O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Alagoas na quinta-feira (9) para uma série de compromissos em Maceió e no interior do Estado. A informação foi confirmada pela assessoria do governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB).
A agenda de Lula terá início às 15h, na quinta-feira (9), no município de São José da Tapera, no Sertão alagoano, onde está prevista a assinatura do contrato para execução da 5ª fase do Canal do Sertão, obra que está incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3).
A informação foi passada à Tribuna Independente pelo deputado federal Paulão (PT). “Vou acompanhar Lula durante sua agenda em Alagoas, começando com a inauguração do trecho do Canal do Sertão, que tem como principal objetivo levar água para consumo humano, animal e irrigação para os sertanejos. Estamos em 2024 e ainda falta água no Sertão de Alagoas. E para agravar mais a situação, o Governo do Estado privatizou a Casal [Companhia de Saneamento de Alagoas]”, disse o parlamentar.
Paulão levanta ainda a questão das terras pertencentes às famílias tradicionais do Sertão de Alagoas, que são mais produtivas. “Deveria desapropriar essas terras que estão nas mãos dos poderosos e realizar reforma agrária, incentivar a agricultura familiar”, opinou.
VERGEL EM MACEIÓ
Na sexta-feira (10), o presidente irá participar da inauguração do conjunto habitacional Parque da Lagoa, no Vergel do Lago, onde serão entregues 914 unidades para a população beneficiada. De acordo com a Prefeitura de Maceió, responsável pela obra, mais de sete mil moradores da região, que fazem parte do levantamento habitacional realizado pela Prefeitura em 2019, serão abrigados no residencial. Ao todo, são 1.776 apartamentos.
“O Minha Casa Minha Vida é uma criação do Lula em seu governo passado e vale lembrar que durante o governo Bolsonaro, não houve nenhuma casa entregue. Além dessas habitações no Vergel, outras casas já estão previstas para serem entregues pelo presidente em Alagoas, porque o sonho do povo é ter moradia digna”, concluiu Paulão.
O Parque da Lagoa é um investimento de R$ 138 milhões. Cada apartamento possui 45 metros quadrados, distribuídos em cinco cômodos: sala, banheiro, área de serviço e dois quartos. Todos os acabamentos são em cerâmica, e acesso à água potável encanada.
Por Thayanne Magalhães - repórter / Tribuna Independente