagências em contêineres possibilitarão ao banco levar o Crediamigo a um maior número de localidades e permitirá a mobilidade necessária a fim de que a unidade possa ser facilmente deslocada de acordo com a demanda de cada região.

Petrolândia: Em entrevista a Assis Ramalho, empresário Daniel da Paulinelly fala sobre projeto de envestir no catamarã Sobrado I


O Blogueiro e Radialista Assis Ramalho entrevistou o empresário Daniel da Paulinelly. Na ocasião, Daniel liderou o 2º Famtour ao seu empreendimento turístico Praia do Sobrado, no local de mesmo nome, na zona rural de Petrolândia-PE. O acesso à "Noronha do Sertão" foi realizado no Catamarã Sobrado I, de propriedade do empresário, recentemente inaugurado, que faz o roteiro Orla Fluvial de Petrolândia/Praia do Sobrado nos finais de semana.

Os participantes do famtour foram guias de turismo e outro empreendimentos do trade turístico de Piranhas, cidade histórica alagoana com forte atuação no turismo. Daniel, que é proprietário do Magazine Paulinelly, loja com matriz estabelecida há 30 anos em Petrolândia, e da Paulinelly Construções, diversificou sua atuação empresarial com investimentos na estrutura de turismo, começando com os Chalés Paulinelly e, após uma pescaria com amigos no local, encantou-se pela Praia do Letreiro do Sobrado, onde estabeleceu o bem-sucedido "Praia do Sobrado", onde é possível chegar também por terra, inclusive com ônibus saindo do centro de Petrolândia aos sábados e domingos.

Confira íntegra da entrevista no vídeo

  

Redação do Blog de Assis Ramalho
Edição de vídeo: Lúcia Xavier Ramalho

Bancos não terão atendimento presencial ao público nesta quinta-feira; Agências serão reabertas na sexta

Agência do Banco do Brasil de Petrolândia(Foto: Assis Ramalho)

Agências bancárias em todo o país não terão atendimento presencial ao público nesta quinta-feira (30), quando se celebra o Corpus Christi. O atendimento ao público nas agências será retomado na sexta-feira (31). 

Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) destacou que compensações bancárias, incluindo TED, também não serão efetivadas. Já o PIX, que funciona 24 horas todos os dias, poderá ser feito normalmente.

“Em algumas localidades, as salas de autoatendimento estarão disponíveis aos clientes no dia do feriado, a critério da instituição”, destacou a Febraban no comunicado.

“Como alternativa, é possível utilizar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente nas agências”, completou.

Contas de consumo, incluindo água, energia e telefone, além de carnês com vencimento na quinta-feira, poderão ser pagos, de acordo com a federação, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

Ainda segundo a Febraban, boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser pagos por meio de Débito Direto Autorizado (DDA). 

Por Agência Brasil

Ciclone leva chuva embora, e Rio Grande do Sul tem previsão de dias secos; temporais e cheias deixaram 169 mortos no estado.


O ciclone extratropical que provocou ventania no Rio Grande do Sul vai afastar a instabilidade e deixar o tempo seco pelos próximos dias. A ausência da chuva é um alívio para o estado que viu os temporais e as cheias deixarem 169 mortos desde o final de abril. O volume de chuva superou mil milímetros em algumas cidades (veja abaixo).

Nesta quarta-feira (29), o sol volta a aparecer, ainda que entre nuvens. Um ar frio de origem polar deixa o amanhecer com mínimas entre 7°C e 9°C em grande parte do estado. Na Região Metropolitana, a previsão é de 11°C.

No Litoral Norte e na Serra ainda há previsão de chuva – rápida e fraca – durante a manhã. Os ventos devem variar de 70 a 90 km/h no Litoral, afirma a Climatempo.

A partir de quinta (30), aumenta a condição para o registro de geada na Serra e na Região dos Vales.

Já são 169 mortes em razão dos temporais e cheias que afetam o RS desde 29 de abril. Até esta quarta-feira (29), a Defesa Civil do estado contabilizava 50 pessoas desaparecidas.

Além disso, o estado registra 806 pessoas feridas e cerca de 630 mil pessoas fora de casa, somando quem está em abrigos e quem está desalojado, ou seja, está na casa de parentes ou amigos.

Por g1 RS